terça-feira, 8 de maio de 2012

Manifestação pela escola da Freixianda

Perante o iminente fecho da escola  EB 2.3 da Freixianda e provável deslocamento dos alunos para a escola EB 2.3 de Caxarias, está a ser organizada,  por alguns freixiandenses, uma manifestação junto à Câmara Municipal de Ourém , para impedir que esta afronta à nossa terra, vá por diante.
O Biscadetres está completamente solidário com esta iniciativa, e apoiará no que for possível, nomeadamente a nível da divulgação.
Em jeito de aviso queremos informar,
- O povo da Freixianda está a ficar farto de ser enxovalhado.
- A manifestação não será um vigília silenciosa.
- Lutaremos pela nossa escola e pela nossa terra com todos os meios que tivermos ao dispor.
Lutar pela nossa terra e pelo futuro dos nossos filhos é, mais do que um direito, um dever de todos nós.

52 comentários:

  1. é hora de esquecer as cores partidárias,é hora do povo da freixianda se unir e defender esta terra.

    ao contrário do que muitos pensam o povo ainda tem uma palavra a dizer!

    ResponderEliminar
  2. Perder a escola?
    Tá tudo doido?
    Nem que tenhamos que ocupar a cãmara de Ourem. Não brinquem com o povo da freixianda!

    ResponderEliminar
  3. Onde andam esses rumores? face ao investimento que se está a fazer no centro escolar, parece-me má gestão de recursos... mas quem disse que os políticos sabem gerir?
    bem, mas isso era esperado, depois de se terem perdido os alunos das freguesias de rio de couros e do casal dos bernardos há uns anos; desde que deixaram vir os politiqueiros tomar conta da escola, em vez dos profs competentes que lá estavam. Também devido à cagança das gentes da freixianda que acham que os colégios de fátima é que são o máximo. ou aos não investimentos no tecido económico dos últimos 20 anos que permitiram fixar população - fomos construir o país todo e agora não temos nada, onde está a madeira, a agricultura, a industria, a inovação, a tecnologia. Quando nos anos 80 e 90 houve algum regresso de emigrantes, nós expulsámos os seus filhos porque não queríamos aceitar os seus hábitos mais livres e menos mesquinhos do que os de cá... e agora queremos escola?, deixem-me rir, sem trabalho não há casais novos, sem casais novos, não há crianças, sem crianças, a escola irá fechar.

    ResponderEliminar
  4. já alguem contatou as televisões?

    e as radios como a tsf renascença e antena1?

    ResponderEliminar
  5. e o que tem a junta a dizer do assunto?

    provavelmente o habitual....... nada, e a oposição continua como quando eram poder...... inuteis.

    ResponderEliminar
  6. Os freixiandenses são intocaveis?? são deuses?? Todo o concelho está em restruturação só os freixiandenses é que têm de ter escola a menos de 10 km?? Poupem-se na escrita!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Intocaveis não! mas mansinhos também não, querem gosar com o pessoal mas preparem-se para a reacção!

      Eliminar
  7. PARA QUANDO ESTÁ MARCADA ESSA MANIFESTAÇÃO? ACHO MUITO BEM QUE SEJA FEITA,

    ResponderEliminar
  8. Ou eu ando alucinado, ou não compreendo nada!!!! Então não foi aprovada uma lei que permite aos alunos que vão estudar para a escola que desejarem?

    A verdade é que eu também sai da escola da Freixianda e não fui para Caxarias, Fui para Fátima, tal como muitos outros. Quem é que quer ir para Caxarias? Obviamente ninguém. Assim como ninguém pode obrigar os alunos a irem para lá, ELES E OS PAIS PODEM ESCOLHER QUE ESCOLA QUEREM FREQUENTAR.

    P.F. parem com as manif`s, as coisas não se resolvem assim, além disso é por estas e por outras que a Grécia está ingovernável, direi até que está à beira de uma guerra civil...

