Hoje entrevista com o candidato da CDU João Filipe Oliveira.
Protestar
contra os partidos que nos meteram no buraco da Troika: PSD, CDS e PS. Farto
desse tipo de políticas. Além disso, sempre estive ativo nas autárquicas,
disposto a ajudar se quiserem a minha ajuda. Umas vezes fui eleito, outras não.
É a democracia.
-Quais os principais objetivos para a
freguesia da sua lista?
Ordenamento
do estacionamento nos dias de mercado; promover a limpeza e aproveitamento dos
campos abandonados; promover a descentralização dos serviços, dentro da(s)
freguesia(s) e do concelho.
-Porque devem os Freixiandenses votar
na sua lista?
Porque
a CDU não é um bicho-papão. Há muitos casos de autarquias CDU que são
verdadeiros exemplos de serviço à população.
-O que vai mudar em concreto se for
eleito?
Não
sei. A junta, a câmara e as assembleias são órgãos com muita gente. As decisões
são por votação. Ninguém é o D. Sebastião que vai com a espada mágica mudar
tudo em concreto. O que eu queria que mudasse desde logo era que parassem com a
concentração dos serviços. Em vez de os levarem para longe das pessoas, que os
aproximassem.
-O que vai fazer para contrariar o
abandono a que a Freixianda tem sido votada pelos sucessivos executivos
camarários?
Essa
é uma batalha diária, não se faz com anúncios à boca das urnas: agora é que vão
mesmo, mesmo, mesmo requalificar a estrada não sei quantos de Caxarias à
Freixianda. Agora é que é mesmo! Agora é que vão simplificar a burocracia dos
serviços camarários. Agora é mesmo a sério! Estamos cansados de alcatroamentos
à pressa para iludir o pessoal (Alô, Casal Pinheiro e Ramalheira!). Mas quem
tem de fazer essa batalha diária são os eleitores, não são só os eleitos.
Porque nestes quatro anos, perante a indiferença de todos, em passinhos de lã,
esvaziou-se um pouco mais a Freixianda. Por exemplo, desfez-se o Agrupamento de
Escolas, acabou-se a direção, e agora até as reuniões de professores são todas
feitas em Ourém. Será que isso é indiferente? Talvez seja. Será que isso é mais
uma pedra a levar-nos mais ao fundo?
-Para terminar, quer deixar uma
mensagem aos eleitores?
A
CDU oferece aos eleitores a "terceira" opção. Quem não se contenta
com as duas do costume (o CDS evaporou-se, os Independentes era só para
disfarçar), tem outra escolha. Era uma pobreza ver em 3 freguesias juntas
aparecerem só duas listas. Nisso a CDU já dá um bom sinal. E, em tom irónico,
prometo que se ganhar as eleições não vou fazer a nacionalização da Freixianda
inteira logo no dia a seguir! Aliás, se calhar já nem ia a tempo, porque a M.
Luís Albuquerque das Finanças com os impostos dela é capaz de tomar conta de
tudo o que temos, para o ir entregar à Troika!
Não perca sexta-feira entrevista com Rui Vital!!!
GRANDE PROF.
ResponderEliminartens o meu voto
mas atenção a espada mágica pode ser a do rei Arhtur
ou então aquelas que os marroquinos vendem nas feiras com uns sons e luzes a piscar
eu voto CDU!!!! FORÇA JOÃO!!!
ResponderEliminaro que é que os comunistas alguma vez fizeram de jeito? boa gestão autárquica? tipo sergio carrinho da chamusca? eu voto Manuel Fernando.
ResponderEliminarestamos mal quando um candidato a presidente de uma junta de freguesia afirma que um dos motivos que o levou a candidatar-se é protestar. na verdade,pensava eu que o principal objectivo de um presidente de junta era trabalhar para o bem da freguesia e fazer orelhas moucas a prtestos, sobre tudo quando apenas pretendem destabilizar nada tendo de construtivo. pelos vistos estou enganado!!!
ResponderEliminarmais mal estamos ainda quando lhe perguntam em concreto o que vai mudar caso seja eleito e o homem pura e simplesmente responde "não sei"
acredito nas capacidades do professor joão oliveira,na sua seriedade,na experiência que tem nomeadamente ao nivel da educação,na vontade de ajudar a freixianda a crescer e em mais alguns valores que compoeem a sua personalidade no entanto com este partido e este discurso tipicamente comunista penso que não será eleito presidente nem sequer membro da assembleia de freguesia.
o estacionamento em dias de mercado sò será reorganizado se alguma vez a feira se realizar noutro sitio, o que eu não acredito, quanto aos campos agricolas nunca mais serão cultivados, sabe porquê? não são rentaveis,ponto final.
