sexta-feira, 20 de julho de 2012

O parque infantil...

Mes amis, cá estou eu de volta ao nosso Portugal, vim no 15.
Pelo que já notei isto está tudo parado. Não, não estou a falar da Freixianda, mas sim deste blog, falava eu na altura da minha debandada, na “qualidade dos meus colegas bisqueiros". Viu-se…
“Qui veut que ses affaires soient bien faites, les fasse lui-même”
E vou faze-lo, “rapidamente e em força”, como dizia o outro que partiu e não deixou saudades.
Nas poucas diferenças que encontro na freguesia, desde que parti há alguns meses, há uma que se destaca pela positiva:  O parque infantil. Bem sei que houve, e há vozes criticas que não concordam , mas eu acho que até agora foi a melhor obra deste executivo.
Isto já contribui (nem que seja só um pouquinho) para que se Viva Melhor na Freixianda: ninguém acredita que a nossa terra passe a ser um grande centro industrial, ou turístico, nem me parece que um plano com estes objectivos seja exequível  para esta junta ou outra qualquer que lhe siga. Exigir isso apenas seria compreensível no campo da demagogia.
A única opção é com pequenas e cirúrgicas medidas conseguir dar aos freixiandenses mais qualidade de vida. O largo da feira é agora um sitio agradável, mais bonito, com um espaço bem preparado para as crianças brincarem o que por si só dá outra graça ao coração da nossa vila.
Há muito que fazer e muito para exigir aos nossos autarcas, mas quando o trabalho é bem feito há também que dar-lhes os parabéns."

terça-feira, 22 de maio de 2012

Presentes envenenados!

O biscadetres, dando provas mais uma vez da sua enorme generosidade, decidiu distribuir presentes por pessoas\entidades, mas como blog responsável e pragmático que somos, iremos personalizar os presentes de acordo com a utilidade para cada um dos felizes contemplados.






Para visualizar o conteúdo e o destinatário deste presente clique na imagem acima  

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Não concordamos!




DECLARAÇÃO POLITÍCA
Congratulamo-nos com a recente abertura ao tráfego do IC9. Uma velha aspiração dos Ourienses, que apesar de não corresponder inteiramente aos nossos anseios, vem colmatar uma lacuna existente no nosso concelho há muitos anos.
Existem, no entanto, algumas situações a que se deve dar atenção para melhorar a utilização desta via.
Antes da mais a necessidade de uma ligação à A1 de forma a ligar o norte do concelho de Ourém ao principal eixo rodoviário do país.
Constatamos que a sinalização existente no IC 9 está desajustada às necessidades, nomeadamente no nó de Alburitel onde não existe qualquer referência a Ourém, à semelhança do que acontece no nó do Escandarão. Sugerimos que seja colocada uma placa de indicação com Ourém Este no nó de Alburitel.
Deveria também existir uma referência ao Agroal e à Zona Industrial de Ourém no nó de acesso do Pinheiro.
Também não se entende que não exista qualquer referência ao IC9 em qualquer ponto do concelho.
Ourém, 15 de Maio de 2012
                                                     Os Vereadores do PSD      
Podemos extrair varias ilações ao ler a parte sublinhada desta declaração do PSD de Ourém:
1º- Quem escreveu esta declaração não conhece a zona norte do concelho de Ourém e nem se deu ao trabalho de consultar um mapa.
2º-Se isto era suposto ser um piscar de olhos aos eleitores do Norte do concelho falharam em toda a linha, a proposta agradará de certeza mais aos habitantes de Seiça, Alburitel e Caxarias.
3º-É de estranhar que existindo um núcleo do PSD Norte do concelho o mesmo não tenha aconselhado outro tipo de proposta, fica assim visível a pouca influência do núcleo Norte do concelho junto do PSD Ourém.
Para nós a proposta certa e a única que realmente poderia beneficiar o Norte do concelho, e a Freixianda em particular, passa por uma ligação da IC9 á IC3 essa sim faria a diferença ou então renovem a velhinha estrada nacional 356, não resolve mas atenua a falta de acessibilidades.

terça-feira, 15 de maio de 2012

Centro escolar de Freixianda



Noticia  aqui:/http://www.omirante.pt/
15 Mai 2012, 13:53h
"Câmara de Ourém multa empresa que suspendeu construção de centros escolares. 