    ResponderEliminar
  9. Acho muito bem que o povo se manifeste, este País é como um barco há deriva em mar alto as coisas andam ao sabor do vento, toda a gente quer mandar toda a gente dá palpites mas tudo continua na mesma. todos estes (des)governos têm levado o País a este estado caótico em que nos encontramos, como é possivel fechar a escola c+s mandar os alunos para Caxarias quando têm aqui condições... para poupar?... poupar o quê? se é para fechar por que começaram uma obra de raíz que agora está parada por falta de dinheiro ou mudança de projeto de agrupamento. o que vão fazer da c+s? vira a hotel? o que fazer da velhinha do ensino básico, uma pousada? o que vão fazer da obra que começaram? centro de reabilitação para políticos analfabetos, curruptos,trafulhas? tanto dinheiro desbaratado, tanto político incompetente... Só manifestação não chega é preciso uma revolta, mostrar que o povo não serve só para votar... VAMOS EM FRENTE...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. um bom centro de reabilitação para políticos era o tarrafal,lá é que eles estavam bem!

      Eliminar
  10. É preciso manter a calma... até porque segundo o Sr. Presidente da Câmara “Em Ourém as coisas estão muito bem em termos de educação”...

    http://www.cm-ourem.pt/index.php/inicio/217-educacao/964-em-ourem-as-coisas-estao-muito-bem-em-termos-de-educacao-.html

    ResponderEliminar
  11. E Sr Presidente da Junta a assobiar para o ar !!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda há pessoas muitos burras na nossa terra. Se o assobiar para o ar era um elogio, então vamos todos assobiar. Se não fosse esse assobio os teus futuros filhos, e digo futuro porque vê se que nem bases tens, caso contrario como um pai preocupado tinha ido a reunião da escola onde inclusive estava presente o Sr. Presidente da Junta, reunião da qual reivindicada por ele.

      Eliminar
  12. Esta publicação bisca de tres não tem pés nem cabeça, é tudo mentira.

    1- A escola da freixianda não vai fechar, pelo contrário vai haver um reforço de alunos e de turmas especiais.

    2- Muito menos a deslocação para Caxarias.

    Se não houvesse tantos tachos (neste caso 3 para a mesma função :) ) estes deviam ser os principais preocupados, manifestantes, mas até a data nada fizeram. Isto não tem nada haver com a camara e muito menos com a junta, tem haver com drelvt - Direçao Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo.
    Como não houve uma iniciativa da escola face ao problema, o presidente da junta da freixianda foi obrigada a intervir, o que é uma vergonha, caxarias está no mesmo ponto de situação que a nossa e quem se está a mexer é a direcçao da escola em conjuto com os pais.

    Nota se que não estão dentro da materia, se forem ás reunioes serão esclarecidos, só este mes acho que houve 3, nao tenho a certeza mas pelo menos eu fui a tres, não é so virem para aqui fazer comentarios e nao sei o que.. e manifestaçoes.. acordem, ainda a semana passada o corpo docente e o sr. rui vital entre outros ás nove da manha estavam na camara. Eu tambem gostava de ter ido, mas infelizmente por problemas de saude nao fui mas deposito total confiança nos meus colegas.

    ResponderEliminar
  13. atençao as obras do novo centro escolar pararam porque elas estavam a ser feitas com um fundo comunitario, nao tem nada haver com a junta nem com a camara, o dinheiro vem melhor vinha do estado desse tal fundo comunitario europei e é mais k normal se os empreiteiros deixaram de receber arrumaram as coisitas e foram embora.. eu fazia o mesmo, mas o k me deixa mais triste é k as pessoas ja estao associar coisas sem nexo. digo vos antes de xamarem gatunos e mais nao sei o k.. primeiro informem se, tenham uma voz ativa nas reunioes, duvidas, problemas da terra, melhor soluçoes, é lá k temos de as fazer, pode ser aceite ou nao, mas quanto mais gente maoir votos, assim depois de ter mos participados podemos criticar e fazer pela nossa terra, nao é ficar sentar e falar por falar é facil.
    Nao se faz nada só por fazer, fala se debate, vai se a votos, estamos num pais democratico. acordem.. já agora um bom dia para todos.

