domingo, 29 de setembro de 2013

PS ganha junta de Freguesia

 
 
Queremos aqui deixar a Rui Vital e toda a sua lista os nossos  sinceros parabéns e votos de bom trabalho.

sábado, 28 de setembro de 2013

Vergonhoso

Para quem não conhecer o senhor imediatamente á direita de Rui Vital, na foto, é o padre da paroquia da Freixianda, até ai tudo bem até normal e salutar um bom entendimento entre ambos, mas o candidato do PS achou por bem publicar esta foto no dia de reflexão, que pode indicar varias coisas:
1º- O senhor prior dá o seu apoio a Rui Vital.
2º- Rui Vital publicou a foto para dar ideia que o pároco o apoia mas na realidade o pároco não tem conhecimento do facto.
3º- Rui Vital está a dar o tudo por tudo, mesmo que tenha de jogar sujo, o que indica algum desconforto da sua parte.
4º- Rui Vital nem se apercebeu que o padre estava na foto e "calhou"  hoje a foto ser tornada publica.
Seja como for
haja vergonha e decência da parte de todas as candidaturas hoje é dia de reflexão!!!!
 
 
 
 
 

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Entrevista com Rui Vital ou quase!!!



Tentámos de todas as maneiras que Rui Vital aceitasse responder a algumas perguntas,  um dos membros da sua lista aceitou contatar por nós Rui Vital e foi nos enrolando que a entrevista viria hoje, amanhã no máximo mas no final foi só conversa.
podíamos aproveitar e fazer umas piadinhas sobre a lista da ordem alfabética(única no mundo).
Mas como o nosso principal objetivo é o esclarecimento dos eleitores optamos por publicar um vídeo da sua apresentação em Freixianda.

E assim damos por terminada a nossa parte, nestas, eleições autárquicas, voltamos para a semana com uma analise aos resultados.

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Entrevista com João Filipe Oliveira

                Hoje entrevista com o candidato da CDU João Filipe Oliveira.
 
- Quais os motivos que o levaram a avançar como candidato à junta de freguesia?
Protestar contra os partidos que nos meteram no buraco da Troika: PSD, CDS e PS. Farto desse tipo de políticas. Além disso, sempre estive ativo nas autárquicas, disposto a ajudar se quiserem a minha ajuda. Umas vezes fui eleito, outras não. É a democracia.
 
-Quais os principais objetivos para a freguesia da sua lista?
Ordenamento do estacionamento nos dias de mercado; promover a limpeza e aproveitamento dos campos abandonados; promover a descentralização dos serviços, dentro da(s) freguesia(s) e do concelho.
 
-Porque devem os Freixiandenses votar na sua lista?
Porque a CDU não é um bicho-papão. Há muitos casos de autarquias CDU que são verdadeiros exemplos de serviço à população.
 
-O que vai mudar em concreto se for eleito?
Não sei. A junta, a câmara e as assembleias são órgãos com muita gente. As decisões são por votação. Ninguém é o D. Sebastião que vai com a espada mágica mudar tudo em concreto. O que eu queria que mudasse desde logo era que parassem com a concentração dos serviços. Em vez de os levarem para longe das pessoas, que os aproximassem.
 
-O que vai fazer para contrariar o abandono a que a Freixianda tem sido votada pelos sucessivos executivos camarários?
Essa é uma batalha diária, não se faz com anúncios à boca das urnas: agora é que vão mesmo, mesmo, mesmo requalificar a estrada não sei quantos de Caxarias à Freixianda. Agora é que é mesmo! Agora é que vão simplificar a burocracia dos serviços camarários. Agora é mesmo a sério! Estamos cansados de alcatroamentos à pressa para iludir o pessoal (Alô, Casal Pinheiro e Ramalheira!). Mas quem tem de fazer essa batalha diária são os eleitores, não são só os eleitos. Porque nestes quatro anos, perante a indiferença de todos, em passinhos de lã, esvaziou-se um pouco mais a Freixianda. Por exemplo, desfez-se o Agrupamento de Escolas, acabou-se a direção, e agora até as reuniões de professores são todas feitas em Ourém. Será que isso é indiferente? Talvez seja. Será que isso é mais uma pedra a levar-nos mais ao fundo?
 