A Câmara de Ourém vai multar a empresa Alpeso, responsável pela construção dos centros escolares Ourém Nascente e da Freixianda, por atrasos nas empreitadas. A empresa suspendeu ambas as obras no dia 23 de Abril devido a alegados atrasos no pagamento por parte do município.

O presidente da câmara, Paulo Fonseca (PS), refere que as obras dos dois centros escolares são apoiadas por fundos comunitários. Esse dinheiro é enviado para o município mediante a evolução da obra. “O empreiteiro quer receber antes do tempo e eu não estou para isso. Se decidiram interromper a obra vamos aplicar uma multa. Se o dinheiro dos fundos comunitários está a demorar a chegar a culpa não pode ser imputada à autarquia”, declarou acrescentando que o dinheiro dos fundos comunitários nunca demorou tanto a chegar.


Paulo Fonseca afirmou ainda que já pediram reunião com a administração da empresa “várias vezes”, o que até agora não aconteceu. “Este atraso não é razão para parar a obrar”, realçou. O vereador da oposição, Luís Albuquerque (PSD), refere que autarquia e empresa estão a entrar num conflito sem necessidade. O MIRANTE contactou a empresa, através de email, para obter mais esclarecimentos mas não obteve resposta até ao fecho desta edição."


                                                               Centro Escolar Freixianda   


A obra parou e o empreiteiro levou as ferramentas e o pessoal, essa é neste momento  a única certeza que temos.
E agora vai ter inicio o jogo do empurra para lá e para cá, com as tradicionais folclores políticos “multas, inquéritos e averiguações” mas a única realidade que nos importa é esta, mais do quem é a culpa, quando é que as obras vão ser retomadas? 


quarta-feira, 9 de maio de 2012

Uma opinião.

Declarações surpreendentes do presidente de todos os Oureenses:

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes de Ourém.
Terça-feira, 8 de Maio de 2012
“EM OURÉM AS COISAS ESTÃO MUITO BEM EM TERMOS DE EDUCAÇÃO”
- Afirmou o Dr. Paulo Fonseca, Presidente da Câmara Municipal de Ourém, na passada sexta-feira, à margem das cerimónias de encerramento das comemorações do Cinquentenário do Colégio de S. Miguel, em Fátima.

Dirigindo-se ao Secretário de Estado da Educação e da Administração Escolar, João Casanova de Almeida, que acredita estar “interessado em ajudar a resolver os nossos problemas”, o Dr. Paulo Fonseca lembrou as “tentativas frustradas de, no passado, terem tentado reduzir os apoios ao ensino particular e cooperativo”. E acrescentou que “em Fátima não existem escolas públicas” e “estamos muito bem assim” para concluir que “no concelho de Ourém as coisas estão muito bem em termos de educação”.
O Secretário de Estado manifestou “abertura para o diálogo”, reconhecendo o trabalho do poder local em matéria de educação. Sobre as “mudanças”, afirmou que “se mudarmos será sempre para melhor"
Pode ler o  artigo completo aqui:http://auren.blogs.sapo.pt/

As coisas estão muito bem?Só se for no concelho Ourem/Fátima, porque no concelho Ourem/Freixianda parecem na verdade ir de mal a pior!!!

terça-feira, 8 de maio de 2012

Manifestação pela escola da Freixianda

Perante o iminente fecho da escola  EB 2.3 da Freixianda e provável deslocamento dos alunos para a escola EB 2.3 de Caxarias, está a ser organizada,  por alguns freixiandenses, uma manifestação junto à Câmara Municipal de Ourém , para impedir que esta afronta à nossa terra, vá por diante.
O Biscadetres está completamente solidário com esta iniciativa, e apoiará no que for possível, nomeadamente a nível da divulgação.
Em jeito de aviso queremos informar,
- O povo da Freixianda está a ficar farto de ser enxovalhado.
- A manifestação não será um vigília silenciosa.
- Lutaremos pela nossa escola e pela nossa terra com todos os meios que tivermos ao dispor.
Lutar pela nossa terra e pelo futuro dos nossos filhos é, mais do que um direito, um dever de todos nós.

sábado, 5 de maio de 2012

Mais alguém deu por ela.....

