sexta-feira, 10 de junho de 2011

Propostas do Biscadetres - Educação

                                          

A entrada na escola é o início da formação escolar, cívica e moral de qualquer pessoa.

É na escola que aprendemos as primeiras letras e resolvemos os primeiros problemas. Mas é também na escola que aprendemos a viver em sociedade, a respeitar e a ser respeitados, a termos os nossos próprios valores e a aperfeiçoar com as experiências e dificuldades da vida, os homens e mulheres que seremos no futuro. Temos normalmente a tendência de avaliar a escola apenas do ponto de vista do conhecimento, da formação de alunos de top e da média das notas por eles obtida.
Não queremos com isto dizer que os resultados escolares não são importantes, o que dizemos é que têm sempre que ser complementados com formação adequada que permita uma integração na sociedade a todos os níveis.
A escola tem de ter um papel mais interventivo, não só a nível interno, com os alunos, associação de pais e encarregados de educação, mas também a nível externo com as diversas instituições e população em geral.

É muito importante que a escola se abra à comunidade, organizando e promovendo actividades extra-curriculares que contribuam para um melhor funcionamento da instituição e ao mesmo tempo para um enriquecimento dos valores pessoais e sociais de cada um dos seus alunos. É nesta linha que surgem as propostas do Biscadetres para a Freixianda na área da educação.


Em primeiro lugar a criação de um banco de livros: no final de cada ano lectivo as famílias seriam solicitadas a participar neste projecto doando os manuais escolares dos seus educandos a este banco de livros. Estes seriam depois redistribuídos no ano seguinte, mediante critérios e regras previamente estabelecidas pela escola. Os resultados práticos de um projecto desta natureza são um maior aproveitamento dos livros e consequente redução de despesas por parte das famílias e também a consciencialização dos alunos reforçando os valores de solidariedade e partilha cada vez mais importantes na sociedade actual.


Em segundo lugar a organização de grupos de voluntariado aproveitando o enorme potencial humano que a escola tem, que pode e deve ser rentabilizado. Além de permitir que sejam realizadas pequenas tarefas nos bombeiros, no centro de dia, na junta de freguesia, etc., este projecto tem a particularidade de proporcionar a estes jovens um contacto mais directo com todas estas realidades.

Por ultimo, a promoção de campanhas de recolha de roupa: todos temos em casa roupas em bom estado que por um ou outro motivo já não usamos. Na ausência de locais apropriados onde possamos entregá-la, acaba a maior parte das vezes, por ir parar ao caixote do lixo. Parece-nos que a Associação de pais em articulação com a escola, poderia liderar este projecto e retirar daqui uma preciosa ajuda para quem mais precisa, que, no momento difícil que se atravessa, somos todos nós. Normalmente este tipo de acções, quando bem organizadas e publicitadas, são um sucesso garantido.

De salientar que uma campanha deste género, tendo em conta as suas características, deveria ser feita ao nível de todo o concelho.

11 comentários:

  1. boa biscas,estás muito perto da perfeição.
    parabens por mais este excelente trabalho!

    ResponderEliminar
  2. boas.
    estas trêz propostas mais parecem de campanha eleitoral...mas eu aplaudo a sua ideia, só que como sabe existe na freixianda quem está a receber os subssidios para os filhos da escola,na ajuda aos livros etc, e depois esses pais dão TLM aos filhos de 100.00/200.00€.
    mas força que venha a dar certo e que ajudem quem precisa mesmo.
    paulo marques

    ResponderEliminar
  3. O problema, Paulo Marques, é nós estarmos habituados a só ouvirmos propostas aquando da campanha eleitoral.
    Acho que qualquer uma das três podia começar a ser implementada amanhã, para quê esperar até as proximas eleiçõe?
    Quando o bisca só critica devemos censurar, mas agora que apresenta esta serie de propostas, devemos colaborar com o debate e não....criticar!

    ResponderEliminar
  4. boas
    eu não estou a criticar a ideia, simplesmente estou a dizer o voçe decerteza sabe o que se passa com os sub. que essas familias recebem (não são todas,claro )e ter em atenção quando se for destribuir esses donativos.
    agora que á muita coisa a fazer pela nossa juventude isso dou-lhe toda a razão e ajudar quem realmente precisa, e até acho que estas iniciativas são sempre de louvar a quem as implementar.
    e o meu comentario sobre "parecem de campanha eleitoral", fez-me lembrar, que , só aparecem estas ideias quando se esta em campanha, mas esta neste caso foi depois.
    ok sr. MANUEL !!!
    paulo marques

    ResponderEliminar
  5. mas afinal o que faz mover o biscas?o que pretendem?
    concordo com a maioria das propostas, mas não entendo o que ganham com isto.....

    ResponderEliminar
  6. Podia ser, mas os professores têm mais o que fazer: cartazes contra a ministra e etc.. Já agora, isso conta para a avaliação?

    ResponderEliminar
  7. Das três só a primeira tem alguma coisa a ver com a escola. As outras duas tanto podiam ser da escola, como do Rancho, do Bestomontanha ou dos Jovens Sem Fronteiras. Isto de propostas para "Educação" está fraco.

    ResponderEliminar
  8. @n�o entendo.....
    O que ganho com isto?

    Ganho o prazer de provar que é possível fazer algo diferente, onde não há reconhecimento, nem medalhas nem louvores. E que num mundo agarrado ao sucesso pessoal, que condiciona toda a acção, há ainda motivação para levar este projecto em frente, apenas com a ambição de conseguir o melhor para a Freixianda.
    .
    Ganho o prazer de provar que é possível ser anónimo e contudo ser respeitador dos outros, porque a educação não é uma mascara que se põe quando os outros nos vêem e se tira quando estamos escondidos. Em termos de carácter, ou se têm ou não.

    Provar tudo isto é o que me move.

    ResponderEliminar
  9. O biscas o que te move é simplesmente uma tristeza! de alguem que não tem coragem de dar a cara! por muito pouco tempo ! pois no dia certo os nomes serão revelados! falta muinto pouco para o relatorio final! Até breve! meteram-se com o fogo e queimaram-se! enfim a tristeza da freixianda! um dos nomes está descoberto, mas quero mais! não são suposições, mas sim comfirmações que tanto o povo desejava! Até breve!

    ResponderEliminar
  10. será que o povo está mesmo preocupado em saber quem são os biscas?
    a mim parece-me que as preocupações do povo são outras bem mais importantes.

    ResponderEliminar
  11. são bons projectos,acima de tudo simples e de custos quase nulos.

    a questão dos manuais escolares é pretinente,são bastante caros e como os apoios ás familias são poucos esta poderá ser uma boa solução.

    os gupos de voluntariado também podem ser importantes,sobre tudo na parte dos bombeiros já que este contacto pode abrir caminho á inscrição de novos elementos.


    quanto á troca de roupas,para mim,é a melhor de todas as propostas que apresentaram.
    hoje em dia é perfeitamente normal vestir roupa usada,existem inclusivamente lojas um pouco por todo o lado.

    o avanço destes projectos depende quase em exclusivo da direcção da escola e da associação de pais.
    o mote está dado,esperamos que resulte!!

    ResponderEliminar