quarta-feira, 1 de junho de 2011

Mais um excelente post do Carlos Gomes, no seu blog, que recomendamos vivamente: http://auren.blogs.sapo.pt/. E devido à sua importancia para os Freixiandenses resolvemos,com a devida vénia ao seu autor, aqui publicar.
"PAVIMENTO NO LARGO JUVÊNCIO FIGUEIREDO ONDE SE REALIZA O MERCADO NA FREIXIANDA VOLTA A FICAR DESTRUÍDO

O-Mata Municipal 007



O pavimento do Largo Juvêncio Figueiredo, na Freixianda, está de novo bastante danificado e a exigir novas obras de repavimentação. As pedras partidas, os candeeiros derrubados, as grelhas de iluminação vergadas ao peso dos veículos que ali circulam e estacionam. As últimas obras de restauro que ali se efectuaram tiveram lugar há pouco mais de um ano.


O-Mata Municipal 004




Decididamente, o tipo de pavimento que ali foi colocado não é o mais apropriado para um recinto onde semanalmente se realiza um mercado no qual os comerciantes têm necessidade de instalar as suas tendas. Para o fazerem, são cravados ferros no pavimento que, além de representarem um perigo para a circulação de invisuais e outras pessoas de locomoção reduzida, danificam sistematicamente aquele local obrigando a constantes obras de recuperação com os custos daí inerentes.



O Largo Juvêncio Figueiredo possui todas as condições para se tornar num magnífico espaço nobre da vila da Freixianda. Com as suas dimensões invejáveis, aquele local poderia transformar-se no ponto de convívio social, atraindo os freixiandenses e todos quantos nos visitam. Um espaço de grande animação cultural, privilegiando as esplanadas e os espectáculos ao ar livre, dotado de árvores de sombra, mobiliário urbano e áreas de parqueamento adequadas.



Por outro lado, o mercado semanal que ali se realiza poderia funcionar em condições mais condignas, porventura em local próximo, com instalações sanitárias adequadas, limpeza urbana apropriada e área coberta para venda de víveres e outros produtos alimentares. Um sítio adequado à colocação de tendas sem causar danos no pavimento e, sobretudo, num local que não provoque congestionamentos de trânsito e obstrução á saída das viaturas dos bombeiros.



Nos moldes em que actualmente aquele mercado funciona, num local que não está minimamente vocacionado para a realização de uma feira, não beneficia os próprios comerciantes nem permite a valorização de uma das mais magníficas praças no Concelho de Ourém – o Largo Juvêncio Figueiredo."
O-Mata Municipal 001





O-Mata Municipal 002

O-Mata Municipal 003

O-Mata Municipal 010
O-Mata Municipal 006













25 comentários:

  1. boas
    é daquelas questões que pôs muitas vezes aos representantes da anterior junta de freguesia.
    porque que não se muda para outro local e na minha opnião esse local podia ser entre o pavilhão e a junta de freguesia, é a minha opnião!!
    temos um largo com todas as condições para ser um centro de convivio entre a população,
    e até um parque em pequena escala para os nossos jovens terem para os seus desportos radicais,porque não !!!
    podia-se fazer um concurso com ideias (projetos) dos nossos habitantes e o mais engraçado ser eleito para a sua reconstrução!!
    realmente é pena vermos um espaço com tão boas condições e não ser aproveitado, para ser realmente um espaço de lazer.
    um abraço
    paulo marques

    ResponderEliminar
  2. Por certo, os comerciantes instalados em redor do largo terão uma palavra a dar. É certo que seria ruinoso para eles a saída do mercado daquele largo. Andaram uma vida a pagar impostos e de um dia para o outro perderiam muitos dos seus clientes das 2ª feiras. Seria injusto para eles, que durante toda a vida investiram nos seus estabelecimentos a contarem com o mercado naquela zona. Não se pode tirar o pão da boca das pessoas por dá cá aquela palha...

    ResponderEliminar
  3. Concordo com o Paulo, já deveria ter mudado de lugar à muito tempo, mas todos sabem porque é que a feira nunca muda de sítio, era uma guerra aberta para os comerciantes dos estabelecimentos comerciais do centro da Freixianda. Mas ainda tenho esperança que o centro da Vila seja um dia um espaço mais verde e acolhedor!!

    Batman

    ResponderEliminar
  4. deves ser algum desses que tem uma loja por isso falas assim os feirantes podem andar pagar terrado durante 20 anos nunca chegam pagar o investimento feito já para não falar nos estragos que eles fazem...
    Pagar impostos faço ideia fugir quanto mais melhor ... tabem vai lá vai que te barraca abana....

    ResponderEliminar
  5. até achava que voz fenetrica tivesse ...
    uma voz a dizer ...

