segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Entrevista com Manuel Fernando


Um dos objetivos  do Biscadetrês é discutir, informar e debater a Freixianda, Fárrio e Formigais e dentro desse espírito   e tentando sempre ajudar os eleitores a decidir o seu sentido de voto com base no que cada lista oferece aos seus eleitores,  endereçamos algumas questões a todos os cabeças de lista da nossa freguesia com o intuito de esclarecer e expor a sua visão do futuro da nossa freguesia, além do porco assado e do ruido tão típico de eleições  autárquicas.
Iniciamos estas mini-entrevistas com o candidato da lista "Ourém Sempre Freixianda" a quem desde já agradecemos a disponibilidade e a amabilidade.
 
-Quais os motivos que o levaram a avançar como candidato à junta de freguesia?
Candidato-me pela coligação Ourém Sempre (PPD/PSD e CDS-PP) á União das freguesias de Freixianda, Ribeira do Fárrio e Formigais, por entender que, com a equipa que me acompanha, podemos e devemos fazer mais e melhor pelas pessoas das nossas freguesias. Só com uma equipa unida e coesa, como a nossa, se conseguirá, neste período transitório, unir as pessoas, de modo pacifico, ordeiro e com a maior equidade e equilíbrio possível, atendendo á especificidade da nossa terra de das nossas gentes.  È essa a nossa aposta.
 
 -Quais os principais objetivos para a freguesia da sua lista?
Os principais objectivos propostos pela lista da coligação OurémSempre, para a União das freguesias de Freixianda, Ribeira do Fárrio e Formigais, são os seguintes:
Na área administrativa e na sede da União de freguesias em Freixianda, funcionarão todos os serviços que existem actualmente e que procuraremos melhorar e racionalizar em função das diversas áreas da União de freguesias; Nas sedes das antigas freguesias funcionarão os mesmos serviços que aí eram prestados, com o mesmo horário de abertura ao público, que no caso de Formigais procuraremos alargar; Foi acordado entre os três primeiros nomes da lista, a saber Manuel Fernando, em representação da Freixianda, Carlos Marques, em representação de Formigais e Luis Miguel Ferreira em representação da Ribeira do Fárrio, que os recursos financeiros, recebidos do Fundo de Financiamento das Freguesias, através do Orçamento do Estado, serão investidos na área das freguesia antigas a que diziam respeito e na proporção do que caberia a cada uma; As reuniões da Assembleia de freguesia e da Junta de freguesia, está também acordado quer se efectuarão intercaladamente na Freixianda, Ribeira do Fárrio e Formigais.
 Na área da acção social é nosso objectivo criar condições para que os mais jovens se possam fixar, durante o seu percurso escolar, no novo centro escolar da Freixianda; Criação da Comissão Social da freguesia, que nesta fase de crise, é muito importante no sentido de sinalizar na área da União de freguesias, as famílias mais carenciadas, para que depois, com a ajuda e de parceria com outras instituições seja possível o encaminhamento da ajuda necessária; Nesta área pretendemos criar parcerias com outras instituições a operar já no terreno e com conhecimento das carências, como seja a titulo de exemplo a Conferência de S.Vicente de Paulo; Ainda no âmbito destas parcerias, queremos desenvolver a ideia das lojas sociais, onde se pretende que as pessoas deixem aquilo que lhes sobra e em troca levem aquilo que lhes faz falta e que podem ser por exemplo instaladas nas escolas primárias agora desactivadas; No âmbito do apoio aos mais idosos, consideramos ter já uma boa resposta, tanto ao nível público quanto ao nível privado, que pretendemos continuar a apoiar, propondo apenas uma extensão do Centro de Dia para Formigais, que funcionaria nas instalações da escola primário depois de devidamente adaptadas.
 Na área da reabilitação urbana pretendemos a reabilitação das sedes das nossas antigas freguesias e principalmente da nossa vila da Freixianda, propondo entre outras medidas a requalificação da rua da Escola e da praça dos táxis (Largo Manuel Mourisca), bem como a conclusão da chamada variante; Pretende-se ainda dignificar o espaço e a feira semanal, tentando aumentar o número de feirantes e reajustar os preços praticados, á actual conjuntura económica.
Na área do desenvolvimento económico pretendemos em conjunto com as outras freguesias do Norte do concelho, analisar a oportunidade de início da construção da zona industrial do Valongo, queremos incentivar e criar condições para todas as empresas que nos procurem e queiram implantar-se nessa área; Porque nos próximos 4 anos vai entrar em vigor um novo quadro de ajuda comunitário, provavelmente o último para o nosso país, estamos determinados em aproveitar todas as ajudas a que nos pudermos candidatar, temos na nossa equipa pessoas competentes para organizar e levar a bom porto esses projectos, embora tendo consciência que nem todos serão aprovados; Pretendemos ainda ver concretizadas as seguintes obras, que elencamos, a título de exemplo: Abertura e limpeza de caminhos florestais; Conservação e limpeza dos cemitérios e fontes; Requalificação da estrada municipal n.º 525 entre Rio de Couros e o Agroal; Replantação, limpeza e ordenamento dos baldios; Desenvolvimento do projecto para o terreno municipal existente no Fárrio, onde se preveja a construção de casa mortuária. Parque infantil e estacionamento; Diligenciar junto do município para a requalificação da estrada nacional 356 (Ourém – Freixianda); Conclusão das obras de requalificação da margem esquerda do Agroal; Diligenciar junto do município para que o processo de saneamento básico, na zona da Botelha e Ramalheira, seja concluído; Alcatroamento de diversos troços em mau estado, donde destacamos a estrada da Amente á Lagoa de Santa Catarina e vários troços nos Abades e Casal dos Abades.
Na área do Associativismo apoiar efectivamente todas as associações desportivas, culturais e sociais da freguesia; Reestruturação do funcionamento do pavilhão gimnodesportivo e outras instalações desportivas, de modo que sejam correctamente aproveitadas por todas as instituições que o desejem; Promover com todas as associações e instituições a elaboração de um calendário cultural, que passará pela animação nas sedes de freguesia e no Agroal durante a época balnear, e que incluirá concertos musicais, bailes, cinema, teatro e outras manifestações culturais que a imaginação das pessoas e das associações pretendam ver realizadas.
 
