quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Desvarios natalícios

                           
   Como já vem sendo hábito por altura do Natal as ruas da nossa vila adquirem um novo colorido. Os majestosos arcos iluminados desejam boas festas a quem passa e anunciam para breve mais uma quadra natalícia.
   São bonitos de facto, um regalo para a vista que não deixa  ninguém indiferente. Infelizmente, não passa disso mesmo, um prazer curto, caro e no meu entender dispensável, pelo menos, por agora.
   Os tempos são difíceis, os sacrifícios mais que muitos e a incerteza do futuro recomenda prudência e contenção nos gastos. Por outro lado, a população espera por decisões que façam realmente a diferença nas suas vidas e que de alguma forma ajudem a atenuar as suas dificuldades. Estes parecem-me motivos mais do que suficientes para que a Junta de Freguesia tivesse pensado duas vezes antes de gastar alguns milhares de euros em iluminação de Natal.
   O meu objectivo não é criticar por criticar, ser do contra ou do bota-abaixo, pretendo apenas alertar os responsáveis para que futuramente não se repitam os mesmos erros. Se a iluminação na rua principal fosse facultativa aos moradores à semelhança do que acontece nas restantes, talvez esta verba dispendida pela Junta tivesse outro fim bem mais proveitoso. O dinheiro que aqui se gastou poderia, por exemplo, reduzir substancialmente as despesas dos pais com a alimentação e transporte dos seus filhos para a  escola. Esta sim, era uma medida que fazia a diferença na vida das pessoas e atenuava realmente as suas dificuldades.

28 comentários:

  1. muito sinceramente eu como pai e a pagar para 2 filhos na escola estou totalmente de acordo com este post e digo mais já poderiam não ir as crianças para a pelma porque elas sao de cá mas como não a condiçoes cada vez mais estao a ir para lá.
    iluminaçao por iluminaçao chegava uma fita daquelas dos chineses só no pinheirinho dentro do edificio da junta se é que tem lá um pinherinho

    malaquias fortunato
    bem hajá
    um feliz e santo natal para todos

    ResponderEliminar
  2. Meus amigos, contenção era só o ano passado, porque dava imenso jeito... agora que as pessoas já se esqueceram (pensam eles!!) é preciso é andar pra frente, e caso não tenham reparado estamos no ano em que vale tudo... só não percebo porque a Freixianda não teve direito a pista de gelo!!!

    ResponderEliminar
  3. tem razão o bisca de tres.
    penso que a junta tem ou deveria ter uma lista de perioridades e certamente não inclui a iluminação de natal.
    há certos momentos em que é preciso quebrar a tradição,como diz o ditado,enquanto á obrigações não á devoções.

    ResponderEliminar
  4. a ideia de pôr os moradores e logistas do centro da vila a pagar a iluminação de natal parece-me excelente.
    o grande problema será convence-los de que não são mais do que o resto da freguesia e por isso se querem arcos terão que os pagar.
    se bem os conheço...!

    ResponderEliminar
  5. Caros conterrâneos.
    É com imenso prazer que tenho vindo a constatar que há na freguesia da Freixianda, para alem do meu amigo Nuno Brito administrador do Freixiandablog, pessoas capazes de ligar um computador e construir na internet um blogue com um nível visual bastante agradável e com conteúdos muito interessantes. Fiquei surpreendido até, que para além do fugaz FreixiandaObscura, terem tardado a aparecer espaços culturais tão opulentos como este, onde qualquer cidadão comum, desde o mais burro, aos mais conhecedores da causa, como são de facto os criadores deste esplendoroso blogue. Fiquei chocado de facto quando vi ser colocada nas ruas da vila a iluminação de natal, estamos em crise e em contenção de despesa é certo, mas mais fiquei ainda ao saber o valor orçamentado para a mesma, sim, porque sei quanto a anterior administração gastou nos anos anteriores para o mesmo efeito em lâmpadas apagadas, arcos tortos sem protecção, e ligados dois dias antes do natal. Posso adiantar sem precisar números e com conhecimento de causa, que a anterior junta gastava entre 3.000 a 5.000 euros para o mesmo efeito, e que o orçamento do ano passado e deste ano não ultrapassou os 2.200 euros. Para terminar, gostava de persuadir os mais críticos a deixarem de lavar roupa suja em blogues e outros afins, e fazerem como eu, quando quiserem criticar algo ou fazer algum pedido, vão ás reuniões da junta pois elas são abertas ao publico.

    ResponderEliminar
  6. a avaliar pelo discurso e pelo conhecimento detalhado dos numeros quase me atreveria a dizer que o sr. assador dos leitões é membro da junta ou tem informação previligiada.
    diria ainda e no caso de ser membro da junta que aprendeu depressa a mandar calar toda e qualquer voz mais incómoda.
    a ver vamos se consegue.

