quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Dois anos depois

Em Outubro de 2009 o povo da Freixianda votou, democraticamente, afastou o P.S.D. e o Sr. Francisco Caetano da presidência da junta de freguesia.
Um discurso de mudança e total ruptura com as politicas do passado protagonizado pelo Movimento independente Viva Melhor, gerou na população grande expectativa e revelou-se decisivo na hora de entregar ao M.V.M. a condução dos destinos da Freixianda.

Foi um acto eleitoral marcante na história desta freguesia, não só por se tratar de um movimento cívico e independente mas também por ter sido elemento gerador de uma onda de esperança e união sem precedentes.
O Presidente Rui Vital e a sua equipa obtiveram uma maioria expressiva que demonstrou bem a vontade de mudar dos freixiandenses.

Mas afinal valeu a pena esta mudança?
O que se vai fazendo na Freixianda vai de encontro às expectativas da população?
E em relação ao futuro quais devem ser as prioridades?

Dois anos depois o Bisca De Três entende ser importante fazer um balanço da primeira metade do mandato e projectar a outra metade do ponto de vista dos freixiandenses. Não queremos, obviamente fazer julgamentos antecipados, nem promover a critica fácil e vazia, queremos sim propostas fundamentadas e ideias progressistas e ambiciosas que possam ajudar a Freixianda a crescer e a superar os tempos difíceis que se vivem.

Ao publicar este artigo o Bisca De Três pretende apenas servir de elo de ligação entre os freixiandenses e o executivo da Junta e ser parte activa no debate dos problemas e na busca de soluções.
Mais do que falar do passado importa sobretudo projectar o futuro, é urgente unir esforços e levar por diante o lema que serviu de base a esta candidatura:

“Viver melhor na nossa terra”.

Caro leitor use a nossa caixa de comentários e faça-se ouvir.

20 comentários:

  1. Tu deves é andar a fumar gansas
    quem te ouviu á uns tempos atras e quem te houve agora

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "gansas"? já ouvi falar em comer gansas mas nunca em fuma-las...

      Eliminar
  2. TRABALHO DESTE EXECUTIVO? o asfaltamento da estrada principal, o presidente diz por ai que foi a primeira obra da sua competencia, não se lembrou foi de falar verdade, foi o senhor Queitano que assinou o contrato com o empreiteiro.
    A escola, o presidente anda todo contente, diz que foi ele e o presidente da camara atual que foram o pai da escola, pois tambem este progecto já vinha dos anteriores executivos.
    A limpeza dos rios é outro progecto que vem do anterior executivo.
    O asfaltamento da estrada dos abades e outras na freguesia tambem vinham do anterior executivo.
    Mas á mais, é só se deslocarem á junta de freguesia, e pedirem para consultarem as atas.
    Das promessas feitas por este executivo so vemos uma, que foi a extinção da taxa da casa mortuaria.
    Lembrem o Sr. presidente que está na hora de cumprir aquele acordo que ele assinou com o atual pr. de camara, naquela tarde de campanha no centro da freixianda, com vaca e porco no espeto e com aquele artista famoso de nome toy e para o final com o duo musical mikas.
    Mas á mais, até breve.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. mas existem mais projectos de anteriores executivos,não queres falar deles?
      zona industrial e posto da gnr por ex,rede de esgotos a sul da freguesia,este com inicio marcado numa placa colocada á pressa uma semana antes das eleições.

      este comentário parece-me um excelente contributo para esclarecimento dos freixiandenses:
      quem quiser obra feita vota mvm,ideias,palpites e boas intenções qualquer um dos outros.

      Eliminar
    2. se queres falar de comes e bebes á borlix e promessas por cumprir,ui ui,tens muito que penar.cuidado com os teus telhados,são de vidro e podem quebrar.

      Eliminar
    3. "qualquer um dos outros" o raio que te parta, querem obra feita e mudança vota P.C.P.

      Eliminar
  3. eu não sei quem é o pai das estradas,da escola nem da limpeza dos rios.
    uma coisa sei,todas estas obras tiveram inicio no mandato do M.V.M..
    existe,penso eu, uma grande diferença entre projectos,ideias e vontades e a obra realmente feita.

    assinar contratos é fácil,dizer agora que tudo isto já estava pensado tambem mas nunca será possivel retirar mérito ao autor da obra.

    ResponderEliminar
  4. Realmente já não se via comentários a uns tempos, por isso estou boquiaberto com alguns deles, primeiro gostaria que o antigo presidente da junta fosse tratado pelo nome Caetano, e depois dar o mérito não a quem adjudicou e assinou mas a quem conseguiu realmente terminar as obras. De projectos e assinaturas está o nosso pais cheio, quem meta mãos a obra é que nem por isso. Independentemente da cor politica de cada um dos freixiandenses devemos unir-nos por um presidente que faça algo pela terra e este tem feito, e cumprido com aquilo que esperamos dele. até prova em contrário tera o meu apoio. um bem haja a todos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. honestamente, acho que realmente o Rui tem mostrado mais obra que o Caetano, mas a bem da verdade não acho que por exemplo o centro escolar tenha sido progetado neste mandato, o que se passa é que independentemente de quem conclui as obras o importante é elas serem feitas.

      em relação á união em torno do presidente acho um pouco idiotice o que precisamos é de vozes discordantes e que pensem por elas e criticar ou discordar é sempre saudavel e produtivo.

      aproveito para dar os parabens aos autores deste blog, seria bom darem a cara com o nivel de ideias que já aqui deram seriam sempres pessoas a ter em conta numa futura junta.

      cump.
      Luis silva

      Eliminar
  5. e o eterno futuro parque de merendas,tem projecto e contrato assinado ou é apenas um espaço comprado á pressa sem pensar bem no que se queria fazer?
    ideias há muitas,umas boas outras más outras que nunca deveriam ter passado pela cabeça desses senhores!