    ResponderEliminar
  14. qual fundos comunitários qual quê pá??
    se houvessem fundos comunitários o empreiteiro não se tinha ido embora com a trouxa ás costas.

    esta obra só foi iniciada porque o país está entregue a um bando de canalhas que pensam que podem continuar a fazer pouco de toda a gente sem nunca serem responsabilizados.

    se não tinham dinheiro quem é que os mandou avançar com a obra?
    por acaso fizeram algum estudo que permitisse avaliar a real necessidade deste investimento?
    então começam á meia duzia de dias obras de ampliação da escola e agora estamos a lutar para que ela não feche?
    onde é que está o sentido de responsabilidade e gestão dos dinheiros públicos destes incompetentes que nos estão a desgraçar a vida?

    como alguém dizia á uns tempos"os bandidos nunca atacaram tanto"

    ResponderEliminar
  15. parece que a TVI já está confirmada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. chama também a SIC, a RTP, a CNN, etc.
      vai ser o acontecimento da década.

      Eliminar
  16. tive uma ideia!!!! E que tal construirmos uma escola nova na Ramalheira, outra no Casal Pinheiro, outra em Aldeia de Santa Teresa, duas no Porto de Carro, mais uma em Lagoa do Grou, Outra em Besteiros, duas na Perucha e uma em vale cavaleiros, continuando por aí acima em dirrecção a são Jorge ficariam mais umas cinco, a ultima seria na Amenta, ah! e claro que não poderia faltar uma no vale da charneca e outra na Cumeada, poder ser mesmo junto ao café do chico, sempre se estava mais perto da tasca... Haja paciência para vos aturar... Cheira-me a tacho.... OH Rui! abre a pestana.... A manifestação só irá envergonhar a nossa freguesia, eu cá não acredito que a escola encerre nos próximos dez anos, a mim não me apanharão nessa manifestação. e mais nam digo.

    ResponderEliminar
  17. è tudo uma grande confusao...tbm sou a favor da minha terra,que por acaso nem tem nada a ver com isto,mas estou minimamente por dentro para dizer ke ninguem é obrigado a ir para lado nenhum,que a unica coisa ke pode acabar sao os tachos de direçao de escola,agora o resto mantem se tudo...vejam os outros agrupamentos.Será que ta tudo numa escola só ? ...estao a deixar se levar pelo coraçao,mas alguem está a manipular o povo,porque se houver esse agrupamento com caxarias nao morre ninguem,e nao há nada ke mude...mas o povo é ke sabe...

    ResponderEliminar
  18. A elevação e o bom senso devem sempre estar presentes.
    O diz que disse meus caros não interessa.
    Parece-me que tem havido interpretações erradas.
    Primeiro a informação certa, depois a opinião e a posição a tomar.

    ResponderEliminar
  19. ora vejamos o tipico claro do freixiandense! todos pela nossa terra! este é o tema do biscas! mas nem ele proprio da a cara! limitasse a dizer mal, tudo esta mal, tudo esta mal, desde o centro escolar, como o fecho do agrupamento, mas não diz por que !!!!! o governo que os portugueses, la meteram, assim como a presidenta de assemblei que alguem a lá meteu, e que em cada discurso que relata, vem de fender o norte do concelho, e agora esta a tentar acabar com a nossa escola! tenho pena do pobre rapaz ! Rui Vital, onde tem andado numa luta, contra todos os presidentes que o rodeiam, desde o farrio, rio de couros, casais dos bernardos, farrio, e até a propria pelma, todos a tentar encerrar a nossa C+S. força Rui, aguenta, e se necessario marca uma manifestação que deixo de opinar no café e vou ao teu lado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É de estranhar que o Sr. Rui Vital, pessoa que merece todo o respeito não só pelo cargo que ocupa, mas também pela sua personalidade e boa vontade em bem fazer pela sua freguesia, possa tomar posição contra tudo e contra todos.Será que só ele é que está certo ou alguém se anda a servir da sua pessoa, para servir interesses pessoais?