    ResponderEliminar
  7. o senhor "assador de leitões" revelou a verba dispendida pela junta na iluminação de natal
    e ainda revelou a quantia dispendida pela junta anterior (embora sem precisar nº mas com conhecimento de causa).
    o que salta aqui á vista é o desprendimento com que se gasta 2200 euros e ainda acha pouco!!!comparando com as juntas anteriores....para mim no ano que vem façam um donativo aos bombeiros ou outra associação que a freguesia agradece.
    depois a parte da "lavagem de roupa suja",se voçê acha o que o "bisca" faz lavagem de roupa suja vá ao blog o castelo e veja os comentarios...ai sim lava-se roupa mais que suja.

    ResponderEliminar
  8. @Assador de leitões

    2.200 euros...acha pouco??? Pelo mesmo raciocínio se a anterior administração fez obras desnecessárias, podemos também fazer, desde que gastemos menos!

    ResponderEliminar
  9. "Deixarem de lavar roupa suja em blogues e outros afins"

    Será que sabe o que é liberdade de expressão! Parece que não! Espero bem que o comentador não desempenhe nenhum cargo representativo, estavamos mal!

    ResponderEliminar
  10. @fado carmelita
    Se a senhora Fado Carmelita tivesse mais atenção ao que se passa na nossa freguesia, de certo perceberia que TODOS os anos a junta dá um donativo a TODAS (incluindo os caçadores que vão receber pela primeira vez) as associações da freguesia, e inclusivamente o donativo recebido pelos bombeiros voluntários é o DOBRO dos anos anteriores.

    ResponderEliminar
  11. uma prgunta:
    então e os senhores da oposição,não alertararam o executivo para este esbanjamento de dinheiro ou não vos deram ouvidos?

    ResponderEliminar
  12. @Assador de Leit�es
    Mais uma vez muito bem informado o assador de leitão,mas o que eu quis dizer e julgo com bastante clareza foi que a verba dispendida pela junta na iluminação de natal bem poderia ser aproveitada para outro fim.
    De qualquer modo fico contente por saber que a junta de freguesia apoia a cultura e o desporto, e que distinge com um subsidio mais elevado os nossos tão meritórios bombeiros.

    ResponderEliminar
  13. como alguem já disse neste blog,este ano vale tudo.
    recuso-me a acreditar que a junta atribua um subsidio á associação de caçadores.
    se for verdade estão muito pior do que eu pensava.

    ResponderEliminar
  14. e afinal qual é o problema em atribuir um subsidio á associação de caçadores?
    é uma associação legal,a caça é um desporto legal, pode concordar ou discordar da actividade em si mas qual é o problema afinal?
    concordo por inteiro com esta decisão da nossa junta de freguesia. (a ser verdade porque temos apenas rumores dados por um anonimo assador de leitões)

    ResponderEliminar
  15. ja que vale tudo tambem a junta deveria contribuir com uma verba para pagar a um detetive privado para assim descobrir os autores do bisca de tres, para nao haver perca de tempo dos membros da junta e assim poderem fazer algo notavel pela nossa terra.

    ResponderEliminar
  16. fala-se de luzes e luzinhas: nao sera facil de agradar a gregos e a troianos, mas na quadra em que esta-mos seria triste se nao se fize-se algo natalicio, e de louvar o empenho da junta em nos assender umas luzes ,pois a muito que estao apagadas nesta terra.

    ResponderEliminar
  17. seria melhor a junta vender o inativo campo de footebol nas prezas de s miguel e dobrar a verba da associaçao de caçadores , pois essa tem criado grandes enventos para desenvolvimento a cultura e ao desporto da nossa terra.ahahahahahahahaha
    ou seria de criar algo que possamos ter orgolho em levantarmos no minimo um cascol para nos lembrarmos que a FREIXIANDA ainda pertence a PORTUGAL e nao a china

    ResponderEliminar
  18. queria felicitar os autores do bisca de tres,pois as criticas nao tem tudo de mau,tambem se aprende com elas embora algumas pessoas nao as suportem.
    sendo estas feitas com educaçao seram sempre algo para se poder refletir sobre elas ,e nao serem levadas como um ataque ............
    queria tambem desejar um feliz natal a todos os abitantes da grandiosa FREIXIANDA ,em especial para B.V. FREIXIANDA ,que muito merecem ...muito

    ResponderEliminar
  19. no anterior natal eu e os meus amigos de escola recebemos uma prenda ofercida pelo sr presidente de junta ,este ano nem um feliz natal , sera da crise ou talvez seija de 4 em 4 anos ..... talvez ainda venha

    ResponderEliminar
  20. meu lindo menino ou menina, este ano tens de pedir a prenda a outro .
    talvez a associaçao de caçadores ,pois consta-se que vao resseber uma verba da junta ,talvez seija para prendas de natal ou pagar indeminisaçoes dos estragos feitos pelos coelhinhos da pascoa

    ResponderEliminar
  21. isto já cheira a perseguição, qual é afinal o problema de atribuir um subsidio á associação de caçadores?se a junta não dá prendas aos putos e de quem é a culpa .....adivinhem.....os caçadores, pelo menos é uma associação activa o que fez a bestomontanha nos ultimos anos que possa justificar um subsidio?????
    se não gostam da caça, eu tambem não gosto de andar de bicicleta e muito menos de me vestir como o meu avô e saltar ao toque de acordeão, mas são gostos e não se discutem.por isso deixou uma mensagem final "deixem caçar o mantorras".