Concordamos completamente com as conclusões deste relatório:
http://visao.sapo.pt/corrupcao-cunha-esta-institucionalizada-entre-governantes-refere-relatorio=f662637

Como se pode comprovar no nosso anterior post, feito sem recurso a estudos ou relatórios apenas com a observação directa do assunto.



sábado, 28 de abril de 2012

A todos os jovens tachistas da Freixianda

Jovens do tacho! Sim, é para ti que falo ou já te esqueceste daquela cunha? Eu pelo menos ainda não me esqueci de como me passaste à frente.
Esta terra continua a ser a terra do «faxafavor sôr doutor»,  um jeitinho, veja lá o que é que pode fazer, etc.. O pessoal estuda mas não aprende, continua a tirar a boina e a curvar-se, para ver se lhe dão uma migalha e assim passar a perna ao parceiro. Haverá forma melhor de promover a mediocridade?
Se és destes deixa-me te dizer que nutro por ti o mais profundo desprezo, que respeito bem mais as carraças que fazem a vida negra ao meu cão.
Sim, eu sei que te achas muito esperto e esse teu nariz arrebitado não engana!  Sei também que usas essa pose altiva para não olhares os outros de frente, porque te achas especial, duma estirpe superior. Na verdade não devias olhar os outros nos olhos, por vergonha de teres passado à frente de pessoas com mais mérito, com provas dadas, com qualidade, que se esforçaram. E tu  cobarde?
A ti te digo que se um dia te encontrar  a necessitar de uma mão salvadora, assobiarei para o lado, pois não mereces mais que desprezo, verme!
Podes vir a te dar bem na vida, é o desconcerto do mundo, mas hei-de me, e hei-de te lembrar sempre como começaste.
Historicamente  este problema esteve relacionado principalmente com a politica e com a Igreja. E assim continua.

terça-feira, 24 de abril de 2012

Bruno Pedro - A entrevista

Bruno, em primeiro lugar é com grande orgulho Freixiandense que o blog biscadetres te dá os parabéns pela tua chamada à Selecção Nacional de marcha onde vais representar Portugal na taça do mundo de marcha atlética na Rússia.



O biscadetres agradece também o facto de teres concedido esta entrevista neste momento tão importante da tua vida e tão importante também da vida desportiva da Freixianda e de todo o concelho de Ourém.

Sabemos que a participação na taça do mundo era um grande objectivo que foi agora alcançado, como reagiste a esta chamada à Selecção Nacional?

A Taça do Mundo era um dos meus objectivos para esta época. Foi com grande expectativa, pois este ano ainda não tinha obtido a marca de referência (45.30), pois as provas que tinha mais oportunidade que era o campeonato Nacional e a taça FPA das quais não pude participar devido ao facto de na semana que antecedeu o Nacional fiquei doente com uma pneumonia em que tive que parar durante 2 semanas, a ultima oportunidade era a prova do Challenge Internacional de Rio Maior em que participei como prova extra da qual obtive a marca de 45.22. Como já estavam 4 atletas com marca de referência e só 3 atletas podiam ser convocados, sendo a minha a 3º melhor marca foi com grande expectativa a publicação da lista de convocados.
  
Qual o sentimento de um atleta quando veste as cores nacionais? 
É com grande orgulho vestir as cores Nacionais do nosso País, e é um prémio do trabalho realizado durante meses e a vontade de ir mais longe.

A menos de um mês da deslocação à Rússia como é que vai decorrer a preparação desta prova? 
É uma preparação exigente a nível de treinos pois o objectivo é fazer o melhor e se possível bater a minha marca pessoal.

