domingo, 30 de janeiro de 2011

Retiro espiritual

Depois de uma semana de meditação nos Himalaias, cá estamos de novo fresquinhos como uma alface.

Afinal não era um problema com o karma, mas sim uma descomunal azia em consequência das últimas eleições e de uns oitenta e tal por cento que um senhor obteve como resultado eleitoral na Freixianda.

Depois de tantas voltas à Roda da Samsara, resolvemos o problema com dois peros rastimaus e um copo de vinho a martelo.

Voltámos motivados. E com umas ideias....
Depois vocês veem.



domingo, 23 de janeiro de 2011

Felicitações

Na melhor tradição democrática o Bisca de três felicita o candidato vencedor, Prof. Aníbal Cavaco Silva.

Desejamos que cumpra o seu mandato com dignidade, honestidade e que contribua para a resolução dos graves problemas que assolam o país.

Aproveitamos ainda, para nos congratularmos com o excelente resultado alcançado pelo candidato por nós apoiado, especialmente na nossa freguesia.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

O trigo e o joio

Atendendo à fatalidade da vida humana, de onde o facto mais relevante é a efemeridade da nossa condição, sabendo que o fim, numa perspectiva optimista, está para cada um à distância de alguns anos, ocorre-me considerar que o mais importante é a felicidade individual de cada um de nós.
Ser feliz não é algo muito complicado, assim queiram as pessoas. Não preciso de ostentar riqueza, de ser poderoso, admirado, invejado, nem tão pouco que os meus filhos tenham aulas de karaté, piano ou representação. Não preciso de uma grande casa e um carrão ou um telemóvel de última geração.
Só quero trabalhar e ser remunerado, gozar períodos de descanso, ser livre, ter acesso, para mim e para a minha família à educação, à justiça, aos cuidados de saúde e quando tiver sessenta e cinco anos espero ter uma reforma que me permita viver o resto dos meus dias com um mínimo de dignidade.

É isso que peço aos nossos governantes, de resto se sobrar, podem ficar com ordenados dez vezes superior ao meu, fiquem com os melhores carros, com casas de férias, negócios bilionários, reformas douradas aos cinquenta anos. O que quiserem, desde que não seja à custa dos meus humildes anseios.

Se para evitar a bancarrota do nosso estado tiver que vir o FMI ou outra qualquer organização para nos orientar, que venha. Mas a classe política deste país fica coberta, irreversivelmente, por um manto de vergonha…ou falta dela.

sábado, 15 de janeiro de 2011

O nosso candidato


O Bisca de Três, numa demonstração clara de cidadania, analisou as diversas candidaturas presidenciais e decidiu apoiar o candidato José Manuel Coelho.
Ao longo da campanha ouvimos várias vezes este candidato condenar de forma directa e frontal, os que servem da política em proveito próprio e criminosamente esbanjam o dinheiro dos contribuintes.

Como ele próprio diz, não é preciso ser um iluminado ou dono de grandes teorias para ser Presidente da República. Este cargo exige acima de tudo trabalho, honestidade, sentido critico e oportuno de quem está para servir e não para ser servido.
O Sr. José Manuel Coelho, natural da ilha da Madeira é actualmente deputado pelo PND na Assembleia regional da Madeira e foi protagonista de varias acções de protesto a favor de uma política séria e credível, que defenda os interesses dos portugueses e afaste definitivamente este clima de suspeição e falta de transparência.

As suas origens humildes e o seu passado de trabalho, bem como as suas posições assumidas em todos estes assuntos, foram determinantes nesta declaração de apoio por parte do Bisca de Três.


No próximo dia 23 vamos todos votar em José Manuel Coelho, por um presidente sério e credível!

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Desaparecidos

E quem fica com a sandes e a média é:


 Se o assunto era o paradeiro dos membros dos departamentos, este senhor não entrou em divagações, disse-nos onde os podemos encontrar – nas suas casas. Pista mais contundente era impossível!



O prémio será pago de antemão no Central na Freixianda, poderá ser levantado pelo Sr. Fernando Lázaro a partir do dia 18 de Janeiro.

Parabéns!

O Bisca de Três entra na corrida


A administração deste blog está neste momento reunida para decidir qual o candidato que apoiará na corrida a Belém.

Em breve daremos a conhecer a nossa escolha!

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

O vencedor desta semana é:

O Serviço de Atendimento ao Munícipe, com abertura prevista para dia 17 de Janeiro, demonstra uma efectiva mudança de mentalidade e genuíno empenho em melhor servir a população a nível autárquico.


Estão de parabéns Paulo Fonseca e Rui Vital.

Prometeram e cumpriram - O povo agradece, e reconhece!


sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Actualidades

Dois acontecimentos marcaram a actualidade Freixiandense esta semana:

- O roubo do presépio;
- A inauguração do serviço de atendimento ao munícipe (SAM).  

