sexta-feira, 24 de junho de 2011

E você, vive melhor?

Numa análise ao desempenho da actual Junta de Freguesia é inevitável reflectir se se vive melhor na Freixianda, todavia para avaliar a prestação dos homens e mulheres que gerem a nossa terra, de uma forma justa e honesta sob o pressuposto do cumprimento dessa promessa implícita no slogan de campanha, apenas podemos ter em consideração o que realmente está ao alcance duma autarquia, sem esquecer a situação do país e tudo o que manifestamente está fora da sua esfera de acção.
Esclarecidas que estão as premissas que devem tutelar uma hipotética avaliação, a nota que nos ocorre seria um suficiente, longe ainda do bom ou muito bom, mas, ainda assim, positivo. Verifica-se que existe envolvimento, comprometimento e esforço dos líderes da junta para desempenharem bem as funções que os freixiandenses lhes confiaram. De salientar a seriedade e estabilidade que a Junta apresenta, bem como uma maior facilidade de dialogo com a população. A maior limitação que transparece será alguma falta de audácia para operar grandes mudanças ou grandes projectos.

Esta é a análise justa que podemos fazer. Elogios fáceis, endeusamento e outros delírios deixamos para os profissionais na área porque já têm experiência de muitos anos, e apenas tiveram que trocar as bandeiras. Desconfiamos, no entanto, que ainda as têm guardadas no armário só para prevenir futuras conjunturas.

Pensamos, nesta linha, que o MVM continuará a merecer a confiança dos eleitores quando for altura de renovar o mandato. Desde logo porque se verifica que a oposição é tão fraca agora, como foi quando estava no poder e nada melhor para representar esse vazio, essa falta de capacidade, do que reparar no silêncio a que se submeteram. Estão calados porque nada têm nada a acrescentar mas também porque esperam que alguém se chegue à frente, alguém para queimar, enquanto eles ficam atrás a cuidar da sua imagem, parados. Gente, portanto, que não interessa e que não podemos confiar para a causa pública.

Por outro lado parece-nos que estes autarcas, além das pequenas melhorias apresentadas, têm condições para fazer ainda melhor e há alguns indicadores de que tal irá mesmo acontecer. A bem da Freixianda!

O biscadetres não existe para atacar ninguém, muito menos a Junta de Freguesia.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Por Lisboa......

XIX Governo Constitucional

Acaba de ser oficialmente anunciada a composição do XIX Governo Constitucional, que tomará posse na próxima terça-feira, em que se destacam a concentração de diversas pastas num mesmo responsável, reduzindo assim o número total de Ministros a 11 (para além do Primeiro-Ministro); a distribuição dos cargos por 4 elementos do PSD, 3 do CDS e 4 independentes (Vítor Gaspar, Álvaro Santos Pereira, Paulo Macedo e Nuno Crato); e a juventude de alguns dos designados:



•Primeiro-Ministro – Pedro Passos Coelho

•Ministro de Estado e das Finanças - Vítor Gaspar

•Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros - Paulo Portas

•Ministro da Defesa Nacional - José Pedro Aguiar-Branco

•Ministro da Administração Interna – Miguel Macedo

•Ministra da Justiça - Paula Teixeira da Cruz

•Ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares - Miguel Relvas

•Ministro da Economia e do Emprego - Álvaro Santos Pereira

•Ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território – Assunção Cristas