A participação na taça do mundo pode ser a rampa de lançamento rumo aos jogos olímpicos de Londres?
É esse o grande objectivo do Bruno Pedro? 
Não, alguns dos atletas convocados tem aqui uma oportunidade de fazer marca para os Jogos Olímpicos, o que não é o meu caso nem o de qualquer um dos juniores nacionais.

Em alta competição as exigências implicam também disponibilidade financeira à altura. Do ponto de vista de apoios e patrocínios tens tudo o que necessitas? 
Neste momento não tenho grandes apoios embora estejamos a trabalhar a nível de patrocínios.

Qual é a mensagem que queres deixar aos freixiandenses?  
É com orgulho que represento a Freixianda e a região, deixo uma mensagem aos jovens para que se dediquem ao desporto e acreditem nas suas capacidades e que como eu possam um dia representar o nosso País.  Agradeço a  todos os  que
me tem apoiado e incentivado o meu muito obrigado.

O biscadetres agradece mais uma vez a tua disponibilidade e faz votos para que tragas da Rússia um bom resultado.  Nesse dia quando iniciares a tua prova lembra-te que estamos todos contigo, em todos os momentos especialmente os mais difíceis, não te esqueças que somos muitos a torcer por ti.

Força Bruno, boa sorte!

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Entrevista com Bruno Pedro

Há momentos na história de uma terra que pela sua importância não podemos deixar passar em branco.
A chamada de um Freixiandense á seleção nacional é um desses momentos, é único, é motivo de orgulho e é a partir de hoje um capítulo importante dessa história que continuamos a escrever a cada dia que passa.
O Bisca de três falou com o Bruno Pedro, testemunhou a alegria deste momento, sentiu as suas emoções e vai partilhar-lhas em breve com os leitores do Blog.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Força Bruno estamos todos contigo!!!

P 18 de Abril de 2012

Taça do Mundo de Marcha: Selecção

Está definida a selecção nacional que representará Portugal na 25ª Taça do Mundo de Marcha, que decorre em Saransk (Russia), a 12 e 13 de Maio de 2012.

Em ano de Jogos Olímpicos, a prova tem o aliciante extra de ser o último momento de observação com vista à definição da selecção de marchadores para os Jogos Olímpicos de Londres.

Em Saransk, Portugal far-se-á representar por 16 atletas (10 masculinos e 6 femininos).

Seniores masculinos
50 Km Marcha
Augusto Cardoso (ADREP)
Pedro Martins (CAS)
Pedro Isidro (SLB)
Dionísio Ventura (FAMAFA)
Luís Gil (CSM)

20 km Marcha
João Vieira (SCP)
Sérgio Vieira (SLB)

Seniores femininos
Vera Santos (SCP)
Ana Cabecinha (COP)
Inês Henriques (CNRM)
Susana Feitor (Individual)

Juniores masculinos
Samuel Pereira (CAS)
Miguel Carvalho (CNRM)
Bruno Pedro (GA Casais do Vento)

Juniores femininos
Filipa Ferreira (COP)
Mara Ribeiro (CNRM)

Técnicos
Carlos Carmino
Jorge Miguel
Paulo Murta
José Magalhães

AC

sábado, 10 de março de 2012

Sugestão

Sugerimos a afixação deste cartaz á entrada do polidesportivo da Freixianda.

terça-feira, 6 de março de 2012

Quando uma mentira se torna realidade

Na última assembleia municipal Paulo Fonseca assumiu que Pedro Henriques é funcionário da Ouremviva com o cargo de vigilante no polidesportivo da Freixianda.

Para um blog da Freixianda é difícil falar desta situação, obviamente que todos queremos que o nosso clube seja o melhor, alem do mais conhecemos e reconhecemos o excelente trabalho feito de maneira desinteressada pela direcção e todos os seus colaboradores, alem dos bons resultados alcançados pelo clube com uma boa classificação e varias goleadas, mas no fundo é apenas futebol.

Temos mesmo necessidade de um treinador profissional? Se o clube tivesse sozinho garantido o ordenado tal pergunta nem se podia fazer, mas visto que a Ouremviva paga o salário ou parte dele, ai entra no domínio público, é que se a ouremviva quer ajudar a Freixianda á inúmeras formas de gastar aqui o dinheiro sem ser em futebóis.