-O que vai mudar em concreto se for eleito, que possa contrariar o abandono a que a Freixianda tem sido votada pelos sucessivos executivos camarários?
 (…)Na área da delegação de competências do município, que é sem duvida uma das áreas mais importantes para as freguesias e que no mandato que agora termina, não existiu. Sendo um dos objectivos prioritários da coligação OurémSempre candidata á Câmara Municipal, é no fundo entregar às juntas de freguesia a responsabilidade, conjuntamente com o respectivo envelope financeiro, de realizarem obras e serviços actualmente efectuados pelas empresas municipais, donde destacamos a limpeza de bermas e valetas, mas também a gestão de alguns equipamentos sociais, como seja por exemplo o pavilhão gimnodesportivo da Freixianda. Tudo porque conforme está estudado e provado, 1 euro gasto pela Junta de freguesia, vale 2 euros gastos pela Câmara Municipal e 4 euros gastos pelo Governo Central, ou seja com menos fazemos mais.
- Para terminar, quer deixar uma mensagem aos eleitores?
A principal mensagem que quero deixar aos cidadãos eleitores é muito simples: no dia 29 de Setembro votem de acordo com a vossa consciência, na equipa que acreditem pode produzir a mudança e a união de todos de forma pacífica e ordeira e com a maior equidade possível na distribuição dos recursos. Assim, porque acredito que o povo não se engana nem se deixa enganar, ganhará sempre o melhor projecto.



Não perca quarta-feira entrevista com João Filipe Oliveira candidato da CDU.



 

8 comentários:

  1. Força Manel! E não te esqueças que Almoster tem vários interesses comuns com a Freixianda. desde logo a feira e ligação (urgente) com a IC9. E todo o vale do Nabão a montante,. E a nacional 350? já morreu? Somos vizinhos, mas parece que nem nos conhecemos! Pensa nestas dicas, pois é disso que se trata.

    ResponderEliminar
  2. Digo a verdade, se essa proposta de serem as juntas a realizar o serviço,que está entregue actualmente às empresas municipais for para a frente, é a melhor medida que vejo ser tomada desde há muitos anos.

    Eu voto Manuel Fernando

    ResponderEliminar
  3. anonimo sem medo (valentão)23 de setembro de 2013 às 19:55

    Concordo com tudo menos essa da zona industrial
    já parece que tão a gozar...sempre a mesma coisa...fosgase!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E tem razão, mas se ler com atenção verá que apenas temos intenção de analisar a questão com as outras freguesias do Norte do concelho e ver da necessidade ou oportunidade. Abraço.

      Eliminar
    2. E tem toda a razão, mas se ler com atenção não fazemos qualquer promessa, apenas manifestamos a intenção de analisar com as outras freguesias do norte do concelho a oportunidade e necessidade dessa zona industrial, que a ser iniciada será sempre no local onde já existem duas instalações industriais, que penso serem neste momento os maiores empregadores da freguesia, a par com o centro social. Abraço.

      Eliminar
  4. mas mais do que uma zona industrial e mesmo para existir essa mesma zona industrial, a ligação á IC9 é fundamental seja com a recuperação da velha estrada, ou a construção de uma nova .
    destaco a requalificação da praça dos táxis como uma boa proposta e também a maneira realista de prometer( um pouco diferente das piscinas)

    ResponderEliminar
  5. Esta gente ainda acredita numa zona industrial está uma no casal dos frades e outra no vilar dos prazeres vazias. quer dizer vazias não estão tem lá as fabricas para quem quiser comprar ou alugar .

    ResponderEliminar
  6. A distribuição das verbas pelas três freguesias na proporção que caberia a cada uma delas poderia parecer-me bem. Mas convém esclarecer que isto não é assim tão simples. A lei foi alterada (73/2013) e a fórmula de cálculo para saber quanto recebe cada freguesia ainda não é conhecida. Estrategicamente o PSD-CDS que extinguiu Formigais e o Fárrio atirou para depois das eleições a publicação da fórmula "secreta".

    Uma coisa é certa, ficaremos a perder. Pela fórmula antiga, recebiam-se 3 parcelas dos 5% distribuídos igualmente por todas as freguesias. Agora a parcela seria só uma. Depois, a parcela da densidade populacional cai também, porque com os números de Formigais e do Fárrio, a freguesia maior ficaria agora com menos habitantes por Km2.

    E, apesar de o PSD-CDS achar que foi coisa boa unir as 3 freguesias (e até achar que se deveria ter ido mais longe, agregando 5 freguesias), convém notar que o Norte do concelho tinha até agora 5 votos na assembleia municipal e vai passar a ter só 2: um da nossa freguesia, outro de Rio de Couros / Casal dos Bernardos. É sempre a sumir.

    Mas é justo acrescentar que, mesmo discordando de algumas ideias centrais, concordamos em muita coisa de pormenor. E, a nível pessoal, tenho grande estima por muita gente de ambas as listas concorrentes.

    ResponderEliminar