terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Histórias que merecem ser contadas

Há histórias que merecem ser contadas e pessoas que não devem ser esquecidas.

Conhecer o passado e a história da Freixianda e das suas gentes tem de ser o ponto de partida de uma viagem às mais antigas memórias deste lugar.

A história com todas as suas passagens boas ou menos boas é algo de inegável que faz parte da nossa vida e da nossa identidade.

Ao longo do tempo muitos foram aqueles que escreveram longas páginas de vivências, sentimentos e tradições que são hoje preciosos testemunhos desse passado.

Histórias curiosas mais ou menos sérias e às vezes caricatas e figuras ímpares que pelos mais variados motivos têm agora lugar cativo nesta narração.

Podemos dizer que é uma herança colectiva, pertença de todos os filhos desta terra que têm o dever de a divulgar e transmitir às futuras gerações. É por isso altura de abrir este livro, pedir a colaboração das sete associações da Freguesia, dos alunos do Agrupamento de Escolas da Freixianda, da Junta de Freguesia e da população em geral para que em conjunto possamos organizar uma espécie de museu temporário onde figurem a nossa história e as nossas raízes. Um espaço de cultura que bem podia ser o Salão Paroquial, uma exposição baseada em utensílios, fotografias e um vasto leque de objectos de interesse cultural e recreativo, uma organização por exemplo dos alunos e professores da nossa escola. É um sucesso garantido.

São estes os motivos que nos levam a pensar que esta é uma ideia com pernas para andar.

8 comentários:

  1. Amigos,
    A ideia está apresentada, penso que todos concordam que seria uma iniciativa de interesse.

    Mas o objectivo é ouvir a vossa opinião, o que se podia ou não acrescentar, para podermos passar de uma simples ideia a um projecto concreto.

    O Bisca de três têm o máximo interesse em dinamizar a Freixianda. Contamos convosco!

    ResponderEliminar
  2. Acho uma ideia excelente, conhecer o passado é garantir o futuro.
    ma Freixianda existem de certeza estórias que merecem ser contadas.
    que ganhe força e já agora as pernas para andar.

    ResponderEliminar
  3. pois,pois.... ideias destas são como a brisa matinal nunca vão longe.....

    ResponderEliminar
  4. se fosse para dizer mal de alguma coisa isto já estava cheio de comentarios......pobre do povo que nem de ele toma conta

    ResponderEliminar
  5. Almada Negreiros (1893-1970) disse um dia "Quando eu nasci, as frases que hão-de salvar a Humanidade já estavam todas escritas, só faltava uma coisa - salvar a Humanidade.". O que aqui se propõe não é uma coisa nova...É uma tarefa Hercúlea que,não sendo impossível, é muito difícil. Mas nada custa tentar. Vamos pensar e pôr mãos à obra.

    ResponderEliminar
  6. já ouvi falar num livro que foi encomendado pelo chico sobre a freguesia da freixianda mais 4 ou 5 anos nunca aparceu .
    Esta idea é boa muito parcida com andota do cigano que presidente prometia casa dinheiro carros novos mas para isso é preciso trabalhar... disse logo cigano estavas falar tao bem já esta variar. bisca de tres é logo 1º ficar de fora ta escondido.

    ResponderEliminar
  7. É uma ideia fantastica, mas que na minha opinião devia ser partilhada, ou seja, a ideia era que se espelhasse pela freguesia, por exemplo a esposição podia começar no sul, passar para o norte e terminar no centro. Penso que por exemplo a sul se poderia usar o salão paroquial da Ramalheira (daria possibilidade das pessoas mais idosas poderem visitar a esposição sem se deslocarem muito) depois a norte, acho que o espaço da Associação do Rancho em S. Jorge seria o local ideal (também pelos mesmos motivos que a Ramalheira) e depois terminar na Freixianda no Salão Paroquial, para alem de ser central é um espaço muito pouco usando e com um grande potencial (se fosse desenvolvido, claro!) onde ai se poderiam deslocar as escolas, os lares e centro de dia, etc etc, tendo claro a vantagem que estando aberto depois das eucaristias mais facilmente seria visitado. Mais ainda acho que se colocarem mãos à obra agora conseguem prepara-lo para a época de Pascoa, que por norma trás muita gente de volta à nossa terra... Ainda um ultimo contributo, penso que até mesmo durante a esposição esta podia ser mais enriquecida com o proprio contributo da população/visitante, penso não estar errado quando digo que quase toda a gente tem em casa uma ou outra peça antiga que poderia emprestar para a esposição...

    ResponderEliminar
  8. @Anónimo

    é triste mas tens toda a razão, quando é para dizer mal, está tudo pronto...

    ResponderEliminar