A pior coisa em Portugal nos últimos tempos foram as atuais políticas do PSD. Como é que protestar não havia de ser um dos grandes motivos? A nossa arma é o voto.
EliminarNão sei o que vai mudar, porque ninguém muda o mundo sozinho. Na pergunta está implícito um erro, que é achar que a solução mágica está nas "lideranças". Eu acho que a solução está na participação democrática, na partilha de opiniões de muitos. O que vai mudar? Não sei. Sei o que gostaria de mudar, mas não tenho a mania de que eu é que sei tudo.
EliminarSobre as três propostas concretas, não disse que a descentralização também era impossível. Tão impossível como as outras duas. Mas sobre a impossibilidade de resolver o estacionamento ou de tirar rentabilidade dos terrenos, respondo-lhe com uma citação literária: "Não é possível ir além do Bojador", dizia o velho numa peça de teatro de Sophia. Mas no fim da peça Gil Eanes voltou do Bojador e tinha mesmo dobrado o cabo.
Eliminaro joão filipe afirma nesta entrevista que a freixianda perdeu o agrupamento de escolas,que os prfessores têm de se deslocar a ourem para as reuniões,que foi extinta a direcção,em suma não mandamos cá nada!
Eliminarmas então porque é que não se insurgiu publicamente há mais tempo sobre esta questão?
acha que este asunto é da competencia de um presidente de junta?
esta triste situação a que chegou a escola da freixianda tem culpados? quem são?
não é a si que quero criticar mas ao sistema que esta implementado,todos sabemos o que esta mal mas ninguem denuncia,conhecemos os bandidos mas não lhe apontamos o dedo,temos medo de falar porque podemos precisar e acima de tudo não vamos á luta.
o que diriam de nós os que lutaram sem nunca baixar os braços para que a escola c+s fosse uma realidade?
Se a defesa das escolas é um assunto do presidente da junta? Pois é! Primeiro, porque a autarquia pertence ao conselho geral. Depois porque o ordenamento do território (a famosa carta educativa) passa pela Assembleia Municipal. O presidente da junta da Freixianda estava num e na outra.
EliminarQuanto às opções de ordenamento do território, não é por acaso que o único agrupamento EXTINTO no nosso concelho foi o da Freixianda. O de Caxarias mantém-se. Não é por acaso que é nas franjas do concelho que se exerceu a pressão da EXTINÇÃO de freguesias. A fase do crescimento e do progresso parece ter passado. Como já disse antes, estamos a atingir o ponto alto da extinção à força da Freixianda e arredores.
A moda do momento é a concentração de meios, a "racionalização", sem ver o reverso da medalha: aumento da desertificação, redução da eficácia, complicação do que podia ser simples.
Se há culpados para a presente situação da escola? A lista é longa e inclui eleitos (nacionais e locais) demasiado distantes, eleitores alheados, burocratas que desconhecem a realidade, políticos que têm carreiras para gerir, professores que estão fartinhos de tanta treta que constantemente vem de Lisboa.
De qualquer maneira, a escola era só um exemplo, porque é fácil ver o presente e adivinhar o futuro.
Insisto, isto é apenas mais uma face da atual política do PSD, que continua a política do PS: retirar às populações o mais possível o acesso aos serviços, promover a desertificação generalizada do país. Cabe às autarquias, aos vários níveis (Assembleia de Freguesia, Junta de Freguesia, Assembleia Municipal e Câmara Municipal), contrariar esta insensatez.
Se protestei contra tudo isso antes? Sim, nos locais onde tinha voz. Como são locais sem destaque, e como ninguém me deu mandato para ser representante de ninguém, as vozes de burro não chegaram aos céus.
E isto faz-me regressar ao princípio da entrevista: sou candidato contra estas políticas, iguais tanto no PSD-CDS como no PS; tanto a nível nacional como a nível concelhio. Pela CDU, obviamente. Qual era a alternativa? Se for eleito terei um pouco mais de voz para protestar.
podemos falar de algo mais que professores e funcionários públicos em geral?
