quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Entrevista com João Filipe Oliveira

                Hoje entrevista com o candidato da CDU João Filipe Oliveira.
 
- Quais os motivos que o levaram a avançar como candidato à junta de freguesia?
Protestar contra os partidos que nos meteram no buraco da Troika: PSD, CDS e PS. Farto desse tipo de políticas. Além disso, sempre estive ativo nas autárquicas, disposto a ajudar se quiserem a minha ajuda. Umas vezes fui eleito, outras não. É a democracia.
 
-Quais os principais objetivos para a freguesia da sua lista?
Ordenamento do estacionamento nos dias de mercado; promover a limpeza e aproveitamento dos campos abandonados; promover a descentralização dos serviços, dentro da(s) freguesia(s) e do concelho.
 
-Porque devem os Freixiandenses votar na sua lista?
Porque a CDU não é um bicho-papão. Há muitos casos de autarquias CDU que são verdadeiros exemplos de serviço à população.
 
-O que vai mudar em concreto se for eleito?
Não sei. A junta, a câmara e as assembleias são órgãos com muita gente. As decisões são por votação. Ninguém é o D. Sebastião que vai com a espada mágica mudar tudo em concreto. O que eu queria que mudasse desde logo era que parassem com a concentração dos serviços. Em vez de os levarem para longe das pessoas, que os aproximassem.
 
-O que vai fazer para contrariar o abandono a que a Freixianda tem sido votada pelos sucessivos executivos camarários?
Essa é uma batalha diária, não se faz com anúncios à boca das urnas: agora é que vão mesmo, mesmo, mesmo requalificar a estrada não sei quantos de Caxarias à Freixianda. Agora é que é mesmo! Agora é que vão simplificar a burocracia dos serviços camarários. Agora é mesmo a sério! Estamos cansados de alcatroamentos à pressa para iludir o pessoal (Alô, Casal Pinheiro e Ramalheira!). Mas quem tem de fazer essa batalha diária são os eleitores, não são só os eleitos. Porque nestes quatro anos, perante a indiferença de todos, em passinhos de lã, esvaziou-se um pouco mais a Freixianda. Por exemplo, desfez-se o Agrupamento de Escolas, acabou-se a direção, e agora até as reuniões de professores são todas feitas em Ourém. Será que isso é indiferente? Talvez seja. Será que isso é mais uma pedra a levar-nos mais ao fundo?
 
-Para terminar, quer deixar uma mensagem aos eleitores?
A CDU oferece aos eleitores a "terceira" opção. Quem não se contenta com as duas do costume (o CDS evaporou-se, os Independentes era só para disfarçar), tem outra escolha. Era uma pobreza ver em 3 freguesias juntas aparecerem só duas listas. Nisso a CDU já dá um bom sinal. E, em tom irónico, prometo que se ganhar as eleições não vou fazer a nacionalização da Freixianda inteira logo no dia a seguir! Aliás, se calhar já nem ia a tempo, porque a M. Luís Albuquerque das Finanças com os impostos dela é capaz de tomar conta de tudo o que temos, para o ir entregar à Troika!


Não perca sexta-feira entrevista com Rui Vital!!!

18 comentários:

  1. GRANDE PROF.
    tens o meu voto
    mas atenção a espada mágica pode ser a do rei Arhtur
    ou então aquelas que os marroquinos vendem nas feiras com uns sons e luzes a piscar

    ResponderEliminar
  2. eu voto CDU!!!! FORÇA JOÃO!!!

    ResponderEliminar
  3. o que é que os comunistas alguma vez fizeram de jeito? boa gestão autárquica? tipo sergio carrinho da chamusca? eu voto Manuel Fernando.

    ResponderEliminar
  4. estamos mal quando um candidato a presidente de uma junta de freguesia afirma que um dos motivos que o levou a candidatar-se é protestar. na verdade,pensava eu que o principal objectivo de um presidente de junta era trabalhar para o bem da freguesia e fazer orelhas moucas a prtestos, sobre tudo quando apenas pretendem destabilizar nada tendo de construtivo. pelos vistos estou enganado!!!
    mais mal estamos ainda quando lhe perguntam em concreto o que vai mudar caso seja eleito e o homem pura e simplesmente responde "não sei"
    acredito nas capacidades do professor joão oliveira,na sua seriedade,na experiência que tem nomeadamente ao nivel da educação,na vontade de ajudar a freixianda a crescer e em mais alguns valores que compoeem a sua personalidade no entanto com este partido e este discurso tipicamente comunista penso que não será eleito presidente nem sequer membro da assembleia de freguesia.
    o estacionamento em dias de mercado sò será reorganizado se alguma vez a feira se realizar noutro sitio, o que eu não acredito, quanto aos campos agricolas nunca mais serão cultivados, sabe porquê? não são rentaveis,ponto final.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A pior coisa em Portugal nos últimos tempos foram as atuais políticas do PSD. Como é que protestar não havia de ser um dos grandes motivos? A nossa arma é o voto.

