terça-feira, 7 de junho de 2011

Propostas do Biscadetres - Saúde

A saúde é sem dúvida uma das maiores preocupações de qualquer pessoa e nós, Freixiandenses, não fugimos à regra. Pequenas medidas teriam um efeito muito benéfico na saúde dos Freixiandenses.
A saúde, na Freixianda, tem três grandes intervenientes, o Centro de Saúde, a Farmácia e os Bombeiros. Tentaremos apresentar propostas que se fossem implementadas trariam melhorias a todos os Freixiandenses.
No caso do Centro de Saúde uma das grandes carências é a consulta em horário pós laboral, à semelhança do que acontece por exemplo no centro de saúde de Caxarias, onde o utente não precisa de perder um dia de trabalho para ter uma consulta, um dia por semana um médico devia dar consultas em horário pós laboral. Se tal é possível em Caxarias, porque não fazer o mesmo na Freixianda?
Outro problema é o tempo de espera entre a marcação da consulta e a consulta, aí o problema não passa só pelo Centro de Saúde, mas também pelos próprios utentes que muitas vezes marcam consultas às quais não comparecem, nem desmarcam, tal falta de civismo e respeito pelos outros utentes deveria ter uma penalização, o próprio sistema de vagas vive já na premissa, que existem utentes que não comparecem às consultas, portanto é uma situação, infelizmente, regular. Como é óbvio, para resolver o problema do tempo de espera, outro médico seria mesmo o ideal, mas temos noção das dificuldades existentes, para que tal venha a acontecer.
A farmácia Figueiredo existe na vida de muitos de nós, desde sempre, faz parte da nossa história e património comum, é uma das mais antigas do concelho, mas infelizmente não está a conseguir acompanhar a evolução que o comércio farmacêutico tem tido. As entregas em casa são já uma realidade em farmácias aqui bem perto, assim como um maior horário de funcionamento, outros dos problemas com que nos deparamos é a pequenez do stock, muitas vezes não tem os medicamentos prescritos pelos médicos e quando existem é em embalagens, ou muito grandes ou muito pequenas, e no caso de ser um medicamento específico, muitas vezes nem com encomenda conseguem arranjar.
Apesar de uma farmácia ser comércio privado, importa não esquecer que existem regras que limitam a abertura de novas farmácias, o que limita a livre concorrência, e mais do que atentar na justeza dessas regras, importava que a junta de freguesia ou quem de direito se reunisse com os donos da farmácia e lhes fizessem sentir o desagrado com esta situação para que a mesma se consiga inverter.
Os bombeiros da Freixianda são, sem sombra de dúvida aqueles que em caso de aflição e urgência, mais contribuem para a nossa saúde, muito fazem com os poucos meios ao seu dispor. Neste momento existem já duas ambulâncias, mas mais do que duas ambulâncias normais de transporte de doentes, o que faz realmente falta é uma ambulância do I.N.E.M. com tripulantes capacitados para a mesma, que faça cuidados pré hospitalares, e conduza os sinistrados o mais rápido possível às urgências do hospital mais próximo e retorne á Freixianda também o mais rápido possível, e ai permaneça.  Atendendo á situação geográfica da Freixianda (a 35 km do seviço de urgências mais próximo) este género de ambulância, mais do que um capricho, é uma necessidade real que muitas mortes poderia evitar, ela já existe em Ourém, mas de Ourém à Freixianda são 22 km, muito longe para uma urgência, e em alguns caso, infelizmente, tarde de mais.
Neste texto há medidas de simples implementação e outras reconhecidamente difíceis de conseguir, mas vale a pena lutar por elas para se conseguir ter melhores cuidados de saúde na nossa freguesia. Se apenas uma se conseguisse implementar já seria uma vitória, para todos.

62 comentários:

  1. afinal quem não anda a dormir é o bisca,que apresenta aqui um conjunto de medidas de se lhe tirar o chapéu!
    qualquer uma destas ideias interfere directamente com o bem estar de todos nós e devem ser postas em prática o mais rápido possivel.

