quinta-feira, 25 de agosto de 2011

O Bisca, agora é do catrepe!

Rally do catrepe (?), Tourada do Catrepe (?) - já se impunha que o Bisca também fosse do catrepe.
Porque é uma ideia muito inovadora, defender a gastronomia sem nunca precisar de confeccionar a referida iguaria.

Muito, muito à frente!



segunda-feira, 8 de agosto de 2011

O Trabalho, A Obra e a Nódoa

                    
“Mais vale tarde do que nunca”
Dito popular

Mais do que justo a sua aplicação no caso da Freixianda, depois de 2 anos de apagão, eis que renasce a esperança num bom desempenho por parte da Junta de Freguesia e (ou) da Câmara Municipal.

A obra aparece, está a vista de todos: o novo centro escolar dá os primeiros passos, isto contra os rumores que o davam já como cancelado, a limpeza das margens do Nabão já começou, e aparentemente um trabalho como deve ser, as festas da vila foram este ano uma agradável surpresa tendo como jóia da coroa o “rally do catrepe”iniciativa de grande visibilidade e que pôs o nome da freguesia nas bocas do mundo, qualquer iniciativa que encha as ruas da freguesia é de louvar e apoiar, a tourada do “catrepe”, mesmo sem se perceber muito bem quem organiza e quem fica com os lucros, foi outra iniciativa “cultural” de impacto.

E o alcatroamento de estradas, em especial a variante Perucha/Várzea do Bispo resolve de forma definitiva um problema que já se arrastava à alguns anos na freguesia, nada a apontar, problema resolvido e bem resolvido, os parabéns do biscas, embora sem febras a acompanhar.

Depois de 2 meses de verão de intenso trabalho por parte da junta, à que relembrar um comentário anónimo, a um dos nossos posts que dizia que no verão é que se iria ver o trabalho, na altura duvidámos, mas reconhecemos agora tinha toda a razão o anónimo, portanto os nossos muitos parabéns à Junta e (ou) Câmara Municipal embora sem costeletas a acompanhar.

“No melhor pano cai a nódoa”
Dito popular

Que por norma, os donos da Câmara fazem publicidade com obra feita com o dinheiro dos contribuintes, isso todos sabemos, mas quando o PS era oposição, muito falou contra isso e seria de esperar que tivesse outra postura enquanto poder.

O lanche convívio “espontâneo”, “de iniciativa popular” “pago pela população ” como forma de agradecimento pelo alcatroamento, é sem sombra de dúvida propaganda, algo dissimulada certamente, mas será que alguém acredita na verdadeira espontaneidade desse lanche?

Claro que estavam populares, mas quem diz que não a porco e vinho grátis? Afinal quem pagou? A população, certo, mas quem são os populares, será que o facto da festa/lanche ser na terra do Presidente de Junta não nos dá umas pistas?

Quase que começo a acreditar que a máxima romana “pan et circus” na Freixianda se transformou em Porco no espeto/Sardinhada e(t)  Rally/Tourada .

E proponho aos populares que já tem a sua estrada alcatroada e que contribuíram para a acção de campanha (perdão lanche de agradecimento) que expliquem aos restantes habitantes da freguesia como podemos ter as nossas necessidades atendidas, temos de prometer as febras em antecipação ou pode ser depois?

Para finalizar podem até pensar que todos a comeram, mas não, ainda há quem pense pela sua cabeça na Freixianda, da próxima vez ou assumam que é propaganda ao melhor estilo da Madeira, ou dissimulem melhor. Porque se de facto era um agradecimento à Câmara onde estavam os vereadores da oposição e a Presidente da Assembleia? Eles também são Câmara.