      Eliminar
  20. Aos comentadores desinformados deste blog.
    1 - Caros senhores ninguém pretende acabar com o agrupamento de escolas da Freixianda.
    2 - A reorganização dos Agrupamentos Escolares do concelho de Ourém ainda não está definida ao contrário daquilo que possam pensar.
    3 - As escolas não são para desaperecer mas na sua reorganização algumas perderão os seus concelhos diretivos e passarão a ser geridas pelo Agrupamento principal.
    4 -Tenham algum cuidado com aquilo que se escreve neste e noutros blogs do genero sobre este assunto, pois há interesses pessoais acima do interesse publico que estão a gerar um clima de confusão generalizada na populaç~~ao do nosso concelho à volta de um assunto que no entender de muita gente é pacifico de resolver.
    5 - Já agora antes de escrever ou opinar sobre o assunto, façam como eu tenham o cuidado de se informarem devidamente, nas Juntas de Freguesias dos locais de residencia, nos Agrupamentos de Escolas a que os nossos filhos pertencem e junto da Camara Municipal de Ourém, e tenho certeza que irão verificar uma outra realidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. quando fecharam as urgencias em Ourem, era tambem uma reorganização, agora temos de ir para Abrantes.......
      cuidado com as reorganizações são o primeiro passo para o fim.

      Eliminar
    2. Pois só que aqui neste caso não estamos a falar de centros de saude que estão obsoletos e sem condições minimas para funcionarem e por isso tiveram ou terão que fechar, mas sim de escolas que se vão manter abertas e em pleno funcionamento.Uma coisa nada tem a ver com outra.

      Eliminar
    3. como é que o sr.pode ter assim tanta certeza que a escola da freixianda se vai manter aberta e em pleno funcionamento??

      Eliminar
  21. pois,pois o hospital de tomar é velho e obsoleto? ou abrantes tem mais influencia que tomar e torres novas?

    é por acharmos que está sempre tudo bem, que estamos assim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Bolchevike, o meu comentário apenas se referia ao caso de Ourém, assim como as restantes extensões de saude dispersas pelas várias freguesias do concelho de Ourém! E essas sim, estão obsoletas e sem condições minimas, necessitando de obras sérias de requalificação.

      Também não foi dito que está sempre tudo bem, antes pelo contrário, há muita coisa que está mal neste país.

      Há muitas decisões que são tomadas e que tem muita coisa oculta, não dando a conhecer às populações a sua verdadeira finalidade.

      Há demasiados interesses politicos envolvidos nestas decisões que nada tem a ver com as necessidades e interesses da população que os elege.

      Há demasiada preocupação em defender interesses pessoais e mesquinhos que só contribuem para o enriquecimento pessoal de uns tantos e que em nada contribui para a defesa dos legitimos interesses e qualidade de vida dos cidadãos que os elegem.

      É precisamente por estas e por outras que Portugal nunca sai da cepa torta!!!

      Eliminar
    2. O sr. conhece estas extensões de saúde para estar afirmar que são absoletas e sem condições mínimas... por favor... mais vle estar calado do que dizer asneira....

      Eliminar
  22. então porque aq fusão/reorganização não é feita ao contrário caxarias para a freixianda?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porque Caxarias tem mais peso político, está há vista...

      Eliminar
    2. Aqui nem sequer está em jogo o peso politico de cada um e para além disso nunca ninguém disse explicitamente quem é que fica com a gestão dos Agrupamentos a criar...logo não se entende tanta polémica....

      Eliminar
    3. vai uma aposta?
      abram os olhos!!!!

      Eliminar
    4. E quem disse que a fusão é Caxarias / Freixianda e não Secundária de Ourém / Freixianda? será que isso já está oficialmente definido? Que eu saiba não, mas as pessoas gostam de dar opiniões sem saber os termos concretos que nem sequer estão alinhados ainda. Primeiro vão-se informar antes de comentar ou colocar posts.

      Eliminar
  23. Já não bastam os problemas reais do concelho, ainda inventam problemas ficticios. Será que somos todos masoquistas? Para mim a escola está lá muito bem, e não vai acabar. Mas se algum dia fechar as portas, será por falta de alunos, resultado da fraca taxa de natalidade. De que nos vale estarmos a comprar mais uma guerra com caxarias? O que ganhamos com isso? Cá para mim a origem deste boato está na boca de alguém que anda com medo de perder tacho na direção do agrupamento, e de tachistas estou eu farta.