    ResponderEliminar
  2. muito bem bisca de três,nota-se que têm o trabalho de casa bem feito.
    as medidas que apresentam são necessidades bem reais e como vocês mesmo dizem fáceis de implementar.
    concordo com todas mas destaco uma,a consulta em horário pós laboral.
    seguir com esta ideia é apenas uma questão de boa vontade e organização que em muito beneficia o povo da freixianda.

    ResponderEliminar
  3. tenho concordar contigo bisca.

    ResponderEliminar
  4. Exelente trabalho!

    Em relação ás marcações de pessoas que não comparecem, vejam este exemplo:
    Eu estou cheio de dores, ligo para o centro de saude e a funcionaria diz-me que só para daí a duas semanas, eu acedo porque não tenho outra alternativa. Mas se entretanto fico pior, acabo por ir ao hospital e não espero pela consulta.
    Enquanto houver estes atrazos não podemos culpar as pessoas.

    ResponderEliminar
  5. Tenho que tirar o chapéu a estas ideias. Confesso que me surpreenderam, Continuem assim.

    Manuel Fernando (Ex-presidente da junta do PSD)

    ResponderEliminar
  6. Caro Bisca de Três,
    Deixo aqui o meu contributo para a salutar discussão que aqui propõem, com um ponto de vista crítico (e atenção que criticar não é dizer mal, mas antes opinar trazendo alguma mais valia para a discussão!).
    A ideias lançadas são um excelente ponto de partida para fazer uma reflexão alargada (que é aquilo que penso que vocês aqui querem fazer), sobre a qualidade e diversidade de serviços que são colocados à disposição da população Freixiandense.
    Depois de ler as propostas, tentei identificar as dificuldades que se adivinham para tentar implementar cada uma delas. E a conclusão a que chego é a mesma: como financiar estas medidas? Até que ponto se justificam?
    Estou em crer que a principal razão para a Farmácia Figueiredo não ter em stock determinados medicamentos é que, economicamente, isso não faz sentido, dada a fraca procura (e desculpem lá, mas essa de não se arranjar algo por encomenda não será bem assim).
    Da mesma forma, a manutenção de uma ambulância completamente equipada levanta questões do ponto de vista dos custos. Uma vida não tem preço, eu sei, mas o dinheiro tem que vir de algum lado, e os recursos humanos também.
    Solução para isto?
    A nossa dimensão geográfica funciona um pouco contra nós, temos muito território para pouca população (92,6hab/Km2 contra 110,3hab/Km2 de Caxarias, ou 122 do concelho de Ourém - dados de 2001, vamos lá ver como fica com Censos deste ano).
    Assim, temos que procurar parcerias, envolver as freguesias vizinhas (Formigais, Fárrio), pensar em projectos-piloto que permitam aferir das reais necessidades que temos, para que possamos encontrar soluções duradouras e que sirvam os interesses da população.

    ResponderEliminar
  7. Caro Marco
    Bem vindo à discussão!
    Se bem percebi o seu comentário, você tem duvidas acerca de alguns pontos da nossa proposta, mas concluo que os outros que não referiu, merecem a sua aprovação.

    Em relação ao financiamento, sei bem que tudo está dependente do dinheiro, ainda assim, devemos proteger a interioridade sob pena de no futuro sermos todos obrigados a ir viver para as cidades. A mim, se me perguntarem, prefiro a ambulancia a umas piscinas.

    Essa da dimenção geográfica, não percebo: temos mais territorio e mais população que Caxarias e isso funciona contra nós?
    Para resolver esse problema de densidade populacional, fazemos parcerias com Formigais e Farrio?

    Para concluir, podia explicar que projecto piloto está a pensar?

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  8. Á atenção de todos aqueles que muito criticaram este blog por nada construir,aqui está um conjunto de ideias inovadoras e concretas, sem recurso a propostas megalomanas ou fantasiosas
    se fossem realidade seria muito bom para todos nós.
    mas queria deixar mais uma, porque não a venda de medicamentos unidose na farmacia?