-Para terminar, quer deixar uma mensagem aos eleitores?
A CDU oferece aos eleitores a "terceira" opção. Quem não se contenta com as duas do costume (o CDS evaporou-se, os Independentes era só para disfarçar), tem outra escolha. Era uma pobreza ver em 3 freguesias juntas aparecerem só duas listas. Nisso a CDU já dá um bom sinal. E, em tom irónico, prometo que se ganhar as eleições não vou fazer a nacionalização da Freixianda inteira logo no dia a seguir! Aliás, se calhar já nem ia a tempo, porque a M. Luís Albuquerque das Finanças com os impostos dela é capaz de tomar conta de tudo o que temos, para o ir entregar à Troika!


Não perca sexta-feira entrevista com Rui Vital!!!

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Entrevista com Manuel Fernando


Um dos objetivos  do Biscadetrês é discutir, informar e debater a Freixianda, Fárrio e Formigais e dentro desse espírito   e tentando sempre ajudar os eleitores a decidir o seu sentido de voto com base no que cada lista oferece aos seus eleitores,  endereçamos algumas questões a todos os cabeças de lista da nossa freguesia com o intuito de esclarecer e expor a sua visão do futuro da nossa freguesia, além do porco assado e do ruido tão típico de eleições  autárquicas.
Iniciamos estas mini-entrevistas com o candidato da lista "Ourém Sempre Freixianda" a quem desde já agradecemos a disponibilidade e a amabilidade.
 
-Quais os motivos que o levaram a avançar como candidato à junta de freguesia?
Candidato-me pela coligação Ourém Sempre (PPD/PSD e CDS-PP) á União das freguesias de Freixianda, Ribeira do Fárrio e Formigais, por entender que, com a equipa que me acompanha, podemos e devemos fazer mais e melhor pelas pessoas das nossas freguesias. Só com uma equipa unida e coesa, como a nossa, se conseguirá, neste período transitório, unir as pessoas, de modo pacifico, ordeiro e com a maior equidade e equilíbrio possível, atendendo á especificidade da nossa terra de das nossas gentes.  È essa a nossa aposta.
 