    ResponderEliminar
  24. Esta manifestação ficará sem dúvida para a história! Será a primeira manifestação por algo que não está para acontecer. A escola não vai fechar, quando muito fundem-se os agrupamentos de Freixianda e Caxarias, ou seja passará a existir uma só administração que será composta por membros dos 2 centros escolares. A manifestação será recordada pelo ridiculo da causa, Será um "case study" futuro. Até a comparação do benfica e do Sporting, utilizada pelo Sr. Humberto Piedade para exemplicar é uma escolha infeliz.
    Qual é o problema dos dois agrupamentos se fundirem num que ficasse sedeado em freixianda ou caxarias? isto mais parece uma comédia, como a guerra de Alecrim e Manjerona... Será que o Sr. Humb. Piedade se quer voltar a candidatar à Junta de Freguesia e já está a começar a reinir apoios?????? A mim já nada me admira...

    ResponderEliminar
  25. A todos, que ja comentaram e leram estes comentarios, quero deixar uma palavra de Calma! o que estão a comentar é o que os jornais querem, guerras, não é nada de isso que se passa na realidade, e não se trata de tachos. tenham calma, olhem quando fechou a segurança social, so vi o nosso presidente preocupado com essa questão! tam bem digo que é o dever dele! agora todos falam sem razão! Ja agora algum de vos se preocupou em tentar ajudar ou colaborar ou tentar perceber o que se passa nesta Materia! !!! a todos um bom comentario desapropriado e inutil.

    ResponderEliminar
  26. Tinha decidido não tomar partido neste tema de aviação de agrupamentos escolares, porque acho que o problema é muito mais vasto de legislação mal feita e de princípios gerais com que não concordo. Por isso não tomarei partido por nenhuma das soluções. Mas depois de ler tantos equívocos, faço um apanhado.

    O governo impõe a agregação de agrupamentos, obrigando a um número mínimo de alunos. Numa primeira negociação, anuncia alteração em todo o concelho era a fusão de Freixianda e Caxarias, o resto ficava na mesma. Os directores concordavam, a câmara também. O governo não aceitou, porque ficavam agrupamentos com menos de 2.000 alunos. Contra-proposta: Freixianda com Secundária e Caxarias com 4 Conde. Esta segunda proposta parece não ter agradado muito a Caxarias, em especial.

    Não foi apresentada nenhuma proposta de encerramento da escola da Freixianda, nem seria muito lógico. Mas não vou jurar que essa hipótese não passe pela cabeça e pelas intenções de algumas pessoas. Não o dizem, mas se calhar pensam-no.

    Tal como foram fechando as antigas primárias por serem pequenas, nada nos garante que não tenham a intenção de fechar a Freixianda para deslocar os alunos para outro local. A agregação de agrupamentos, como bem disse o Bolchevik, pode ser apenas o primeiro passo que tornará tudo muito mais simples daqui a um par de anos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Professor João Oliveira li o seu comentário com atenção e sendo o senhor e uma pessoa dedicada ao ensino e com um profundo conhecimento do ensino no nosso concelho, de facto estranho que tenha escrito e transcrevo "Esta segunda proposta parece não ter agradado muito a Caxarias, em especial.".
      Para que todos percebam, o Agrupamento de Caxarias como é do conhecimento geral só lecciona até ao 9º Ano de Escolaridade, e o mesmo se aplica ao Agrupamento 4º Conde de Ourém, logo agregar, agrupar ou seja o que lhe queiram chamar, duas escolas que não podem dar continuidade a um Projecto Educativo que acompanhe os alunos até ao 12º Ano de Escolaridade não é de todo interessante. A haver uma mudança, penso que haverá todo o interesse em criar um Agrupamento a norte do concelho que dê a possiblidade de criar um Projecto Educativo conjunto, que permita estabilidade aos nossos alunos, tendo em vista a continuidade e resulte não só em melhor aproveitamento escolar mas também numa redução significativa do abandono escolar antes de concluida a escolaridade obrigatória que se pretende vá até à conclusão do 12º Ano de Escolaridade.