•Ministro da Saúde - Paulo Macedo

•Ministro da Educação, do Ensino Superior e da Ciência - Nuno Crato

•Ministro da Solidariedade e da Segurança Social – Pedro Mota Soares

terça-feira, 14 de junho de 2011

Propostas do Biscadetres - Associativismo

Associativismo
Mais que uma demonstração de talento individual, inato, o associativismo é uma expressão de generosidade social, onde prevalece o sentimento de pertença a uma causa comum. Além da pureza que está na sua génese, a sua importância reside principalmente na capacidade de formar cidadãos, por oposição a uma sociedade que cada vez mais, privilegia e recompensa o individualismo.
Devemos apoiar e desenvolver as aptidões de um povo, e a Freixianda já demonstrou o potencial que têm no que respeita ao associativismo. Todos sabemos que a autarquia e o município não se têm esquecido desta mais-valia, facto, que não pode, porém, impedir-nos de tentar ir mais além.
Os apoios têm sido concedidos na forma de “subsídios”. O Biscadetres apresenta propostas que vão noutro sentido, que visam aproveitar melhor as potencialidades que as associações e diferentes comissões oferecem à nossa terra, numa lógica de optimização de recursos, que podem ser humanos, materiais ou financeiros.
Dividimos a nossa proposta em dois pontos essenciais:
- Criação de um agrupamento de Associações da freguesia.
Este agrupamento, que seria constituído sob a égide da Junta de Freguesia,  deveria ter representantes de todas as Associações, Comissões da igreja e equivalentes. Seriam realizadas reuniões periodicas e em alturas estratégicas a fim de desenvolver os seguintes temas:
a) Articular entre todas as Associações a programação anual das respectivas actividades.
b) Promover a permuta de bens, conhecimentos e serviços entre as colectividades.
c) Facilitar o diálogo entre as associações, a Junta de Freguesia e a Câmara Municipal.
- Elaboração de um plano de apoio geral da Câmara e da Junta de Freguesia às Associações.
Este plano visa aproveitar recursos que a autarquia já dispõe e colocá-los ao serviço do associativismo de uma forma mais justa. O apoio, não monetário, seria dado na realização da actividade e não de antemão. Apresentamos neste sentido os seguintes tópicos:
a) Prestação de serviços por técnicos da Autarquia que sejam necessários à concepção e desenvolvimento de investimentos, projectos e candidatura das Associações a fundos provenientes dos diversos organismos da administração pública.
b) Promover a formação de dirigentes associativos e técnicos, facilitando e incentivando as associações a abraçar novos projectos.
c) Cedência temporária de bens da autarquia e do município, necessários às associações para desenvolverem as suas actividades, nomeadamente, transporte, instalações, equipamentos e recursos humanos.
d) Ajuda na divulgação e publicitação das actividades das associações.

Seguir, ou não, alguma destas propostas, está na mão dos responsáveis das partes focadas. Pela nossa parte temos a certeza que são propostas viáveis, úteis e de forte impacto no associativismo da nossa terra, Freixianda.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Propostas do Biscadetres - Educação

                                          

A entrada na escola é o início da formação escolar, cívica e moral de qualquer pessoa.

É na escola que aprendemos as primeiras letras e resolvemos os primeiros problemas. Mas é também na escola que aprendemos a viver em sociedade, a respeitar e a ser respeitados, a termos os nossos próprios valores e a aperfeiçoar com as experiências e dificuldades da vida, os homens e mulheres que seremos no futuro. Temos normalmente a tendência de avaliar a escola apenas do ponto de vista do conhecimento, da formação de alunos de top e da média das notas por eles obtida.
Não queremos com isto dizer que os resultados escolares não são importantes, o que dizemos é que têm sempre que ser complementados com formação adequada que permita uma integração na sociedade a todos os níveis.
A escola tem de ter um papel mais interventivo, não só a nível interno, com os alunos, associação de pais e encarregados de educação, mas também a nível externo com as diversas instituições e população em geral.

É muito importante que a escola se abra à comunidade, organizando e promovendo actividades extra-curriculares que contribuam para um melhor funcionamento da instituição e ao mesmo tempo para um enriquecimento dos valores pessoais e sociais de cada um dos seus alunos. É nesta linha que surgem as propostas do Biscadetres para a Freixianda na área da educação.


Em primeiro lugar a criação de um banco de livros: no final de cada ano lectivo as famílias seriam solicitadas a participar neste projecto doando os manuais escolares dos seus educandos a este banco de livros. Estes seriam depois redistribuídos no ano seguinte, mediante critérios e regras previamente estabelecidas pela escola. Os resultados práticos de um projecto desta natureza são um maior aproveitamento dos livros e consequente redução de despesas por parte das famílias e também a consciencialização dos alunos reforçando os valores de solidariedade e partilha cada vez mais importantes na sociedade actual.


Em segundo lugar a organização de grupos de voluntariado aproveitando o enorme potencial humano que a escola tem, que pode e deve ser rentabilizado. Além de permitir que sejam realizadas pequenas tarefas nos bombeiros, no centro de dia, na junta de freguesia, etc., este projecto tem a particularidade de proporcionar a estes jovens um contacto mais directo com todas estas realidades.

Por ultimo, a promoção de campanhas de recolha de roupa: todos temos em casa roupas em bom estado que por um ou outro motivo já não usamos. Na ausência de locais apropriados onde possamos entregá-la, acaba a maior parte das vezes, por ir parar ao caixote do lixo. Parece-nos que a Associação de pais em articulação com a escola, poderia liderar este projecto e retirar daqui uma preciosa ajuda para quem mais precisa, que, no momento difícil que se atravessa, somos todos nós. Normalmente este tipo de acções, quando bem organizadas e publicitadas, são um sucesso garantido.