 -Quais os principais objetivos para a freguesia da sua lista?
Os principais objectivos propostos pela lista da coligação OurémSempre, para a União das freguesias de Freixianda, Ribeira do Fárrio e Formigais, são os seguintes:
Na área administrativa e na sede da União de freguesias em Freixianda, funcionarão todos os serviços que existem actualmente e que procuraremos melhorar e racionalizar em função das diversas áreas da União de freguesias; Nas sedes das antigas freguesias funcionarão os mesmos serviços que aí eram prestados, com o mesmo horário de abertura ao público, que no caso de Formigais procuraremos alargar; Foi acordado entre os três primeiros nomes da lista, a saber Manuel Fernando, em representação da Freixianda, Carlos Marques, em representação de Formigais e Luis Miguel Ferreira em representação da Ribeira do Fárrio, que os recursos financeiros, recebidos do Fundo de Financiamento das Freguesias, através do Orçamento do Estado, serão investidos na área das freguesia antigas a que diziam respeito e na proporção do que caberia a cada uma; As reuniões da Assembleia de freguesia e da Junta de freguesia, está também acordado quer se efectuarão intercaladamente na Freixianda, Ribeira do Fárrio e Formigais.
 Na área da acção social é nosso objectivo criar condições para que os mais jovens se possam fixar, durante o seu percurso escolar, no novo centro escolar da Freixianda; Criação da Comissão Social da freguesia, que nesta fase de crise, é muito importante no sentido de sinalizar na área da União de freguesias, as famílias mais carenciadas, para que depois, com a ajuda e de parceria com outras instituições seja possível o encaminhamento da ajuda necessária; Nesta área pretendemos criar parcerias com outras instituições a operar já no terreno e com conhecimento das carências, como seja a titulo de exemplo a Conferência de S.Vicente de Paulo; Ainda no âmbito destas parcerias, queremos desenvolver a ideia das lojas sociais, onde se pretende que as pessoas deixem aquilo que lhes sobra e em troca levem aquilo que lhes faz falta e que podem ser por exemplo instaladas nas escolas primárias agora desactivadas; No âmbito do apoio aos mais idosos, consideramos ter já uma boa resposta, tanto ao nível público quanto ao nível privado, que pretendemos continuar a apoiar, propondo apenas uma extensão do Centro de Dia para Formigais, que funcionaria nas instalações da escola primário depois de devidamente adaptadas.
 Na área da reabilitação urbana pretendemos a reabilitação das sedes das nossas antigas freguesias e principalmente da nossa vila da Freixianda, propondo entre outras medidas a requalificação da rua da Escola e da praça dos táxis (Largo Manuel Mourisca), bem como a conclusão da chamada variante; Pretende-se ainda dignificar o espaço e a feira semanal, tentando aumentar o número de feirantes e reajustar os preços praticados, á actual conjuntura económica.
Na área do desenvolvimento económico pretendemos em conjunto com as outras freguesias do Norte do concelho, analisar a oportunidade de início da construção da zona industrial do Valongo, queremos incentivar e criar condições para todas as empresas que nos procurem e queiram implantar-se nessa área; Porque nos próximos 4 anos vai entrar em vigor um novo quadro de ajuda comunitário, provavelmente o último para o nosso país, estamos determinados em aproveitar todas as ajudas a que nos pudermos candidatar, temos na nossa equipa pessoas competentes para organizar e levar a bom porto esses projectos, embora tendo consciência que nem todos serão aprovados; Pretendemos ainda ver concretizadas as seguintes obras, que elencamos, a título de exemplo: Abertura e limpeza de caminhos florestais; Conservação e limpeza dos cemitérios e fontes; Requalificação da estrada municipal n.º 525 entre Rio de Couros e o Agroal; Replantação, limpeza e ordenamento dos baldios; Desenvolvimento do projecto para o terreno municipal existente no Fárrio, onde se preveja a construção de casa mortuária. Parque infantil e estacionamento; Diligenciar junto do município para a requalificação da estrada nacional 356 (Ourém – Freixianda); Conclusão das obras de requalificação da margem esquerda do Agroal; Diligenciar junto do município para que o processo de saneamento básico, na zona da Botelha e Ramalheira, seja concluído; Alcatroamento de diversos troços em mau estado, donde destacamos a estrada da Amente á Lagoa de Santa Catarina e vários troços nos Abades e Casal dos Abades.
Na área do Associativismo apoiar efectivamente todas as associações desportivas, culturais e sociais da freguesia; Reestruturação do funcionamento do pavilhão gimnodesportivo e outras instalações desportivas, de modo que sejam correctamente aproveitadas por todas as instituições que o desejem; Promover com todas as associações e instituições a elaboração de um calendário cultural, que passará pela animação nas sedes de freguesia e no Agroal durante a época balnear, e que incluirá concertos musicais, bailes, cinema, teatro e outras manifestações culturais que a imaginação das pessoas e das associações pretendam ver realizadas.
 
-O que vai mudar em concreto se for eleito, que possa contrariar o abandono a que a Freixianda tem sido votada pelos sucessivos executivos camarários?
 (…)Na área da delegação de competências do município, que é sem duvida uma das áreas mais importantes para as freguesias e que no mandato que agora termina, não existiu. Sendo um dos objectivos prioritários da coligação OurémSempre candidata á Câmara Municipal, é no fundo entregar às juntas de freguesia a responsabilidade, conjuntamente com o respectivo envelope financeiro, de realizarem obras e serviços actualmente efectuados pelas empresas municipais, donde destacamos a limpeza de bermas e valetas, mas também a gestão de alguns equipamentos sociais, como seja por exemplo o pavilhão gimnodesportivo da Freixianda. Tudo porque conforme está estudado e provado, 1 euro gasto pela Junta de freguesia, vale 2 euros gastos pela Câmara Municipal e 4 euros gastos pelo Governo Central, ou seja com menos fazemos mais.
- Para terminar, quer deixar uma mensagem aos eleitores?
A principal mensagem que quero deixar aos cidadãos eleitores é muito simples: no dia 29 de Setembro votem de acordo com a vossa consciência, na equipa que acreditem pode produzir a mudança e a união de todos de forma pacífica e ordeira e com a maior equidade possível na distribuição dos recursos. Assim, porque acredito que o povo não se engana nem se deixa enganar, ganhará sempre o melhor projecto.



