quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Analise autarquicas 2013

 
As autárquicas são por norma as eleições que mais emoções despertam, são mais intensas e mais pessoais que outras eleições, mas importa nunca esquecer que vamos continuar a viver juntos por mais 4 anos.
Em qualquer tipo de eleições á vencedores e vencidos mas o que realmente importa é que todos os candidatos tem como objetivo o melhor para a sua terra.
 
O vencedor
Rui Vital sem sombra de duvida o vencedor da noite, consegue um feito histórico pela primeira vez o PS conquista a junta de freguesia e com uma votação expressiva de 50,11 %   e com mais 174 votos que a coligação. Para este resultado contribuíram vários fatores uma conjuntura nacional favorável, uma excelente lista,  uma campanha fortissima e com uma dinâmica vencedora. Como é óbvio o maior trunfo da lista foi mesmo Filipe Janeiro, no Fárrio o PS passou de nem lista ter, para próximo de 250 votos.
Resta saber apenas quem vai para o executivo e em que lugares?
 
 
Os derrotados
A coligação  apesar de unir os votos do PSD com os do CDS acabou a perder votantes, como já tínhamos referido a lista era realmente muito fraca.
de qualquer modo em Formigais ganhou a coligação, uma das poucas mais valias da lista era o facto de ter uma boa dispersão geográficas, agora tem quatro anos para trabalhar em prol da freguesia na assembleia.
 
A CDU teve apenas uma votação residual, de 2,59% muito pouco.
 
Votos brancos e nulos
102 no total o que perfaz perto de 5%, ou seja 102 eleitores não se revêm em qualquer partido.
 
Um esclarecimento
Nós no biscas não temos partido, ou seja nestas eleições nem ganhamos nem perdemos
nós não fomos candidatos tudo o que nos importa é a nossa terra, e o seu desenvolvimento, continuaremos a criticar o que temos de criticar e a dar opinião do que bem nos apetecer, e para concluir e encerrar o capitulo eleições  Rui Vital tem 365 dias para postar uma foto sua com o pároco e escolhe o dia antes da sua eleição? a nós parece de mau gosto e não acreditamos no acaso da coisa, mas também sabemos que Rui Vital ganhou honestamente e legalmente e queremos mais uma vez desejar-lhe um excelente mandato, assim como a todos os eleitos de todas as listas, que todos juntos possamos contribuir para uma Freguesia mais forte.
Podem contar connosco para manter o mesmo espírito critico e construtivo que desde o inicio nos tem guiado.
 
 
 
A Abstenção - Alta, mas dentro da media nacional.
 
 
 
 
 

17 comentários:

  1. boa noite! antes de mais quero deixar os meus sinceros parabéns ao Rui Vital, pela excelente Vitoria!
    Acho que esta observação esta errada, na minha opinião a coligação em termos gerais esteve bem!
    o Carlos Marques foi um campeão, em 220 votos ganhou por 140, o Miguel do Fárrio portou-se lindamente, perdeu por 25, e se repararem bem os Janeiros já tinham ganho ao PSD, com mais de 70%, agora o sr. Filipe só ganhou por 25 votos, no meu ponto de vista foi uma derrotado na sua terra! O Manuel Fernando foi um fracasso, em S. Jorge só ganhou por 14 votos e na Freixianda perdeu por cerca de 300, numa terra PPD/PSD, e CDS ! Sem margem de duvidas o verdadeiro campeão do concelho e da freguesia foi RUI VITAL e a sua equipa!
    Para mim começou da forma inteligente em que ele constituiu a equipa, e como a apresentou, e de tirar o chapéu da forma como fez campanha, nunca disse mal, e sempre apontou ao futuro, e teve sempre que se defender! " aos meus adversários digo MUITO OBRIGADO, quanto mais mal dizem de mim, mais força tenho para a campanha" (palavras do Rui Vital durante um discurso)
    Para terminar só digo ESTAMOS BEM GOVERNADOS