    ResponderEliminar
  9. Parabéns bisca pelas propostas apresentadas. São de facto objetivas e concretas, podendo ser de facil implementação. A questão da ambulância do INEM, embora concorde convosco, talvez seja a mais difícil de ser concretizavel...

    Batman

    ResponderEliminar
  10. parece-me que o facto de a farmácia não possuir um stock á altura das nessecidades não tem nada a ver com a fraca procura de medicamentos.
    o que verdadeiramente se passa é o seguinte,talvez para evitar o investimento,quando fata um determinado produto pedem-nos para voltar no dia seguinte ao que normalmente acedemos por falta de opção.
    resumindo,temos vários super mercados,cafés,bancos,restaurantes mas temos apenas uma farmácia que não precisa de se esforçar no atendimento aos clientes porque não tem concorrencia.

    ResponderEliminar
  11. sempre acreditei em vocês,sempre me pareceu que atrás deste anonimato existiam ideias próprias e iteressantes para a freixianda.
    hoje vejo que não me enganei,é disto que a freixianda precisa e não de promessas impossiveis ou projectos desnecessários.

    ResponderEliminar
  12. Caro Bisca de Três,

    Eu não discordo de nenhuma das propostas, decidi apenas aprofundar um pouco mais os temas e reflectir sobre a sua exequibilidade.

    Relativamente à questão do população e da área:
    A Freixianda tem menos habitantes por Km quadrado que Caxarias e que a média do concelho de Ourém. Isso torna mais difícil encontrar soluções sustentáveis.

    ResponderEliminar
  13. Pelo que percebo já se paga para ter uma segunda Ambulância na Freixianda, por isso com um pequeno esforço suplementar tudo se pode conseguir. Basta as pessoas unirem-se num objectivo o que na Freixianda nem sempre é fácil. Se as Juntas de Freguesia , a Câmara , O Comando dos BV de Ourém etc fundamentarem bem a questão o INEM mete cá uma viatura. Ou oferece uma daquelas que têm lá na garagem. MEXAM-SE...... Garanto-vos , bastava uma maifestação e um abaixo assinado.

    ResponderEliminar
  14. não me parece que os médicos estejam muito de acordo com esta situação das consultas em horário pós laboral.
    não porque não se pudesse fazer um ajustamento de horários e tornar esta medida possivel,o problema são os consultórios privados onde uma consulta de quinze minutos rende quarenta euros.

    ResponderEliminar
  15. Outras 2 propostas:

    Posto de Assistência a peregrinos de Maio a Outubro a funcionar para cada vez termos mais peregrinos nesta rota. Este posto poderia ter dormida ou não , comida ou não , mas sempre assistência médico/sanitária....


    Rastreios gratuitos a Tensão e aos diabetes á população das freguesias do norte do concelho ás saidas das missas , nas festas e feiras sendo a sua realização rotativa. Os bombeiros têm falado nisso , mas alguem tem que dar o empurrão para a sua efectiva realização.

    Sem muitos conhecimentos , mas ofereço -me desde já como voluntário para estas duas ideias.

    Paulo

    ResponderEliminar
  16. Estou disponivel para dar 500 Euros para termos uma viatura do INEM na Freixianda. Como eu se calhar há mais .... Vamos juntar-se ... Nós e os nossos precisamos de ser socorridos a tempo.
    Atenção nada tenho a apontar aos nossos bombeiros que muito já fazem com os meios que têm....

    a seu tempo saberão quem sou

    ResponderEliminar
  17. O Ideal seria uma SIV com a que está em Pombal. Uma Ambulância do INEM só por si não vinha acrescentar nada ao que já existe. Devido á nossa localização e visto as VMers estarem nos hospitais a SIV do INEM é a melhor opção.
    A SIV de Pombal já ajuda os Bombeiros de Freixianda quando é preciso e da sua tripulação faz parte um enfermeiro.