Não perca quarta-feira entrevista com João Filipe Oliveira candidato da CDU.



 

sábado, 21 de setembro de 2013

Entrevista aos candidatos

Apesar de todo o arraial montado pelos partidos em época de eleições, nós no biscadetres, entendemos que o mais importante é ouvir os candidatos.

Como único blog da freguesia em actividade resolvemos tomar a iniciativa de realizar uma entrevista a todos os candidatos à Junta de Freguesia, de modo  que possam de alguma forma clarificar o debate e informar todos os freixiandenses acerca das suas propostas, o seu projecto, a sua visão para a Freixianda.
 
Na próxima segunda feira publicaremos a  primeira entrevista, com o   Sr Manuel Fernando, da coligação PSD/CDS - Ourém Sempre.
 
Não percam!

 

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Sondagem

O Biscadetrês está a realizar uma pequena sondagem.
Vota no teu candidato,e deixa-lhe uma mensagem de apoio na nossa caixa de correio as melhores serão publicadas.

domingo, 15 de setembro de 2013

Entrevista com Prof. João Filipe.

Entrevista com Prof. João Filipe, candidato da CDU.

 
 
1. O que o levou a candidatar-se à União de Freguesias de Freixianda, Ribeira do Fárrio, Formigais?
Há muitos anos que ando na política local. Cumpri vários mandatos na assembleia de freguesia de Formigais e na assembleia municipal. Sou contra os partidos que têm defendido demais os grandes interesses económicos, que privatizam tudo, retiram serviços às populações. A frustração, primeiro com o PSD e depois com o PS, aproximou-me da CDU, que defende mais o povo e não as grandes fortunas. Há 4 anos estive na lista da CDU à câmara municipal. Agora voltaram a confiar na minha capacidade e eu aceitei com satisfação colaborar mais uma vez. Sei que há muita desconfiança e muito preconceito em relação ao partido comunista, mas ao menos a presença de vários independentes na lista pode ser ocasião para as pessoas pensarem pela própria cabeça. Há 4 anos a professora Cidália já conseguiu mudar algumas mentalidades e foi eleita para a assembleia de freguesia da Ribeira do Fárrio. Temos esperança de conseguir novamente.

2. Quem são os elementos da Ribeira do Fárrio que o/a acompanham nesta candidatura?

A professora Cidália, que já há 4 anos concorreu, volta a estar na lista. E também a Amanda. Duas presenças femininas que são excelentes representantes da Ribeira do Fárrio. Eu sou de Formigais, mas vivo agora na Freixianda, onde dou aulas há bastantes anos; o José Luís Bicho é natural da Freixianda e o André de Formigais. Temos uma lista equilibrada em idades, em freguesias de origem e na distribuição entre homens e mulheres. Gosto muito de listas equilibradas.

3. Quais os projetos que visa desenvolver na Ribeira do Fárrio, durante os possíveis 4 anos de mandato?

Não vale a pena ter muitas ilusões. O governo do PSD já tratou de reduzir a importância das juntas de freguesia, a câmara atualmente do PS continua muito endividada. Enfim, há dinheiro mas não é para as freguesias. Aquelas grandes obras que se prometiam há 4 anos, piscinas na Freixianda e ligações ao IC9 e projetos assim são pura ilusão. De qualquer maneira, há coisas que podem ser feitas com pouco dinheiro. O mais importante para uma junta com poucos recursos é ser apoio, ser uma espécie de orientação para as populações. Há experiências de outras terras em que a junta dá apoio técnico a quem quer e não pode manter os terrenos limpos, em vez de estarem ao abandono, prevenindo fogos e produzindo alguma riqueza; ou no reaproveitamento de bens usados, por exemplo máquinas ou material escolar em bom estado. São dois exemplos práticos de como com pouco se pode dar uma ajuda às pessoas. Mas há outras, com o apoio ao associativismo, e não só desportivo. Se há associações que conseguem captar apoios comunitários para projetos agrícolas, tenho a certeza de que cá também se consegue. É preciso conhecer os dossiês, estudar a documentação, pedir acompanhamento técnico, preencher muita papelada. Isso pode não ser fácil para uma pessoa isolada, mas torna-se mais fácil se houver uma dúzia a unir-se para perceber como se faz. É assim que entendemos o papel da junta de freguesia. Gostávamos muito de poder alimentar a esperança de melhorar as condições de saneamento, telecomunicações, transportes, serviço médico, apoio a idosos e carenciados, defesa do ambiente, desenvolvimento industrial. Mas em todas essas áreas sabemos que a junta apenas pode reivindicar, não pode fazer.