      Eliminar
    2. Não sei o que vai mudar, porque ninguém muda o mundo sozinho. Na pergunta está implícito um erro, que é achar que a solução mágica está nas "lideranças". Eu acho que a solução está na participação democrática, na partilha de opiniões de muitos. O que vai mudar? Não sei. Sei o que gostaria de mudar, mas não tenho a mania de que eu é que sei tudo.

      Eliminar
    3. Sobre as três propostas concretas, não disse que a descentralização também era impossível. Tão impossível como as outras duas. Mas sobre a impossibilidade de resolver o estacionamento ou de tirar rentabilidade dos terrenos, respondo-lhe com uma citação literária: "Não é possível ir além do Bojador", dizia o velho numa peça de teatro de Sophia. Mas no fim da peça Gil Eanes voltou do Bojador e tinha mesmo dobrado o cabo.

      Eliminar
    4. o joão filipe afirma nesta entrevista que a freixianda perdeu o agrupamento de escolas,que os prfessores têm de se deslocar a ourem para as reuniões,que foi extinta a direcção,em suma não mandamos cá nada!
      mas então porque é que não se insurgiu publicamente há mais tempo sobre esta questão?
      acha que este asunto é da competencia de um presidente de junta?
      esta triste situação a que chegou a escola da freixianda tem culpados? quem são?
      não é a si que quero criticar mas ao sistema que esta implementado,todos sabemos o que esta mal mas ninguem denuncia,conhecemos os bandidos mas não lhe apontamos o dedo,temos medo de falar porque podemos precisar e acima de tudo não vamos á luta.
      o que diriam de nós os que lutaram sem nunca baixar os braços para que a escola c+s fosse uma realidade?

      Eliminar
    5. Se a defesa das escolas é um assunto do presidente da junta? Pois é! Primeiro, porque a autarquia pertence ao conselho geral. Depois porque o ordenamento do território (a famosa carta educativa) passa pela Assembleia Municipal. O presidente da junta da Freixianda estava num e na outra.

      Quanto às opções de ordenamento do território, não é por acaso que o único agrupamento EXTINTO no nosso concelho foi o da Freixianda. O de Caxarias mantém-se. Não é por acaso que é nas franjas do concelho que se exerceu a pressão da EXTINÇÃO de freguesias. A fase do crescimento e do progresso parece ter passado. Como já disse antes, estamos a atingir o ponto alto da extinção à força da Freixianda e arredores.

      A moda do momento é a concentração de meios, a "racionalização", sem ver o reverso da medalha: aumento da desertificação, redução da eficácia, complicação do que podia ser simples.

      Se há culpados para a presente situação da escola? A lista é longa e inclui eleitos (nacionais e locais) demasiado distantes, eleitores alheados, burocratas que desconhecem a realidade, políticos que têm carreiras para gerir, professores que estão fartinhos de tanta treta que constantemente vem de Lisboa.

      De qualquer maneira, a escola era só um exemplo, porque é fácil ver o presente e adivinhar o futuro.

      Insisto, isto é apenas mais uma face da atual política do PSD, que continua a política do PS: retirar às populações o mais possível o acesso aos serviços, promover a desertificação generalizada do país. Cabe às autarquias, aos vários níveis (Assembleia de Freguesia, Junta de Freguesia, Assembleia Municipal e Câmara Municipal), contrariar esta insensatez.

      Se protestei contra tudo isso antes? Sim, nos locais onde tinha voz. Como são locais sem destaque, e como ninguém me deu mandato para ser representante de ninguém, as vozes de burro não chegaram aos céus.

      E isto faz-me regressar ao princípio da entrevista: sou candidato contra estas políticas, iguais tanto no PSD-CDS como no PS; tanto a nível nacional como a nível concelhio. Pela CDU, obviamente. Qual era a alternativa? Se for eleito terei um pouco mais de voz para protestar.