    SIV- Suporte Imediato de Vida

    ResponderEliminar
  18. uma das ambulâncias que está na freixianda faz apenas serviço de "taxi".
    o que ourém fez não foi colocar mais uma ambulância ao serviço dos freixiandenses,foi apenas uma forma de conseguir levar algum dinheiro da liga de amigos da freixianda para a sede em ourém.
    uma verdadeira cartada de mestre perante a passividade do povo da freixianda e dos proprios bombeiros.
    com o pretexto de garantirem mais e melhores meios de socorro á população os srs. de ourém negociaram com a liga de amigos uma segunda ambulância mediante o pagamento de uma verba para ajudar a suportar os custos.
    acontece que esta ambulância passa a maior parte dos dias a facturar em consultas a lisboa,coimbra etc.
    desta forma recebem da segurança social pelo serviço que prestam e da liga de amigos por um suposto aumento de meios ao serviço de todos nós.
    assim não há medidas que se consigam pôr em prática,os abutres não deixam!!

    ResponderEliminar
  19. mas importante que ambulância do inem era ensinar a populaçaõ a ligar 112 os meios vem pelo ar por terra

    ResponderEliminar
  20. Tomara voçes nao deixarem fugir o que tem...

    ResponderEliminar
  21. bem começam a dizer que querem "uma ambulancia do INEM" porque nao têm nenhuma...mas querem-na so porque é amarela?? é que a diferença de "uma ambulancia do INEM" para as duas que estão na Freixianda é so mesmo isso...a cor!! mas pronto, quem não sabe gosta de mandar coisas po ar!!
    depois alguém fala que o bom mesmo era uma SIV...também acho, mas secalhar um helicoptero é que era mesmo bom!! ate existe espaço para ele estar estacionado e tudo...

    pois secalhar existe mesmo uma ambulancia a fazer de "taxi" como alguém diz...mas são muito raras as vezes em que são precisas duas ambulancias em emergencia na Freixianda e arredores (felizmente)...

    depois têm outro problema!! ou julgavam que isto é so coisas bonitas...as vezes que acontece estarem as duas ambulancias na Freixianda, sair uma e depois ser preciso sair a outra e como é? tem que vir ambulancia de ourém porque não ha que saia com a que la ficou..é giro não é? ter duas ambulancias so para dizer que se tem...

    não julguem que sou contra estarem as duas ambulancias na freixianda..porque não sou!! mas há que analisar bem as coisas...e bem analisadas as duas que la estao sao suficientes...e tem dias em que são demais..

    mas se querem tanto uma ambulancia "igual à do INEM", não precisam de fazer nenhum abaixo assinado...juntem o dinheiro (qualquer coisa como €60 000) e comprem uma...e equipem-na como "as do INEM".. não se esqueçam é que ja la tao duas também "iguais"!!

    ResponderEliminar
  22. Em resposta ao Anónimo das 17:54.
    A ambulância que se encontra na secção da Freixianda que diz fazer só serviço de Táxi, é falso, trata-se de uma ABSC 01 (Ambulância de Socorro), a mesma só faz serviços de Emergência ou Urgência e não serviços de táxi como referiu.
    Encontra-se outra Ambulância ABTD 04 (Ambulância Transporte de Doentes), destinada a fazer serviço de ambulatório, consultas, fisioterapias, urgências e emergências.


    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  23. Insurrecto Meditativo8 de junho de 2011 às 20:11

    acha mesmo que é suficiente o que têm? você é um felizardo, mais do que tudo é muito importante ousar sonhar....
    é claro que é dificil, mas sonhar não custa nada

    velhos do restelo como você, vivem alegres com o que têm sem se atrever a ir mais longe, pensar á frente.

    o bisca presta um bom serviço á comunidade com este texto, por mim assino por baixo de tudo o que aqui foi escrito.