    ResponderEliminar
  6. Isto nunca muda... os SENHORES da terra não deixam... não têm ideias para a praça nem se emportam com os feirantes, eles estão instalados e nem pensar levar dali a feira,tanta coisa se podia fazer naquele espaço, mas pelos vistos nem se pode fazer uma esplanada! que terra triste de gente tão pobre de ideias!...

    ResponderEliminar
  7. Apesar de não ser da Freixianda custa ver um espaço daquele tamanho, central e nobre da vila ser destinado a estacionamentos durante a semana e para uma feira semanal. Uma forma até de os ditos comerciantes circundantes terem melhor proveito é existir as ditas esplanadas que poderiam estar a seu cargo como se vê em muitas cidades nos seus centros históricos. Uma vez que o espaço é amplo porque não incluir mais zona verde de modo a ficar mais acolhedor e para finalizar um pequenos espaço deposrtivo como umas simples rampas radicais e mini campo de basquetebol ou do género. São só ideias de forma a dar vida a esta vila que de dia para dia vai morrendo.

    boa continuação

    ResponderEliminar
  8. Penso que o problema do eventual prejuízo que possa ser causado aos comerciantes que possuem os seus estabelecimentos no Largo Juvêncio Figueiredo é uma falsa questão porquanto aquele espaço poderia ser revitalizado com a realização de eventos culturais e outras animações, dotado de árvores cujas sombras permitissem tornar a permanência no local mais agradável durante os dias tórridos de Verão, a colocação de mobiliário urbano mais adequado nomeadamente bancos de madeira. Ao contrário do que actualmente sucede, aquele largo passaria a ser mais frequentado para além dos dias de feira, tornando-se mesmo um ponto de encontro e de estar.
    Pouco tempo antes das últimas eleições autárquicas, fui informado por um elemento do MVM de que existiria um terreno próximo do Largo Juvêncio Figueiredo que poderia vir eventualmente a ser utilizado para a realização do mercado. A ser possível, isso permitiria dotar a feira de melhores condições sem afectar o negócio dos estabelecimentos que ali se encontram. Mas, se quiserem manter a feira no local onde se realiza, melhor seria que mudassem o pavimento...
    Uma coisa é certa: se não se fizer nada para melhorar as condições do mercado, este acabará mais tarde ou mais cêdo por definhar e não aproveitará a ninguém!
    Carlos Gomes

    ResponderEliminar
  9. boas.
    segundo tenho conhecimento de logistas não é há 2ºfeira que fazem negocio antes pelo contrario.
    as pessoas vão só com a ideia de se abastecer para o seu dia a dia e não para fazer compras nas lojas.
    tanto asim é que pelas 10.00h já poucas pessoas por ali andam e então no inverno...
    esta junta tem um presidente jovem e pode ser que tenha alguma ideia que vá ao encontro da melhor solução.
    é bom lembrar a quem de direito que se deve é de olhar é pela nossa juventude e fazer com que fiquem nos seus tempos livres na sua terra e não ir para fora porque na sua não se passa nada.
    um abraço
    paulo marques

    ResponderEliminar
  10. ola,
    antes do pavimento aparecer, haviam la amoreiras, e um poco nao?? foi o que ouvi dizer.
    a idea de tornar a praca num local de convivio e excellente, pois tambem podiam incluir um mini park infantil, para as criancas brincarem, uma area para os mais idosos (um exemplo: jogarem ao xadres, dominos, jogos de convivio uns com os outros); e da resultado pois ja vi...
    PFF

    ResponderEliminar
  11. Concordo com as afirmações do Carlos e do Paulo, sem dúvida que a praça central só tinha em ganhar com a saída da feira, poderia ser feito muita coisa de diferente de facto, tornar o espaço muito mais acolhedor... no entanto ainda me lembro bem, quando o MVM na altura das eleições, lançou a ideia que a feira poderia mudar de sítio, uma ideia apenas que se "lançou no ar" mas que poderia de facto ser concretizável, as reacções dos comerciantes (cafés, supermercados...)a este facto. E não foram palavras de apoio e de "contentamento" a esta ideia meus amigos...Na minha opinião estes comerciantes tinham mais a ganhar com a saída da feira, e com uma nova revitalização do espaço, do que a perder!!!

    Batman

    ResponderEliminar
  12. Pois bem meus amigos
    o que se está a passar neste largo já todos nos sabiamos que ia acontecer ou estão esquecidos da altura do tacada bar onde dixavam os carros????
    O antigo execotivo da junta fez e fez alguma coisa mas como muitas que fizeram era tudo só para mostrar que fizeram depois é que vem as maselas como a famosa variante e o futuro parque de merendas.
    Nos já tinhamos deixado um post num comentario anterior sobre este problema do largo da feira o dinheiro que foi gasto nos repuchos de agua e luz que se estiveram a foncionar 2 meses foi muito, mas não foi publicado alguem não gostou.