    ResponderEliminar
  6. ainda tenho esperança3 de fevereiro de 2012 às 17:44

    perioridades futuras???

    a primeira de todas as propostas do mvm:
    "exigir a revisão do PDM. se forem capazes de o fazer podem ter a certeza que nunca mais ninguem duvidará das vossas capacidades.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. não podia estar mais de acordo com o "ainda tenho esperãnça".

      Eliminar
  7. Se virem o sr. presidente procurem-lhe se já encontrou terreno para a construção da piscina que o pr. de camara prometeu para a Freixianda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. a mim parece-me que a construção das piscinas foi mais uma promessa do tipo fica bem e dá alguma graça á campanha.
      na realidade nunca a câmara ou a junta pensaram a sério nesse projecto nem tiveram qualquer intenção de o executar.

      como sabemos a vizinha freguesia de caxarias dispõe deste equipamento,logo,não se justifica de todo uma piscina pública tambem na freixianda.

      de qualquer forma fica o ex.do valor da palavra destes srs.(zero)e a falta de vergonha e respeito pelas pessoas quando se faz este tipo de promessas.

      por acaso as piscinas até nem fazem falta,mas a revisão do pdm,a zona industrial,o saneamento básico sim fazem muita falta e temo que tenham a mesma sorte das piscinas.

      Eliminar
  8. alcatroamentos, limpesas de rios e valetas,embelesamento de rotundas,limpesas e manutensoes da vila tem sido efetuadas ao longo de varios anos e de varios mandatos.

    sobre,zona industrial e revisao do pdm,que a meu ver,devem ser neste momento,as prioridades de resoluçao no que a junta de freguesia diz respeito,nao se ve luz ao fundo do tunel. mg

    e a verdade e que a populaçao nao mudou o sentido do voto a pensar em coisas futeis como um pedaço de alcatrao ou uma limpesa de valetas,mas sim a pensar na concretizaçao dessas tais obras que poderao trazer algum dinamismo e crescimento a freixianda.

    ResponderEliminar
  9. caro anonimo| gostaria de deixar uma questão! quais as competencias de uma junta? rever o PDM ? ou pressionar como tem feito ! fazer zonas industriais ? ou presionar como tem sido a pratica geral ! então os anteriores tem reparado fontes, rotundas, e limpesa de valetas ! então vejamos,sou do casal pinheiro e ja não me lembrava de ca ver niveladoras, na limpesa de valetas, ou caro anonimo, então a fonte da cabeça da cabra estragasse muito, antes destes a repararem até metia nojo, e a rotunda por exemplo da perucha! tinha realmente uma oliveira que nem cuidada era! são alguns exemplos mas se pensarem bem ha muitos mais!!!! ja agora digo tambem a pouco falavam do centro escolar, eu lembro me da quela placa ha anos, e com este executivo Camara/Junta, teve meses! sabem o que vos digo ! e me apercebo ! OS OUTROS FAZIAM PUBLICIDADE ENGANOSA ; estes nem publicidade fazem, mas vesse obras. e isso é que eu como cidadão desta vila Quero ver, nem que seja o padre a fazelas! digo sem duvidas, VIVEMOS MELHOR . deixo uma palavra de coragem a estes executivos, pois muito tem feito para os tempos que vivemos. força e continuem, que quem critica estupidamente é porque não tem reais argumentos: continuem assim, sem prometer, prometer, mas sim FAZENDO E CUMPRINDO.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. caro anonimo,enfeitar rotundas,pintar fontes,limpar valetas etc é muito bonito e pareçe bem.
      mas o que o presidente da junta rui vital prometeu aos freixiandenses em geral e a mim em particular,foi a execuçao desses,difiçeis mas extremamente necessarios projectos para a nossa vila.
      acho siceramente que para ter alguma credibilidade nao deve prometer o que segundo voce diz,nao é da sua competencia,cumprir.
      isso tem vindo a ser feito pelos ateriores executivos,o que levou os freixiandenses a afastalos e apostar na força e vontade de mudar.
      peço desde ja desculpa ao presidente pela minha pressa pois ele garantiu me a resoluçao destes projetos durante o seu mandato,e como ainda vai a meio nao esta ainda de forma alguma a faltar ao prometido.
      acho tambem que nao contribui para um cada vez melhor desempenho da nossa junta o facto de agumas pessoas quererem andar com a junta ao colo contentando se com as obras basicas e nao exijindo as grandes obras por eles prometidas.
      acho tambem que nao se deve entender qualquer critica ou opiniao como ofensas aos que todos dias dao o seu melhor pela nossa freguesia.
      mas embora respeitando os acho que nao devem estar imunes a criticas ou reparos,tal como os fazemos em nossas casas ou nos nossos locais de trabalho sempre sem querer ofender nimguem.

      mg.

      Eliminar
  10. caro anonimo!!!
    ja pensou ir expressar a sua preocupação, revolta as reuniões de assembleia, ou voce é mais um dos que expressa por net! , sem coragem de dar a cara, porque esta a criticar, antes de perguntar? o presidente poderá ter muito mais para te apresentar, e até te calar! tem calma, camarada amigo, ele ainda tem muito para apresentar, mas sabes desde que este jovem esta no pder, vejo muita coisa diferente na nossa terra, pelo menos é a minha opinião e a de quem falo. tem imensa pena de não ter acreditado no inicio, e hoje me arrependo!!!! força, porque quem critica por vezes nem sabe o que diz. beijos

    ResponderEliminar
  11. junta de freguesia é boa é para limpar valetas

    ResponderEliminar