4. Como pretende defender os interesses da Ribeira do Fárrio?

À partida temos poucas hipóteses de ser a lista mais votada. Se ganhássemos a junta, achamos que se devia contrariar os manda-chuva que obrigaram à união das freguesias. Devíamos manter bem viva a recordação das três freguesias, distintas, olhar para cada uma de acordo com as suas características. Como o nosso objetivo mais realista é conseguir um dos nove lugares da assembleia de freguesia (mas mesmo para isso precisamos de passar das duas centenas de votos), achamos que a assembleia de freguesia devia ter três sedes e reunir à vez em cada uma delas, para recordar que cada pedaço de território não é apenas uma mancha no mapa, como acham os burocratas de Lisboa, são populações e são terras que não podem ser esquecidas.


5. Atendendo a que o Norte do concelho ficou, desde sempre, mais esquecido num conjunto de 18 freguesias, acredita na mudança com esta união?


Não me parece que o Norte do concelho estivesse muito mais esquecido do que o resto do concelho. Não encontro grandes diferenças entre a atenção dada à Ribeira do Fárrio e, por exemplo, ao Cercal a Oeste ou Alburitel a Nascente. Isto é um exemplo, para só falar em freguesias de pequena dimensão. A Sul fica Fátima, mas aí o caso é outro, tem condições completamente diferentes e o desenvolvimento que consegue não vem da atenção que recebe da Câmara. Quanto à mudança no mapa das freguesias, não acredito nada nela. Foi uma teimosia do PSD e do CDS, contra a vontade de todos. Como é evidente, isto não serve para melhorar a situação das populações. E nunca foi essa a preocupação dos políticos que fizeram essa lei. Mesmo com a boa vontade de quem vier a ser eleito, nunca haverá capacidade de responder com a mesma prontidão numa freguesia que vai das Parcerias ao Agroal. Eu acho que o PSD e o CDS, que concorrem em coligação no concelho de Ourém, é podiam fazer o favor de nos explicar como é que isto vai beneficiar a população.


6. Que mensagem deixa aos leitores de Ribeira Verde neste período que antecede as Eleições Autárquicas 2013?


Os eleitores deviam dar aos partidos o que eles merecem. Se acham que o PSD e o CDS ou o PS têm tido uma boa atuação para defender a população, é continuar a bater-lhes palmas. Se, pelo contrário, acham que vamos de mal a pior, que os ricos ficam cada vez mais ricos porque há muitos anos se anda a tirar aos pobres, então está na altura de mostrar que já chega. Há quem diga que nas autárquicas é diferente, que os partidos não contam. Ilusão. Os partidos têm a força que receberem nos votos. Se tiverem boa votação nas autárquicas vão sentir-se reforçados para continuar no mesmo caminho. Queremos continuar no mesmo caminho?
Esse é um dos grandes motivos que me leva a aceitar um desafio tão difícil, ser candidato da CDU numa terra que nem pode ouvir falar em comunismo. É dar oportunidade às pessoas de escolherem outro caminho. Há 4 anos, na Ribeira do Fárrio só havia duas listas. A CDU foi a alternativa. Pois que este ano o seja outra vez.

Retirado do blog.http://minuciosaformiga.blogspot.pt/.

Vá, agora acusem-nos de ser da CDU.
 

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Fantasourem

Ourem na imprensa nacional, e na capa.
Relembramos a desculpa oficial do PS para tudo o que prometeu fazer e não fez:
Lei dos compromissos.
Parece que afinal não conseguiu impedir este esbanjar irresponsável de dinheiro.
Haja vergonha e decência.

domingo, 8 de setembro de 2013

Eles andam ai!!!!!!