    Voz Frenetica

    continua se isto for publicado

    ResponderEliminar
  13. Quantas pessoas costumam sentar-se diariamente no banco de cimento que ali se encontra?
    Carlos Gomes

    ResponderEliminar
  14. provavelmente algumas, até se sentam, mas claro que não tem outras opçoes, mais grave é a falta de sombras e realmente o degradar do piso.

    outra das questoes é que como a feira acontece na segunda feira,nenhuma actividade se pode realizar, é urgente repensar e requalificar o centro da nossa vila.

    ResponderEliminar
  15. Amigo Carlos!se soubesses quanto custou essa especi de bancos! posso dizer que 2500.00 euros não chegaram, mas posso dizer que está de parabens este esecutivo, pois sei que o presidente ja assinou a requalificação desse espaço! agora sim vejo um homem!!

    ResponderEliminar
  16. eh eh eh, vai deixar de ser problema, este a quem muito de vos, principalmente o Biscas, a cusa como `cachopos`vai proibir o estancionamento nesse local, e vai fazer o que nunca ninguem teve coragem de fazer! As crianças não param! sei que faz inveja, mas façam como o Jovem Rui Vital, trabalha em prol da sua terra! GRANDE RUI

    ResponderEliminar
  17. Batman,
    tem calma isso vai mesmo acontecer, tens que ler mais!

    ResponderEliminar
  18. Se isso vai acontecer muitos parabéns, fico muito contente com esse facto. Pois, de facto se calhar tenho de ler mais, já agora para colocar a leitura em dia, tenho que ler que documento?

    Batman

    ResponderEliminar
  19. O Batman na avó deixa-te de ironias e agarra no teu Batman carro e dirige-te a fortaleza da junta e fala pessoalmente com o Super-homem Rui Vital ele explica-te evitas de ler mas se quiseres ler pede as actas ou então isto serve para todos os barmans na avó que aqui comentam compareçam nas reuniões e ficam a saber as Batman noticias.

    Borda D´água

    ResponderEliminar
  20. Pois às reuniões não posso comparecer que ando muito ocupado nas ruas a "combater o crime"... no entanto sim falo com o Super Rui, na Junta, que ele é um rapaz de fácil contacto, ao contrario dos outros.......

    Batman

    ResponderEliminar
  21. Nas ruas deixa-me rir então e o gajo do rabo de cavalo não o apanhas-te?
    Quanto a junta tem 3 pessoas a atender os freixiendenses e é só pedir para marcar uma reunião e falar com o presidente, mas tambem te digo se não vais a reoniões porque "cometes" o crime como podes ter tempo ou mesmo "mostrar a cara" ao Super Rui????

    Borda D`alguidar

    ResponderEliminar
  22. Pois Borda d´Alguidar, será que não o apanhei? já viste novamente o gajo do rabo de cavalo pela Freixianda? acho que não... é verdade, eu tenho tempo de marcar reuniões, e falar com o presidente durante o dia, porque estou todo o dia na minha mansão (só saio à noite), não faço nada, vivo do Rendimento Social de Inserção, e também quando tenho tempo vou fazendo alguma coisa do meu trabalho do RVCC do programa Novas Oportunidades aqui no meu computador novo que me foi praticamente oferecido (obrigado Socrates), para ver se consigo tirar o 12º ano para entrar na Universidade (sempre foi o meu sonho...)

    Batman

    ResponderEliminar
  23. E já agora a passar recibos verdes por o trabalho na borda da estrada.
    O gajo não anda ai mas não foste tu que o levas-te.
    Se gostas de sonhar eu tenho o ideal para isso!!!!
    Es mais um pendura que anda a chular os portugueses por gajos como tu e o socrates é que este pais está como está.

    Borda D`alfinete

    ResponderEliminar
  24. Este último Borda´d alfinete (que deve ser da família dos outros dois), deve ter ficado sentido com alguma das minhas afirmações de ironia, será que alguma afirmação lhe tocou directamente? talvez... Será que não percebeu que estava a fazer uma critica indirecta às injustiças deste país?? RCI, Magalhães, RVCC, Cursos EFA, entre outros, é sinónimo de tretas de país "desenvolvido"...

    ResponderEliminar
  25. boas
    para bem desta vila só espero que o presidente e seus colaboradores tenham a coragem de realmente alterar o largo da nossa vila.
    e digamn o que disserem se ele (presidente) tiver essa coragem, ele pode contar comigo para as proximas eleições se ele se candidatar.
    acho que primeiro está a nossa terra que os interesses de alguns.
    paulo marques

    ResponderEliminar