De salientar que uma campanha deste género, tendo em conta as suas características, deveria ser feita ao nível de todo o concelho.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Propostas do Biscadetres - Saúde

A saúde é sem dúvida uma das maiores preocupações de qualquer pessoa e nós, Freixiandenses, não fugimos à regra. Pequenas medidas teriam um efeito muito benéfico na saúde dos Freixiandenses.
A saúde, na Freixianda, tem três grandes intervenientes, o Centro de Saúde, a Farmácia e os Bombeiros. Tentaremos apresentar propostas que se fossem implementadas trariam melhorias a todos os Freixiandenses.
No caso do Centro de Saúde uma das grandes carências é a consulta em horário pós laboral, à semelhança do que acontece por exemplo no centro de saúde de Caxarias, onde o utente não precisa de perder um dia de trabalho para ter uma consulta, um dia por semana um médico devia dar consultas em horário pós laboral. Se tal é possível em Caxarias, porque não fazer o mesmo na Freixianda?
Outro problema é o tempo de espera entre a marcação da consulta e a consulta, aí o problema não passa só pelo Centro de Saúde, mas também pelos próprios utentes que muitas vezes marcam consultas às quais não comparecem, nem desmarcam, tal falta de civismo e respeito pelos outros utentes deveria ter uma penalização, o próprio sistema de vagas vive já na premissa, que existem utentes que não comparecem às consultas, portanto é uma situação, infelizmente, regular. Como é óbvio, para resolver o problema do tempo de espera, outro médico seria mesmo o ideal, mas temos noção das dificuldades existentes, para que tal venha a acontecer.
A farmácia Figueiredo existe na vida de muitos de nós, desde sempre, faz parte da nossa história e património comum, é uma das mais antigas do concelho, mas infelizmente não está a conseguir acompanhar a evolução que o comércio farmacêutico tem tido. As entregas em casa são já uma realidade em farmácias aqui bem perto, assim como um maior horário de funcionamento, outros dos problemas com que nos deparamos é a pequenez do stock, muitas vezes não tem os medicamentos prescritos pelos médicos e quando existem é em embalagens, ou muito grandes ou muito pequenas, e no caso de ser um medicamento específico, muitas vezes nem com encomenda conseguem arranjar.
Apesar de uma farmácia ser comércio privado, importa não esquecer que existem regras que limitam a abertura de novas farmácias, o que limita a livre concorrência, e mais do que atentar na justeza dessas regras, importava que a junta de freguesia ou quem de direito se reunisse com os donos da farmácia e lhes fizessem sentir o desagrado com esta situação para que a mesma se consiga inverter.
Os bombeiros da Freixianda são, sem sombra de dúvida aqueles que em caso de aflição e urgência, mais contribuem para a nossa saúde, muito fazem com os poucos meios ao seu dispor. Neste momento existem já duas ambulâncias, mas mais do que duas ambulâncias normais de transporte de doentes, o que faz realmente falta é uma ambulância do I.N.E.M. com tripulantes capacitados para a mesma, que faça cuidados pré hospitalares, e conduza os sinistrados o mais rápido possível às urgências do hospital mais próximo e retorne á Freixianda também o mais rápido possível, e ai permaneça.  Atendendo á situação geográfica da Freixianda (a 35 km do seviço de urgências mais próximo) este género de ambulância, mais do que um capricho, é uma necessidade real que muitas mortes poderia evitar, ela já existe em Ourém, mas de Ourém à Freixianda são 22 km, muito longe para uma urgência, e em alguns caso, infelizmente, tarde de mais.
Neste texto há medidas de simples implementação e outras reconhecidamente difíceis de conseguir, mas vale a pena lutar por elas para se conseguir ter melhores cuidados de saúde na nossa freguesia. Se apenas uma se conseguisse implementar já seria uma vitória, para todos.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

1º Rally Rota do Catrepe



Uma excelente iniciativa, estão de parabéns as entidades organizadoras.
Junta de Freguesia Freixianda e Liga de Amigos dos Bombeiros Secção Freixianda.
Um evento a não perder.