      Eliminar
    6. podemos falar de algo mais que professores e funcionários públicos em geral?
      chega o governo e a televisão não falarem de outra coisa
      por favor discutam a Freixianda.

      Eliminar
    7. Discutir a Freixianda? Vamos então imaginar a evolução da Freixianda desde 1990 até hoje sem a escola. Ou o futuro com a escola reduzida a umas salas onde os professores de Ourém vêm dar umas aulas. Ou com os alunos a irem à escola a Ourém, como nos anos 70 e 80. Isso é que era progresso, avanço e modernidade.

      Se fosse de serviços médicos também era de funcionários públicos. Se fosse de descentralização de serviços autárquicos também era de funcionários públicos.

      Discutir a Freixianda é o quê? É discutir onde falta alcatrão? Também é, mas é um bocado mínimo.

      Eliminar
    8. 90 por cento da freguesia não é funcionaria publica, apenas quer os votos desses?
      reflorestação, prevenção de incêndios, limpeza do nabão, turismo(agroal)
      cultura, apoio a empresários com o intuito de criar emprego e assim fixar jovens na freguesia,ligação a ic9, continua a achar que funcionários públicos é o que mais interessa? pense melhor a 90 por cento apenas é já maçador e revoltante ver a sua classe a defender direitos adquiridos com unhas e dentes pergunte a um agricultor de 80 anos que sobrevive com 250 euros o que acha da reforma de 3000 euros dum professor, e acham que é um roubo se lhes cortarem uns tostões.
      depois de ponderar sobre isto se ainda continuar a achar que professores e funcionários públicos é o que mais importa aos eleitores da Freixianda acorde não é!!!!

      Eliminar
    9. Mas não se trata de funcionários: o que se trata é de ver encerrar os serviços. O que fizeram às extensões de saúde primeiro, fizeram depois às freguesias. O que começaram a fazer aos Correios, é o que começaram a fazer à escola EB2,3. O que está em causa é a manter ou perder serviços de proximidade. Isso não é irrelevante.

      O resto também. A entrevista destaca 3 medidas, onde se inclui a revitalização dos campos abandonados. O nosso programa também refere o Agroal, etc.

      Eliminar
    10. Outros pontos (em parte já aqui falados na outra entrevista):

      ligação ao IC9, é um sonho. Não há dinheiro, não há circo.

      Apoio a empresários, se houvesse uma fórmula já inventada para isso!

      Limpeza de matas, campos agrícolas e cursos de água, reflorestação, disponibilidade de campos para serem cultivados: concordamos conscientes de que não há dinheiro mas pode haver solução. Os campos férteis e a abundância de água são recursos mal aproveitados. Riqueza deitada fora.

      Podíamos acrescentar: saneamento básico no resto da freguesia. A solução que o PS encontrou parece-nos assustadora. Uma PPP com aumento de custos para o utilizador que chega a triplicar as tarifas atuais.

      Eliminar
  5. Quanto às pensões, mesmo se não faz parte do debate autárquico, duas coisas rápidas. 1. Os valores estão exagerados para as pontas, em média não é assim. 2. As pensões são atribuídas de acordo com o que se descontou durante a vida ativa. Um descontou pouco, outro descontou muito. O que não invalida que podemos estar de acordo que os próprios salários em Portugal são demasiado desiguais. E a estatística internacional confirma que nos últimos anos a distribuição de riqueza entre ricos e pobres é cada vez mais desigual. Já somos dos piores no mundo ocidental.

    Vai sempre dar ao mesmo: estas políticas PSD-CDS-PS não nos têm levado a bons resultados. protestemos! Cada um com os meios que tem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. votemos então cdu que nos paises onde vigora o comunismo é sem duvida um exemplo!!
      é preciso ter lata para continuar a defender os ideais comunistas que já deram provas de não servirem nem os paises nem os povos.

      Eliminar
  6. voto nos três candidatos gosto dos três um é gente que faz outro não faz mal e outro é de confiança

    ResponderEliminar
  7. comunismo? países comunistas? sibéria? frio da sibéria? injeções atrás da orelha? crianças ao pequeno almoço? isto são eleições da Freixianda nos anos 60?
    - pois nestes anos esse anónimo era provavelmente daqueles que não passavam frio! ou o anónimo tem medo que a vitória da CDU implante uma sociedade socialista na Freixianda ou então tem medo de ver provado que os seus preconceitos estão errados.
    Eu voto na Ribeira do Fárrio e voto CDU

    ResponderEliminar