    ResponderEliminar
  24. @Insurrecto Meditativo

    não sei se o comentário me era dirigido...mas atrevo-me a contra-responder..

    aqui não se trata de ser "velho do restelo" ou nao, porque não o sou...e além disso não me viu criticar mais ponto nenhum do texto.

    trata-se de racionalizar meios, e neste momento a Vila de Freixianda encontra-se bem guarnecida com meios de socorro...não querendo entrar em polémicas, fico-me por aqui.

    mas uma coisa lhe digo, esta ideia não é como diz "ir mais a frente" é sim uma crise de ganancia por um carro amarelo!!

    ResponderEliminar
  25. ao comentario das 20:11 tolo....

    Aos

    IGNORANTES

    Os meios sediados nessa vila, tem funçoes especificas o que esses veiculos fazem ou nao so cabe aos responsaveis. Até vos deixo um convite inscrevam-se nos bombeiros da freixianda depois falem comigo aqui ou noutro sitio... Formalizem e fundamentem uma opiniao, não é so falar e opinar de intituiçoes. Por que seja o motivo a intituição mereçe o Respeito e dedicação de todos os Oureenses porque nao tem só a freixianda exitem mais....

    ResponderEliminar
  26. Resposta ao Anónimo das 16:53. A ambulância de socorro que está na secção da Freixianda, tem precisamente o mesmo equipamento que uma do INEM, só muda a cor, portanto caros cibernautas não se iludam com as ambulâncias Amarelinhas.
    Preocupem-se em ter meios Humanos para estes garantirem o mínimo solicitado. 1º intervenção sai da Freixianda sempre que possível, os meios complementares ao Socorro sairão sempre de Ourém.
    Agora fica a questão, quantas emergências têm por dia a freguesia???
    Temos de pensar nos Custos, manutenção das viaturas, combustível, pagamento dos vencimentos das pessoas que asseguram o socorro, gastos com material de saúde.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  27. ao comentario das 20:11

    Os velhos do restelo mostrao-te como é Insurrecto Mediativo !

    ResponderEliminar
  28. Gostei destes últimos comentários!! Porque se pedissem aos freixiandenses para ajudar a suportar os custos, todos virariam as costas!! Pensam que é tudo de borla!!! ABRAM os olhos, e tomaram vocês que aí fique uma ambulância!! Quanto ás ambulâncias do INEM não é chegar lá e trazer, porque tem de se garantir o posto!! Quantos aos serviços, pelas estatísticas não chega a 2 por semana, portanto.. será que se justificam 2 meios???? Vale a pena pensar nisto!

    ResponderEliminar
  29. Concordo com uma afirmação de um anónimo anterior em relação às ambulâncias " Tomara voçes nao deixarem fugir o que tem...", mas com a racionalização de custos não sei não....

    ResponderEliminar
  30. Olá

    Ao ler alguns comentarios lembrei-me destas quadras dos deolinda:
    "-Agora não, que é hora do almoço...
    -Agora não, que é hora do jantar...
    -Agora não, que eu acho que não posso...
    -Amanhã vou trabalhar..."
    (...)
    "-Agora não, que me dói a barriga...
    -Agora não, dizem que vai chover...
    -Agora não, que joga o Benfica...
    e eu tenho mais que fazer..."
    (...)
    "-Agora não, que falta um impresso...
    -Agora não, que o meu pai não quer...
    -Agora não, que há engarrafamentos...
    -Vão sem mim, que eu vou lá ter..."

    Não levem a mal, mas o melhor será cantarmos a parte do "agora sim..."

    ResponderEliminar
  31. Não interessam os numeros!!!!!! O que interessa é que quando estiver uma vida ou uma casa em perigo os meios estejam disponiveis......

    E por favor não falem no dinheiro. Não há dinheiro que pague uma vida.

    As estatisticas nada interessam....

    Quando quiserem dinheiro é só pedirem.

    Parabens ao Bruno Silva e á sua equipa na Liga de Amigos e força , nós estamos convosco para o que for preciso...

    ResponderEliminar
  32. Enquanto não se acabar com o sistema não entram bombeiros novos....

    E todos sabem a que me refiro!!