Resultados eleitorais Freguesia Freixianda


 Legislativas 2011



PSD 969- 69,56%

CDS-PP 166- 11,92%

PS 152- 10,91%

BE 14- 1,01% 

CDU 12- 0,86%

MPT 5- 0,36%

PAN 5- 0,36%

PND 4- 0,29%

PNR 3- 0,22%

MEP 3 -0,22%

PTP 3- 0,22%

PPM 2- 0,14%

PCTP/MRPP- 2 0,14%

POUS 0 0%

PDA - 0%

P.H. - 0%

PPV - 0%

sábado, 4 de junho de 2011

Propostas do Biscadetres - Introdução

Desde o inicio do projecto Biscadetres que os nossos leitores têm emitido regularmente diferentes apreciações sobre o nosso trabalho.
Para nós todas são importantes e contribuem de igual forma para que este blogue esteja cada vez mais à altura dos desafios a que se propôs.

O Bicadetres está muito para além de interesses pessoais, protagonismos ou picardias que em nada contribuem para o bem da nossa terra.
A ideia que serve de base à criação deste espaço é a de promover o debate de ideias construtivas e objectivas que de alguma forma possam incutir nos Freixiandenses uma outra vontade e uma outra dinâmica.

Se queremos que se viva melhor na nossa terra, temos de ser os primeiros a fazer por isso, é necessário e urgente um esforço colectivo que permita dizer sem reservas que somos uns orgulhosos freixiandenses.
Foi a pensar nisto que o Biscadetres elaborou um conjunto de propostas que nos parecem de fácil implementação e que podem vir a alcançar resultados bastante proveitosos para todos.

Ao longo das próximas duas semanas vamos apresentá-las aos nossos leitores para que possam ser avaliadas, comentadas, e quem sabe melhoradas.
Fazemos aqui um apelo para que comentem e dêem a vossa opinião. Todos somos, sempre, poucos pela Freixianda.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Brevemente

O biscadetres acha que sim, que é possível transformar
 
a Freixianda numa terra melhor, socialmente mais justa
 
e mais unida. Ao longo das próximas duas semanas
 
vamos mostrar como.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Mais um excelente post do Carlos Gomes, no seu blog, que recomendamos vivamente: http://auren.blogs.sapo.pt/. E devido à sua importancia para os Freixiandenses resolvemos,com a devida vénia ao seu autor, aqui publicar.
"PAVIMENTO NO LARGO JUVÊNCIO FIGUEIREDO ONDE SE REALIZA O MERCADO NA FREIXIANDA VOLTA A FICAR DESTRUÍDO

O-Mata Municipal 007



O pavimento do Largo Juvêncio Figueiredo, na Freixianda, está de novo bastante danificado e a exigir novas obras de repavimentação. As pedras partidas, os candeeiros derrubados, as grelhas de iluminação vergadas ao peso dos veículos que ali circulam e estacionam. As últimas obras de restauro que ali se efectuaram tiveram lugar há pouco mais de um ano.


O-Mata Municipal 004




Decididamente, o tipo de pavimento que ali foi colocado não é o mais apropriado para um recinto onde semanalmente se realiza um mercado no qual os comerciantes têm necessidade de instalar as suas tendas. Para o fazerem, são cravados ferros no pavimento que, além de representarem um perigo para a circulação de invisuais e outras pessoas de locomoção reduzida, danificam sistematicamente aquele local obrigando a constantes obras de recuperação com os custos daí inerentes.



O Largo Juvêncio Figueiredo possui todas as condições para se tornar num magnífico espaço nobre da vila da Freixianda. Com as suas dimensões invejáveis, aquele local poderia transformar-se no ponto de convívio social, atraindo os freixiandenses e todos quantos nos visitam. Um espaço de grande animação cultural, privilegiando as esplanadas e os espectáculos ao ar livre, dotado de árvores de sombra, mobiliário urbano e áreas de parqueamento adequadas.



Por outro lado, o mercado semanal que ali se realiza poderia funcionar em condições mais condignas, porventura em local próximo, com instalações sanitárias adequadas, limpeza urbana apropriada e área coberta para venda de víveres e outros produtos alimentares. Um sítio adequado à colocação de tendas sem causar danos no pavimento e, sobretudo, num local que não provoque congestionamentos de trânsito e obstrução á saída das viaturas dos bombeiros.



Nos moldes em que actualmente aquele mercado funciona, num local que não está minimamente vocacionado para a realização de uma feira, não beneficia os próprios comerciantes nem permite a valorização de uma das mais magníficas praças no Concelho de Ourém – o Largo Juvêncio Figueiredo."
O-Mata Municipal 001





O-Mata Municipal 002

O-Mata Municipal 003

O-Mata Municipal 010
O-Mata Municipal 006