quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Os candidatos ao poleiro.

Breve analise ás listas eleitorais candidatas á assembleia de freguesia de Freixianda
 
Lista do PS
Ponto forte:
Filipe Janeiro, um homem com provas dadas como autarca, alguém que não vai na conversa fiada dos engomadinhos de Ourem, alguém com capacidade de trabalho e bastante respeitado com capacidade de  exercer pressão sobre Ourem, a peça chave da lista do PS.
Ponto fraco:
Fraca expressão da lista na parte sul da freguesia Formigais, Casal pinheiro, Ramalheira muito mal representados.
A incógnita:
 Em que lugar vai na lista do PS, Filipe Janeiro?  e em que lugar aparece o primeiro representante de Formigais?
Lista do PSD
Ponto forte:
Uma excelente dispersão geográfica dos candidatos,
Ponto fraco:
A ausência de nomes sonantes, aparentemente ninguém quis fazer parte desta lista, o que pode ter motivado o cabeça de lista a apresentar o genro(um ilustre desconhecido para a maioria dos Freixiandenses) em 4ºlugar.  deixaram fugir dois nomes sonantes para a lista do PS(Filipe Janeiro e Paulo Nunes), outros como Humberto Piedade já fazem contas á derrota e optaram por ficar de fora.
A incógnita:
Qual o tamanho da derrota no dia 29?
Lista da CDU:
Ponto forte:
O cabeça de lista, João Filipe é o mais forte dos 3 cabeças de lista que se apresentam a votos, professor universitário com uma carreira solida, o homem que tem opinião de tudo e não se coíbe da dar.
Ponto fraco:
O partido comunista jamais terá alguma hipótese na Freixianda.
A incógnita:
O descontentamento com o PS por parte de alguns dos militantes mais antigos da freguesia será suficiente para fazer eleger um representante para assembleia de freguesia?
Muito provavelmente a lista do PS irá ganhar as próximas eleições, a sua lista tem Filipe Janeiro um ás de trunfo e é sem sombra de duvida a lista mais forte.
Algo estranho é a ausência de ideias por parte de todas as listas, vão a todas as festas, romarias e procissões  tiram fotografias, transparecem  felicidade ,postam no facebook, mas projetos ideias concretas ou mesmo promessas continuam por aparecer.
O PSD como oposição deveria tomar a vanguarda e dar a conhecer o que quer fazer da freguesia, mas não, continuam como se fossem poder e já não são, e isso junto com uma das listas mais fracas de sempre vai lhes custar mais uma vez as eleições.
 

14 comentários:

  1. va la biscas no meio de tanta merda que andas para aqui a por apareces agora com uma analise bem estruturada isenta e que pode resultar numa boa discussão. parabens!

    ResponderEliminar
  2. Olha que este post se desse para por like eu colocava.
    Muito bem visto e em poucas letras está resumido o que vai ser o dia 29 de Setembro.

    ResponderEliminar
  3. parabéns pela analise..
    Ate que em fim que a bisca não esta só a atacar o PS.
    e agora muito bem a fazer uma bela analise.

    ResponderEliminar
  4. Like! Um dos melhores post's dos últimos tempos. Voltamos a ter seriedade. Parabéns.

    ResponderEliminar
  5. Bem, (quase) fico sem palavras. Só tenho a agradecer tamanho elogio! Mas há uma correção: já dei aulas na Universidade (na Católica e em Coimbra), mas desde 2001 sou professor na escola da Freixianda. É menos conhecido, mas não menos importante.
    E também tenho um reparo: as propostas têm em prazo para serem apresentadas. Eu sei que há muita pressa, mas o tempo "certo" é a campanha eleitoral, que se inicia a 16 de setembro. Nem todas as listas têm os mesmos recursos para ter tudo pronto com dois meses de antecedência, nem para pagar cartazes gigantescos, carros de propaganda, múltiplos panfletos, sem falar nos comes-e-bebes. A candidatura da CDU é de meios modestos, pouco dinheiro mas muita boa vontade. Não vai a todas as romarias e procissões.
    E finalmente uma quase-discordância, apesar de olhar com realismo para as hipóteses da uma lista da CDU na Freixianda, não me parece menos interessante o desafio. Aliás, nos pontos fortes eu acrescentava o facto de ter nos primeiros lugares da lista uma representação equilibrada das três freguesias, de três gerações de eleitores e dos dois géneros, masculino e feminino. Por isso, se conseguirmos pelo menos os cerca de 240 votos que nos permitam ter um elemento na assembleia de freguesia, então isso já é ter uma hipótese na Freixianda. Há 4 anos, contando o melhor resultado em cada uma das três freguesias, a CDU somou 120 votos. Já só falta outro tanto para o primeiro objetivo. Veremos o que dizem os eleitores!

    ResponderEliminar
  6. cdu podia se candidatar pelo mvm

    ResponderEliminar
  7. teu psd não vai ganhar ficas a saber

    ResponderEliminar
  8. sr prof joão eu voto cdu

    ResponderEliminar
  9. Um rebuçadito para os meninos do PS....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. não lhe chames rebuçado aceita em abono da verdade que se trata de um premio pelo trabalho desenvolvido a favor da freixianda.

      Eliminar
  10. Mas o candidato á junta pelo ps é o filipe janeiro? já no panfleto do paulo Fonseca é ele quem aparece, julgava que era o tubas, mas se é o janeiro eu voto nele.

    ResponderEliminar
  11. não é só o Humberto piedade, e o Humberto Antunes de formigais? e o simoes marques ?
    não cheira a tacho é? só não estão no ps porque ninguém os quer....outra coisa alguém acusava o genro do humberto piedade de ter trocado de partido, e todos os outros ex:mvm que estão no ps? não trocaram também?

    ResponderEliminar
  12. só quero deixar aqui uma palavra ao sr Carlos Gomes
    disto:
    Em relação aos peregrinos, uma vez que não se encontram recenseados na Freguesia da Freixianda e, por conseguinte, não exercem aqui o seu direito de voto, lá prosseguirão a sua caminhada, pela berma da estrada, rumo ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima, rezando para que não sejam atropelados por algum veículo desgovernado!

    és um palhaço
    não és da terra

    ResponderEliminar
  13. Já agora, mesmo que não seja ainda um programa eleitoral, já temos publicado algumas reflexões. Conta como propostas concretas? Está no blog da CDU de Ourém. O Bisca pode ir lá dar opinião. Três temas: Agroal, desertificação e planeamento urbano na vila. Não é propriamente a total ausência de ideias ;-)

    ResponderEliminar