    ResponderEliminar
  33. A Liga de Amigos está a mostar vitalidade com os eventos que tem organizado. Parabens
    Não deixei faltar nada aos nossos soldados da paz

    ResponderEliminar
  34. nunca pensei que freixianda tinha tantos doutores para discutir saúde ....bom bom era vir para cá o hospital sta maria e codu de lisboa para freixianda nem precisava-mos de ambulancias,iamos de padiola..

    ResponderEliminar
  35. @Anónimo

    Nada interessa dinheiro, mas alguém tem de suportar os custos!! E por essa ordem de ideias, cada localidade tinha de ter: uma ambulância, veiculo de combate a incêndios (urbano/florestal) e desencarceramento, porque pode haver desastre em qualquer aldeia!! PENSEM em racionalizar, mais vale ter mais concentrado mas bom, do que andar aqui com casinhas de pau!!!!

    ResponderEliminar
  36. Boa noite. Como pode alguem dizer que os meios que estão na Freixianda sao sufecientes quando apenas temos uma ambulancia no quartel durante o dia e a outra anda não sei aonde? Quantas vezes acontece cruzar me com ambulancias dos BV Caxarias na Freixianda? Muitas vezes, acreditem. Será por termos meios a mais na Freixianda??
    Não me parece.

    ResponderEliminar
  37. Ha aqui pessoas que falam assim porque não moram cá....
    Se um familiar deles tivesse um acidente nas Parcerias e ficasse encarcerado!!!
    Não iriam ficar satisfeitos pela demora dos meios vindos de Ourèm pois não?
    Quem cá está é que ao longo dos anos tem sofrido na pele as consequências das distâncias ...

    Não querem que traga á baila os fatidicos incêndios de 2005 pois não? Os Srs de Ourem por e simplesmente esqueceram-se de nós. e os bombeiros da freixianda fizeram os possiveis sem meios

    ResponderEliminar
  38. Vamos ser mais bairristas e querer o melhor para nós lutando até ao fim pelos nossos interesses

    ResponderEliminar
  39. Sou formado em direito e se quisrem dou uma ajuda para escrever ao Sr Presidente da Républica e ao futuro Ministro da Administração Interna

    ResponderEliminar
  40. Boa noite e em resposta ao senhor do comentario das 22.54, e o seguinte não se pode ter na Secção da Freixianda como infelizmente nos outros corpos de Bombeiros uma ambulãncia para cada doente por isso o mesmo ver ambulãncias de Caxarias, a prestar auxilio quando necesario, ja agora digo a este senhor tambem uma coisa se isto acontece tambem e por que chamam o C.B.Caxarias em vez da Secção Freixianda e mais da proxima vez que vir uma viatura de Caxarias de uma vista de olhos ai pelos vossos estimados BOMBEIROS a ver se não esta la as Ambulãncias, ate breve.

    ResponderEliminar
  41. Caro amigo DEX! Quer que lhe diga porque é que encontra ambulâncias dos BV Caxarias na Freixianda?? Porque as pessoas da freixianda lhe ligam!! SEI o que digo!!

    ResponderEliminar
  42. È normal a vinda de ambulancias de Caxarias á freixianda, local de passagem para centros hospitalares, mais, quando os meios se esgotam vem os outros corpos de bombeiros vizinhos dar apoio, qual é o mal? que eu saiba e sei o que falo, já vieram á freixianda ambulancias de caxarias, ourém, fátima, tomar, barquinha, alvaiazere, como também já foram da freixianda a todos estes locais dar apoio sempre que nesseçário.
    estimem o que teem, e á população faço um desafio, colaborem com os bombeiros, perguntem as dificuldades que teem, o que nessecitam, apoem para que nos continuem a servir durante muitos e longos anos.
    Viva os bombeiros de freixianda, vivam os bombeiros do concelho de ourém

    ResponderEliminar
  43. diz um anónimo que a diferença entre uma ambulância do inem e as duas que estão na freixianda é apenas a côr!!!
    então talvez me queira explicar porque é que a uma chamam ABSC e a outra ABTD.
    se calhar têm alguma diferença não????