    ResponderEliminar
  2. É tradicional procurar mesmo nas derrotas alguma vitória. Faço o mesmo. A CDU em 2001 não tinha lista em nenhuma das 3 freguesias. Em 2005 teve 19 votos na Freixianda. Em 2009 teve 24 votos e 87 na primeira vez que concorreu ao Fárrio. Este ano chegou aos 59, concorrendo contra três ex-presidentes de junta. Estou insatisfeito com a quantidade, mas muito satisfeito com o contributo que conseguimos dar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ainda que mal lhe pergunte qual o contributo que a cdu deu ou pensa vir a dar em beneficio da união de freguesias?? 59 votos e muito pouco para que alguem se sinta satisfeito ou considere de alguma forma ter dado um contributo positivo nestas eleições.

      Eliminar
    2. Concordo com o João Oliveira. É certo que a votação na CDU não foi expressiva, mas é bom assinalar que, em relação às eleições de 2009, aumentou o número de votos e subiu a sua percentagem. E isto, apesar do número de eleitores inscritos ter diminuído e abstenção ter aumentado. Por sua vez, o PS, o partido vencedor, a nível concelhio, e em relação a 2009, viu a sua percentagem diminuir e perdeu um significativo número de votos, o que não é nada tranquilizador para o futuro. Aliás, este é o drama do PS, a nível nacional, em que perdeu cerca de 250 mil votos. O PSD e o CDS perderam mais de 300 mil votos. É um sinal inequívoco de uma tendência negativa, que se complicará no futuro, com o brutal agravamento das medidas de austeridade que estão a ser anunciadas, uma vez que será muito difícil a A.J. Seguro apresentar uma alternativa à política do PSD em relação à troika. Quando, depenados, chegarmos a 2017, e caso ainda haja espaço para eleições autárquicas, vamos ter pela frente um cenário de horrores e de muitas rebeliões, em Portugal e no sul da Europa. Então, o povo da Freixianda, que corria à pedrada os comunistas em 1975 e 1976, irá atirar as mesmas pedras aos elementos dos partidos que assinaram o memorando da troika e que governaram este país durante 40 anos. E governaram bem, como estamos a ver!...

      Eliminar
  3. Prof João não está realmente interssado em ser presidente junta, pois não ? então deixe se ficar calado sabe perfeitamente que cdu nunca ganha eleições nenhumas na Freixianda ou então vai noutro partido ou como independente

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há uma diferença de conceito que gostava de ressalvar: não acredito em lideranças milagrosas. O progresso chegará à Freixianda não pela mão de UM presidente, mas sim de UMA equipa. A interpelação que o anónimo me fez supõe que a eleição que se realizou foi de UM presidente, mas não foi. Elegeram-se NOVE pessoas para a assembleia de freguesia. Esperar que a CDU fosse a lista mais votada era irrealista, mas esperar que um dia a assembleia de freguesia possa contar com o contributo diversificado de várias listas é perfeitamente razoável. Eu sei que a moda agora é as lideranças fortes, a humanidade já passou por isso muitas vezes e os resultados foram arrepiantes. Pessoalmente prefiro um projeto feito de muitos contributos, em que todos sabem um pouco, em vez de um projeto em que um iluminado sabe tudo.

      Não fui eleito, como gostaria. Mas foram eleitos 4 elementos da lista do PSD e 5 do PS. A que se juntarão outros 3 em substituição daqueles que forem designados para a junta. Serão 12 pessoas de duas listas. E espero com toda a franqueza que nenhuma delas se demita da responsabilidade de acrescentar alguma coisa de positivo durante estes 4 anos de mandato. Se forem lá só para marcar presença então é tempo completamente perdido.

      Se a população me tivesse escolhido, ninguém duvida que daria o meu contributo. Não escolheu e isso não é nenhum drama.