    ResponderEliminar
  22. meu caro vizinho sou obrigado a dar-lhe alguma razao, pois a bestomontanha pelo que sei pouco ou nada fez mas tenho o direito de discordar com uma verba dos contribuintes para indevidos andarem aos tiros de roda de minha casa e no meu quintal.
    estou a pensar comprar uma arma para levar os meus filhos a caçar,ou sera um desporto so para alguns.

    ResponderEliminar
  23. isto é uma brincadeira amigos...
    Então tivemos ainda há pouco um passeio de BTT que trouxe cerca de 140 BTT'istas à nossa freguesia e a Bestomontanha não fez nada??
    Que eu saiba os caçadores nem o tiro ao prato já praticam! Caçam em grupo, é isso? Mas também comem só naquele grupo, não costumam convidar ninguém de fora, ou estarei mal informado?
    Ah, fazem a exposição de cães, é isso, 1 vez. A Bestomontanha faz pelo menos 2 eventos anuais.
    Muitos parabéns minha gente!

    Foi realmente boa ideia da Junta distribuir por todas as associações a verba e dar um pouco mais aos Bombeiros, afinal não há associação que se dedique TODOS OS DIAS como aqueles voluntários, mas amigos, paciência, não aproveitem agora para comparar associações, todas merecem e ponto final!! Uns fazem mais que outros, é verdade, mas todos fazem, para além disso, todos aqueles que aqui criticam, DE CERTEZA que não colaboram em NENHUMA dessas associações. Tenho dito.

    ResponderEliminar
  24. presumo que o amigo joão pestana não tenha percebido nada do que se escreveu nos posts anteriores, mas se abrir a "pestana" , ler com olhos bem abertos e for suficientemente inteligente vai perceber, mas vamos por partes
    ninguem pode reclamar uma actividade extrema por organizar um almoço convivio,de facto os caçadores organizam uma exposição de cães de caça e companhia onde toda a populaçao é bem vinda, organiza ainda um jantar de agradecimento a toda a população ,não é um clube privado está aberto a todos quer caçem ou não, do mesmo modo que a bestomontanha está aberta a todos, a unica diferença é que na bestomontanha basta uma bicicleta e uns calções de lycra e um capacete,enquanto que nos caçadores as exigencias são outras como carta de caçador e outras, ainda fazemos repovoamnetos de coelhos e perdizes e lebres com os quais ajudamos o meio ambiente, semeamos culturas para as rolas coelhos e outras especies inclusive algumas protegidas se possam reproduzir, temos um guarda que protege a freguesia do flagelo da caça furtiva e voçê acha pouco??
    mas foi você que levantou a lebre e duvidou do nosso trabalho ,nós achamos que merecemos e muito um subsidio.
    para o anónimo pode trazer os putos .....

    ResponderEliminar
  25. também sou de acordo quem esta aqui a criticar de certeza que não faz nada em nenhuma associação nem sabe o que é ajudar.
    sim porque ao contrario do que muita gente pensa numa associação (pelo menos na qual eu pretenso e ajudo) não temos qualquer beneficio monetário apenas prevalece o bom senso de ajudar o próximo.

    peixe agulha

    ResponderEliminar
  26. Não consigo perceber porque faz tanta estranheza a Associação de Caçadores receber um verba. Caso não saibam a referida associação tem de +- março a fim de Junho as suas portas abertas todos os fim-de-semana, onde todos (não só os caçadores) se podem encontrar, comer uma sandes beber uns copos, jogar uns jogos etc, estando desta forma a ajudar esta associação. Devo lembrar ainda que são os proprios sócios que abrem esta casa durante esses dias... todos os anos esta associação oferece o almoço a todos os que se lá quiserem deslocar. Segundo sei não é necessário ser caçador para ser sócio.
    Mas se mesmo assim ainda não estão convencidos, convido-vos a fazer esta reflexão: será que é assim tão diferente a Associação de Caçadores de uma qualquer associação de Rancho!! Vale a pena pensar nisto!

    ResponderEliminar
  27. Para o(s) anónimos que acham que a Bestomontanha não devia receber verba, de certo que tiveram ausentes da Freixianda no passado dia 28 de Novembro, não tendo visto por isso os 115 participantes, os seus acompanhantes, as mais de 20 empresas da nossa terra que apoiaram o evento, etc, etc, é pena o(s) sr.(s) não terem visto, mas não acredito que o problema seja da Bestomontanha, visto que o participante mais distante se deslocou do Seixal (Lisboa)... Consulte a informação no freixianda.blog lá ira encontrar mais detalhes!

    ResponderEliminar
  28. mas será que ninguem reparou que as luzes estão temporariamnte acezas, e nao pela noite inteira.
    tambem não é só nas luzes que vai o dinheiro, nos anos anteriores havia menos luzes, de facto, mas tambem não se via nada feito. A pupolaçao da freguesia da freixianda, não precisa das esmolas da junta.

    ResponderEliminar