    ResponderEliminar
  44. já agora talvez me queira tambem explicar como é que é isso de não haver no quartel quem saia com a ambulância.
    a liga de amigos não paga a um motorista e a um maqueiro?

    ResponderEliminar
  45. Meu amigo das 00:25 a freixianda é local de passagem para centros hospitalares dos BV Caxarias? Não me diga que os Bombeiros de Caxarias, Ourém ou Fátima para ir para tomar ou leiria vão dar a volta á freixianda?
    Mas que fique claro que eu não acho mal cruzar me com Bombeiros de corporações vizinhas aqui na freixianda, pois se elas aqui amdam é porque andam a prestar um serviço necessário. Apenas não me diga que não vê os BV Caxarias várias vezes aqui na Freixianda, pois eu vejo. E se os nossos BOMBEIROS daqui não podem fazer melhor serviço é porque alguem lhes corta as pernas.

    ResponderEliminar
  46. ao anónimo das 20:28
    o amigo parece a estar um pouco confuso,primeiro diz que a freguesia não tem ocorrências depois mostra-se preocupado com os custos do combustivel e da manutenção.

    ó homem,se o carro não anda não gasta!

    ResponderEliminar
  47. Foram apresentadas um conjunto de medidas de muito boa qualidade e vocês, caros leitores, aproveitam logo para tratar de falar de outros assuntos, tais como ambulâncias para cá e para lá e porque sim e porque não. Façam discussão séria, não se ataquem.
    Parabéns Bisca de Três, agora sim, estão no bom caminho. Já quanto aos comentários que aprovam, deviam ser ainda mais cautelosos.
    Miguel

    ResponderEliminar
  48. encontram-se ambulâncias de caxarias porque as pessoas da freixianda lhe ligam.
    pois ligam,não sabe porquê? eu digo-lhe.
    porque ao longo de muitos anos quando se ligava para a freixianda a ambulância nunca estava,saia para as consultas ás 6 ou 7 da manhã e só regressava ao final da tarde.
    foi por isso que as pessoas se habituaram a ligar para caxarias,porque lá havia sempre.
    a freixianda sempre teve e continua a ter excelentes bombeiros que não têm qualquer responsabilidade nesta situaçâo,se não têm meios não podem responder aos pedidos.

    ResponderEliminar
  49. Caros amigos, isso de não gastar por não sair, alguém tem de pagar os vencimentos! O esforço da liga pode ser muito, mas existem alturas em que a ABSC (pros leitores que só ligan ao que convém, já foi explicado o que significa, Ambulância de Socorro) tá parada na secção e os moradores ao lado da secção ligam pra caxarias! É preciso é que comecem a dizer ás pessoas pra ligar pra freixianda, ou melhor, para Ourém! Ou melhor que isso, 112!!! Da maneira que isto está, é melhor começar a pensarem em fazer peditórios para sustentar custos!!!

    ResponderEliminar
  50. leiam o comentário das 17:54,esse é que é verdadeiro.
    quem o escreveu fê-lo com conhecimento de causa e há por aqui muita gente que o sabe.

    ResponderEliminar
  51. engraçado todos falam da cor da ambulancia,da sigla, queixam se de tudo e mais alguma coisa....contestam, reclamam acham que são muito espertos....
    mas curiosamente, ninguem desmente o tipo que diz que dinheiro que devia servir para os nossos bombeiros,está a ir para ourem.

    se isso for verdade é um caso de manifesta prepotencia e o habitual desprezo pela nossa terra que manifestam os senhores de ourem.

    ResponderEliminar
  52. O problema disto tudo são os abutres.
    Lembram-se desta musica? "" Eles comem tudo e não deixam nada"

    ResponderEliminar
  53. Boa tarde. Ao passar por aqui e ver toda esta conversa e ser eu um conhecedor da realidade dos Bombeiros da Freixianda apenas digo isto, na Freixianda os Bombeiros não evoluem mais apenas porque não ha interesse por parte da casa mãe (ourém) que evolua.