 

Eles voltaram a atacar!
Porque será ?
Isto é que é democracia?



Postado hoje por Rui Vital no seu facebook.


quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Os candidatos ao poleiro.

Breve analise ás listas eleitorais candidatas á assembleia de freguesia de Freixianda
 
Lista do PS
Ponto forte:
Filipe Janeiro, um homem com provas dadas como autarca, alguém que não vai na conversa fiada dos engomadinhos de Ourem, alguém com capacidade de trabalho e bastante respeitado com capacidade de  exercer pressão sobre Ourem, a peça chave da lista do PS.
Ponto fraco:
Fraca expressão da lista na parte sul da freguesia Formigais, Casal pinheiro, Ramalheira muito mal representados.
A incógnita:
 Em que lugar vai na lista do PS, Filipe Janeiro?  e em que lugar aparece o primeiro representante de Formigais?
Lista do PSD
Ponto forte:
Uma excelente dispersão geográfica dos candidatos,
Ponto fraco:
A ausência de nomes sonantes, aparentemente ninguém quis fazer parte desta lista, o que pode ter motivado o cabeça de lista a apresentar o genro(um ilustre desconhecido para a maioria dos Freixiandenses) em 4ºlugar.  deixaram fugir dois nomes sonantes para a lista do PS(Filipe Janeiro e Paulo Nunes), outros como Humberto Piedade já fazem contas á derrota e optaram por ficar de fora.
A incógnita:
Qual o tamanho da derrota no dia 29?
Lista da CDU:
Ponto forte:
O cabeça de lista, João Filipe é o mais forte dos 3 cabeças de lista que se apresentam a votos, professor universitário com uma carreira solida, o homem que tem opinião de tudo e não se coíbe da dar.
Ponto fraco:
O partido comunista jamais terá alguma hipótese na Freixianda.
A incógnita:
O descontentamento com o PS por parte de alguns dos militantes mais antigos da freguesia será suficiente para fazer eleger um representante para assembleia de freguesia?
Muito provavelmente a lista do PS irá ganhar as próximas eleições, a sua lista tem Filipe Janeiro um ás de trunfo e é sem sombra de duvida a lista mais forte.
Algo estranho é a ausência de ideias por parte de todas as listas, vão a todas as festas, romarias e procissões  tiram fotografias, transparecem  felicidade ,postam no facebook, mas projetos ideias concretas ou mesmo promessas continuam por aparecer.
O PSD como oposição deveria tomar a vanguarda e dar a conhecer o que quer fazer da freguesia, mas não, continuam como se fossem poder e já não são, e isso junto com uma das listas mais fracas de sempre vai lhes custar mais uma vez as eleições.
 

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

90%?

Original no AUREN, pode ver aqui
HÁ QUATRO ANOS, A CANDIDATURA QUE VENCEU AS ELEIÇÕES NA FREIXIANDA PROMETEU A REQUALIFICAÇÃO DAS FONTES… MAS NÃO CUMPRIU!
A “Requalificação e promoção das fontes” constituíram uma das promessas apresentadas aos eleitores pela candidatura alegadamente independente do Movimento Viva Melhor (MVM), a qual veio a ganhar as eleições nesta freguesia com maioria absoluta. Prometeu mas não cumpriu!
Freixianda 006
O AUREN regista o estado de degradação em que se encontram as fontes na Freixianda, junto à Várzea do Bispo, e no Casal Pinheiro. A imundície é grande e o estado de abandono é completo, como aliás as imagens documentam. Na Freixianda, foram os moradores que a pintaram de branco para tornar o seu aspeto menos deplorável.

A imagem mostra água suja e imundície na fonte da Freixianda, junto à Várzea do Bispo

O abandono da fonte da Freixianda é bem patente na imagem
Freixianda 003
Os moradores pintaram o marco da fonte para disfarçar o seu estado deplorável... naturalmente, por vergonha do estado de abandono a que foi votada!
Freixianda 001
A fonte no Casal Pinheiro também não se apresenta em melhor estado... sujidade e degradação!
Freixianda 002
O local é bem o exemplo de uma latrina para onde foram atiradas as promessas eleitorais...