      Eliminar
    2. Como disse, não tomo partido por nenhuma das propostas. Acho que o erro já vem de trás, do princípio em si de que estas grandes unidades orgânicas tenham alguma vantagem. Por mim, toda esta concentração de escolas é um erro, a começar pelo encerramento de escolas primárias, seguindo com esta dos mega-agrupamentos e terminando sabe-se lá em que outra enormidade ainda vão inventar.

      Mas como não sou ingénuo, percebo bem o grande entusiasmo de Caxarias com o primeiro projecto, tal como entendo a grande frustração quando voltou tudo à estaca zero. Na primeira versão, Caxarias já se via na liderança. Na segunda proposta, já se vê como uma mera extensão.

      Eliminar
  27. Não dou opinião sobre as propostas de agregação porque nem sequer acho boa solução agregar seja o que for. Mas do que conheço, houve uma primeira proposta que juntava os agrupamentos de Caxarias e Freixianda e deixava os outros dois como estão. Mas como ficavam abaixo dos 2.000 alunos, o governo não concordou. Numa segunda proposta, Freixianda junta-se à Secundária e Caxarias ao 4 Conde. Isto parece que não agradou NADA a Caxarias, vá-se lá saber porquê...

    É possível que algumas pessoas tenham o projecto de fechar a escola da Freixianda e deslocar os alunos, como já fizeram com as antigas escolas primárias. Mas se o sonham ainda não o dizem abertamente. O caso é que as presentes agregações (qualquer que seja a solução) serão meio caminho andado para isso, como bem já referiu o Bolchevik. E nem adianta fiar-se na obra (agora abandonada) do centro escolar como garantia de futuro, porque também a escola da Ramalheira foi totalmente remodelada um ou dois anos antes de ser encerrada.

    ResponderEliminar
  28. Gosto é desta "A manifestação não será um vigília silenciosa." já estou a imaginar, as frases da ordem; VIVA A ESCOLA DA FREIXIANDA. A ESCOLA NÂO FECHA. A FREIXIANDA É QUE MANDA. Claro que tudo isto acompanhado por umas garrafinhas de coktail Molotof que se arremessam contra o edificio da Câmara. Haja paciência...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. sr. abade,esqueceu-se de uma peça fundamental quando se trata de fazer ruído, o nosso amigo espantalho do megafone!!!

      Eliminar
  29. saúdo vivamente a chegada a este debate do professor joão filipe.
    é há muitos anos um homem ligado ao ensino e há freixianda sendo a sua opinião quase sempre válida e esclarecedora.

    apesar de o joão dizer no seu comentário que leu alguns equivocos parece que a sua opinião é convergente com a dos restantes leitores,ou seja,existe de facto tambem da sua parte alguma desconfiança que esteja a ser preparado de forma encapotada o encerramento da escola da freixianda.

    na minha opinião esta desconfiança faz sentido e sai ainda mais reforçada pelo facto de não existir oficialmente por parte das autoridades competentes uma declaração pública que permita esclarecer com clareza e verdade sustentada toda esta situação.

    claro que as inacreditáveis obras do centro escolar não dão garantias de coisissima nenhuma a não ser da incompetência dos nossos governantes que deveriam neste como noutros casos ser chamados á responsabilidade para que a culpa não morra sempre solteira.

    sem querer de forma alguma incitar á revolta,penso que está nas mãos do povo lutar pelos interesses da freixianda,com unhas e dentes,com elevação e com respeito,mas acima de tudo com determinação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Considere isto uma excepção, porque em geral não gosto de debater com anónimos.

      Eliminar
  30. o sr. joão oliveira deixa-nos aqui um bom exemplo da falta de orgnização e responsabilidade desta gente a quem chamam governantes,a escola primária da ramalheira!

    depois de intervencionada e de se terem criado condições adquadas ao bom funcionamento, vêm os iluminados e fecham-na permitindo que milhares de euros estejam ali investidos para nada.

    depois querem que o povo se cale,dizem que não sabe do que fala, mas como dizia francisco fanhais,vemos,ouvimos e lemos não podemos ignorar!!

    ResponderEliminar