    ResponderEliminar
  54. Muito bem Amigo Marco, os teus comentarios é de quem sabe!

    ResponderEliminar
  55. Quando falam de bomneiros, percebesse que não estão dentro do assunto! os carros são unicamente de ourem, eles são os donos! agora pergunto eu? preferem ter uma so solução não viavel, ou ter outra mesmo não sendo perfeita?
    gostaria de ver respostas, de quem tiver coragem de dar a cara e fazer melhor! pois falar é facil! alguem tem coragem de ajudar a independencia? ou so para falarem em blogs?

    atentamente:
    Pedro Duarte.

    ResponderEliminar
  56. biscas o que vai nessa cabeças nem dizes o que sabe nem sabem o que dizem. Mas eles não culpados não tens uma palavrinha acrescentar. Algumas ainda se aproveitam outras enfim.....

    ResponderEliminar
  57. @d.sebasti�o

    caro d.sebastião já que pede não me custa nada explicar...
    em termos legais e como se encontra escrito na lei (quem quiser saber qual a lei que faça uma "piquena" pesquisa pela net que encontra) uma ABSC (Ambulância de Socorro) é uma viatura de Suporte Básico de Vida,com materila e tripulação destinados ao transporte e estabilização de vitimas até à unidade hospitalar. Por seu lado uma ABTD (Ambulancia de Transporte de Doentes)é uma viatura destinada ao transporte de doentes que não necessitem de apoio dutrante o transporte!! isto é o que diz a lei...no entanto, tanto a ABSC 01 e ABTD 04 que se encontram na freixianda são munidas do mesmo (identico) material, ou seja, a ABTD apesar de ser considerada ABTD, encontra-se equipada como ABSC...a unica diferença substancial é que a tripulação OBRIGATÓRIA de uma ABSC são 2 tripulantes, enquanto a da ABTD é de apenas 1. é esta a unica razao para que tal diferença exista...porque assim, serve a ABSC para a emergencia e a ABTD vai fazendo as suas consultas do dia a dia, sem correr o risco de ser autuada...

    mas caro d. sebastiao...se esta tao curioso em saber a diferença, nao me diga que nao é capaz de ir aos bombeiros da freixianda pedir para que lhe mostrem as diferenças...

    cumprimentos e passe bem...e volte la para alcacer quibir..

    ResponderEliminar
  58. Falem Falem Falem.... O presidente do INEM ja deu provas que sabe, mostrou resultados positivos e coisas inovadoras(ou seja amarela sedeada na freixianda), o proximo governo vai restruturar muita coisa (ja vao levar ripada).... Sei por fontes seguras que nunca vao ser independentes (carrega, pimba), quem paga ou deixa de pagar é com eles( pumba)... alguem concordou com tal coisa, só se sabe agora pk!? escasse-ou (boa gestao)
    Secalhar desde o inicio...(cal-te boca) E alias gostava de ver muita gente que comenta a gerir serviços e urgençia numa casa. Pensam que a intituiçao Bombeiros é uma "tasca" que é só pedir !?!?! (Tolos vistam a camisola)

    Em vez de se virarem contra a casa mae..... parem, pensem olhem, quem esta bem e mal... As vezes mais vale perder um minuto do que dizer coisas que no futuro se arrependam...

    ResponderEliminar
  59. Ao comentario das 23:12...

    Quem tudo quer tudo perde.


    Ao comentario das 14:26...

    Secalhar nao evoluistes nos teus conhecimentos de informação, agora so eu que digo nessa Vila todos querem mas poucos, mas mesmo poucos apareçem para a formaçao para prosseguir na carreira de Bombeiro... não é só falar bla bla bla aqui neste blogue, é preciso fazer,acontecer, realizar, e fazer ver as pessoas que investem ai.... identifico-me como "P"

    ResponderEliminar
  60. Cuidado que á muito nome começado por P

    ResponderEliminar