      Eliminar
  4. contributo da cdu deve ser mais ou menos igual ao do bisca , não quer dizer que não seja importante é um partido pouca diferença faz tanto na freixianda como em ourém.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem pretender comparar-me com a estatura do Sérgio Ribeiro, recordo que a CDU com único representante na assembleia municipal tem feito diferença. Reconhecida agora de novo com a reeleição de um representante.

      Eliminar
  5. Participar nas eleições é dar um contributo. Discutir os assuntos abertamente, também.Estar calado e ficar em casa, não. Quando aceitei ir nas listas da CDU não foi por ingenuidade, sabia que por melhores que fossem as propostas, a grande maioria nunca teria a ousadia. Mas achei que era importante marcar a diferença, deixar claro que não existe apenas PS com D ou sem D. Depois, a questão é também de perguntar publicamente se a ideologia de mercado que nos governa é ajustada ao nosso tempo.

    ResponderEliminar
  6. goste-se ou não o bisca de tres foi sem sombra de duvida o blog mais visitado e comentado no concelho de ourem durante as eleições. e agora meus amigos volta daqui a 4 anos para lançar mais umas farpas ou pretende consolidar o lugar que ocupa como importante orgão de comunicação do concelho?? deixo-vos esta pergunta.

    ResponderEliminar
  7. parece que desta vez o desaparecido e mesmo o biscas! o contrato caducou dia 29??

    ResponderEliminar
  8. estes tipos do psd não têm mesmo vergonha na cara!! ontem na tomada de posse do novo executivo mostraram bem quem são e o que pretendem. as eleições foram dia 29 e vocês perderam respeitem a decisão do povo e respeitem tambem os que foram democraticamente eleitos.

    ResponderEliminar
  9. o sr carlos de formigais e os restantes membros da assembleia de freguesia eleitos pelo psd revelaram ontem durante a tomada de posse do novo executivo um sentido de oportunismo reprovavel e uma falta de respeito gritante quando assumiram um lugar no secretariado da assembleia que por direito não lhe pertencia. tal facto so foi possivel porque um dos elementos do ps se encontra hospitalizado e por isso impedido de comparecer na reunião. o sr carlos foi nomeado primeiro secretario da referida assembleia mas para que se saiba sem honra nem gloria.

    ResponderEliminar
  10. O GRANDE DERROTADO DA NOITE DE TOMADA DE POSSE : Sr. Filipe Janeiro, ficou na parteleira, posto e lado pelos seus pares, o Farrio merecia, Mais!!!! merecia ter ficado no Executivo!!!
    O segundo Derrotado da noite, foi o Sr. Presidente, um numero bastante grande de gafes, inexperiencia e nem tentou saber das leis, como consequencia teve que (mamar) com o Sr. Carlos de Formigais na mesa da Assembleia!!

    Exectutivo só com pessoas da ex freguesia da Freixianda,..., acho muito mal, onde esta a democracia, vamos ter mais do mesmo, inexperiencia.

    ResponderEliminar
  11. por favor alguem que diga aos dignissimos representantes do psd freixianda que as eleições são decididas no dia do acto eleitoral e não no dia da tomada de posse. tenham dignidade e acima de tudo vergonha na cara!

    ResponderEliminar
  12. Alguém devia explicar que em democracia não há donos da freguesia. Lá por ter ficado em primeiro lugar, o PS não tem de ficar com tudo. Aliás, uma solução que conte com a colaboração de membros das várias listas só engrandece a freguesia. Este choradinho público por um pequeno revés democrático, legal e legítimo é apenas ridículo. Não gostam de oposição? Temos pena. Habituem-se à ideia, que é muito saudável.

    ResponderEliminar
  13. Alguém devia explicar que em democracia não há donos da freguesia. Lá por ter ficado em primeiro lugar, o PS não tem de ficar com tudo. Aliás, uma solução que conte com a colaboração de membros das várias listas só engrandece a freguesia. Este choradinho público por um pequeno revés democrático, legal e legítimo é apenas ridículo. Não gostam de oposição? Temos pena. Habituem-se à ideia, que é muito saudável.

    ResponderEliminar