Eliminarchega o governo e a televisão não falarem de outra coisa
por favor discutam a Freixianda.
Discutir a Freixianda? Vamos então imaginar a evolução da Freixianda desde 1990 até hoje sem a escola. Ou o futuro com a escola reduzida a umas salas onde os professores de Ourém vêm dar umas aulas. Ou com os alunos a irem à escola a Ourém, como nos anos 70 e 80. Isso é que era progresso, avanço e modernidade.
EliminarSe fosse de serviços médicos também era de funcionários públicos. Se fosse de descentralização de serviços autárquicos também era de funcionários públicos.
Discutir a Freixianda é o quê? É discutir onde falta alcatrão? Também é, mas é um bocado mínimo.
90 por cento da freguesia não é funcionaria publica, apenas quer os votos desses?
Eliminarreflorestação, prevenção de incêndios, limpeza do nabão, turismo(agroal)
cultura, apoio a empresários com o intuito de criar emprego e assim fixar jovens na freguesia,ligação a ic9, continua a achar que funcionários públicos é o que mais interessa? pense melhor a 90 por cento apenas é já maçador e revoltante ver a sua classe a defender direitos adquiridos com unhas e dentes pergunte a um agricultor de 80 anos que sobrevive com 250 euros o que acha da reforma de 3000 euros dum professor, e acham que é um roubo se lhes cortarem uns tostões.
depois de ponderar sobre isto se ainda continuar a achar que professores e funcionários públicos é o que mais importa aos eleitores da Freixianda acorde não é!!!!
Mas não se trata de funcionários: o que se trata é de ver encerrar os serviços. O que fizeram às extensões de saúde primeiro, fizeram depois às freguesias. O que começaram a fazer aos Correios, é o que começaram a fazer à escola EB2,3. O que está em causa é a manter ou perder serviços de proximidade. Isso não é irrelevante.
EliminarO resto também. A entrevista destaca 3 medidas, onde se inclui a revitalização dos campos abandonados. O nosso programa também refere o Agroal, etc.
Outros pontos (em parte já aqui falados na outra entrevista):
Eliminarligação ao IC9, é um sonho. Não há dinheiro, não há circo.
Apoio a empresários, se houvesse uma fórmula já inventada para isso!
Limpeza de matas, campos agrícolas e cursos de água, reflorestação, disponibilidade de campos para serem cultivados: concordamos conscientes de que não há dinheiro mas pode haver solução. Os campos férteis e a abundância de água são recursos mal aproveitados. Riqueza deitada fora.
Podíamos acrescentar: saneamento básico no resto da freguesia. A solução que o PS encontrou parece-nos assustadora. Uma PPP com aumento de custos para o utilizador que chega a triplicar as tarifas atuais.
Quanto às pensões, mesmo se não faz parte do debate autárquico, duas coisas rápidas. 1. Os valores estão exagerados para as pontas, em média não é assim. 2. As pensões são atribuídas de acordo com o que se descontou durante a vida ativa. Um descontou pouco, outro descontou muito. O que não invalida que podemos estar de acordo que os próprios salários em Portugal são demasiado desiguais. E a estatística internacional confirma que nos últimos anos a distribuição de riqueza entre ricos e pobres é cada vez mais desigual. Já somos dos piores no mundo ocidental.
ResponderEliminarVai sempre dar ao mesmo: estas políticas PSD-CDS-PS não nos têm levado a bons resultados. protestemos! Cada um com os meios que tem.
votemos então cdu que nos paises onde vigora o comunismo é sem duvida um exemplo!!
Eliminaré preciso ter lata para continuar a defender os ideais comunistas que já deram provas de não servirem nem os paises nem os povos.
voto nos três candidatos gosto dos três um é gente que faz outro não faz mal e outro é de confiança
ResponderEliminarcomunismo? países comunistas? sibéria? frio da sibéria? injeções atrás da orelha? crianças ao pequeno almoço? isto são eleições da Freixianda nos anos 60?
ResponderEliminar- pois nestes anos esse anónimo era provavelmente daqueles que não passavam frio! ou o anónimo tem medo que a vitória da CDU implante uma sociedade socialista na Freixianda ou então tem medo de ver provado que os seus preconceitos estão errados.
Eu voto na Ribeira do Fárrio e voto CDU