O roubo do presépio não é com certeza o roubo do século, mas levanta algumas questões pertinentes. Existirá algum significado oculto na escolha das estatuetas roubadas? Furtaram todas as estatuetas menos a da Virgem Maria e a da vaca, terá algum culto obscuro que nega a divindade de Maria perpetrado o crime? Ou pelo contrário será obra de alguma seita radical de culto mariano? Ou mesmo alguma femininista que acha que foi negado, por uma igreja patriarcal, o papel de Maria no cristianismo. Talvez uma personalidade com apurado sentido artístico que veja naquele presépio um atentado à dignidade do momento que pretende representar, o nascimento do Menino. Ou apenas um acto de vandalismo, o Bin Laden, extraterrestres…….

Seja qual for a verdade por trás do roubo do presépio julgo que nunca será conhecida, mas deixo aqui um apelo ao larápio/s, pode entrar em contacto connosco e contar o verdadeiro motivo do roubo? Ficaríamos eternamente agradecidos por poder resolver este dilema existencial.

Agora a  inauguração do serviço de atendimento ao munícipe: É sem sombra de dúvida uma iniciativa bastante inovadora e proveitosa para a nossa freguesia e freguesias limítrofes. Quando em Agosto passado o balcão da Segurança Social encerrou, o Presidente da Câmara em declarações ao jornal o Mirante declarava que a Câmara, se pudesse, pagava a um funcionário com verbas do município para manter o balcão em funcionamento, eu torci o nariz e pensei que mais uma vez eram palavras de circunstância, vãs e populistas, puro engano, esta semana fomos brindados com a inauguração não só do balcão da Segurança Social, mas também com o SAM , um programa piloto, que por certo precisará de alguma afinação, mas que tem tudo para diminuir a sensação de abandono e distância dos Freixiandenses em relação à sede do seu concelho. Paulo Fonseca e Rui Vital estão de parabéns. A Freixianda agradece.


quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

NOVA RUBRICA

Em breve será criado um novo espaço onde daremos conta de alguns desaparecimentos que têm ocorrido na Freixianda

Esteja atento...

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

MÉDICO FAMÍLIA




Pelo terceiro dia sucessivo, acordei com uma tremenda dor de cabeça. Dizem as más-línguas, e também a minha mãe, que a culpa foi da passagem de ano “elas não matam mas moem” e eu estou moído, procuro refúgio nas sábias palavras de A. Flemming, Nobel da Medicina: "A penicilina cura os homens, mas é o Vinho que os torna felizes".
Busquei por respostas que me tranquilizassem no Google, escrevi dor de cabeça e entrei num site de diagnóstico, surgiu então a pergunta se essas dores são persistentes, de instalação súbita, se têm piorado e atrapalhado nas ocupações quotidianas, respondi afirmativamente e logo apareceu um alerta, com número de telefone para requisição imediata de uma ambulância e remoção para um serviço de emergência.
Não chamei a ambulância, pareceu-me exagero, mas fui logo a correr ao centro de saúde da Freixianda, para ser consultado pelo meu médico família.
Chegado ao local expliquei á senhora da recepção o meu problema e a necessidade absoluta de uma consulta médica, ao que a Sr.ª me respondeu que já não havia vagas, que hoje não podia fazer mais marcações para Sr. Doutor, agenda cheia portanto. Percebi, mas a minha dor de cabeça não passou…

Situações extremas requerem medidas extremas e eu como bom português desenrasquei-me. Fui a casa vesti o fato que tinha usado no casamento do meu tio, pus gel no cabelo e penteei risco ao lado, limpei uma velha pasta que o meu pai trouxe de Angola e lá voltei eu ao centro de saúde da Freixianda. Ao chegar, irreconhecível, apresentei-me á Sr.ª como delegado de propaganda médica e disse que precisava de apresentar uns produtos ao Sr. Doutor.
- Pode entrar, faça favor.
Houve uma utente que reclamou baixinho, para Sr. Doutor não ouvir, que estes delegados de propaganda médica eram isto e aquilo e aqueloutro… enfim pessoas insensíveis, que não compreendem a necessidade de um médico interromper as suas consultas para atender um tipo que vem apresentar um novo medicamento à base de ibuprofeno igual aos outros todos mas com um nome diferente.
Cheguei ao consultório, feliz pela minha astúcia, bati á porta e o Sr. Doutor mandou-me entrar com um sorriso nos lábios e esfregando as mãos. Quando percebeu que eu era só um utente desesperado e não um “vendedor de medicamentos” despachou-me, alegando que o seu tempo era importante de mais para o perder com brincadeiras.

Cada macaco no seu galho e pelos vistos o consultório do meu médico de família serve para receber delegados de propaganda médica e se tiver tempo atende também uns utentes.
Não admira, portanto, que as receitas dos utentes, tenham aquela cruzinha junto ao texto: Não autorizo o fornecimento ou a dispensa de medicamento genérico, e assinatura do Sr. Doutor. Paga estado, paga utente…

sábado, 1 de janeiro de 2011

AVISO

Devido ao facto de os membros do Bisca de Três estarem fortemente embriagados, este blog estará encerrado por dois dias. Pedimos a vossa compreensão!