Depois houve aquele desabafo do Presidente no facebook, mas ele não sabia o que se passava? Acho que no mínimo tem de ter mais mão nas empresas municipais, que na minha opinião para pouco ou nada servem, além de camuflarem a divida das autarquias e servirem para garantir “jobs for the boys”, nada fazem que a autarquia não pudesse fazer, nas próximas eleições o partido que proponha a sua extinção tem o meu voto.

É verdade que este tipo de situações já vêm acontecendo á muitos anos, a promiscuidade futebol/politica não é um exclusivo deste executivo camarário.

É tempo de limpar o bom nome do GDF, investigar esta aparente situação de favorecimento, que todo este assunto seja esclarecido e os culpados, se os houver, punidos.

Queremos ganhar, mas com honra e justiça e sem favorecimentos camuflados.

Da parte do Biscadetrês este assunto acaba hoje.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Porque será?

Na última reunião da liga de amigos dos bombeiros assistimos a uma debandada geral por parte da maioria dos actuais elementos que não se mostraram disponíveis para um segundo mandato.

Mais uma vez um grupo de pessoas que disse presente na hora de colaborar e ajudar aquela que é a mais importante instituição da freguesia, acusa o peso da desmotivação, da falta de lealdade e acima de tudo de uma constante desvalorização do seu empenho e do seu trabalho.

Desde a sua fundação que a liga de amigos é vista pelo corpo activo e pela própria sede em Ourém como um intruso, alguém que não tem espaço dentro dos bombeiros, tratada de forma indiferente e até mesmo desprezada.

É preocupante esse clima de clivagem entre um corpo de bombeiros e a sua própria liga de amigos, é no mínimo estranho que o exmo.sr. comandante dos bombeiros voluntários de Ourém não assuma uma posição apaziguadora e de incentivo na defesa dos superiores interesses dos bombeiros.

Queremos todos acreditar que a liga de amigos, a secção da freixianda e os bombeiros de Ourém agem de boa fé e nem por um só momento queremos pensar o contrário, se assim não for é grave e quem sai a perder é a população da Freixianda.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Uns filhos outros enteados!!!

Na última reunião da Câmara Municipal foi “exigida” uma ligação entre o IC9 e a A1, porque a não existir essa ligação o IC9 nada acrescenta para o desenvolvimento regional do concelho de Ourém. O Bisca de Três compreende e subscreve essa exigência.

Mas para quando uma declaração da Câmara a exigir uma ligação rápida do IC9 ao norte do concelho?
Assim nunca nos vamos conseguir desenvolver ou conseguir atrair investimento, quando a nossa ligação ao IC9 é a velhinha estrada nacional 356, que está num estado completamente decadente.
Sabemos que o país está em crise e que não será fácil tal ligação, e que exigir essa ligação pode ser irrealista, mas então, pelo menos, dêem um arranjo na nacional 356 bem feito, pode ficar mais barato e mesmo não sendo a solução ideal, seria melhor que nada, é que a continuar assim é preciso coragem para investir na nossa zona e prevejo um definhamento das nossas indústrias com o consequente despovoamento e desertificação desta zona sempre esquecida do concelho de Ourém.

O norte do concelho não pode servir apenas em tempo de campanha para angariar votos, e quem foi eleito para as juntas da zona norte, independentemente do partido que foram eleitos, tem de exigir, e em voz alta, uma solução rápida para este problema.
Senhores políticos de Ourém as freguesias da Freixianda, Fárrio, Rio de Couros, Formigais e Casais Bernardos também fazem parte do concelho de Ourém.


Post Scripitium: Parece que a crise ainda não chegou á Câmara de Ourém enquanto o resto do concelho vai trabalhar os funcionários da Câmara vão ter um diazinho de folga para ir jogar o carnaval…….como é que alguém pode explicar isto, nestes tempos em que se fala em poupança e crise todos os dias, é que eu não percebo.

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Não fomos nós!



Alguém sabe o que se passa?
Que blogue covarde e ainda por cima anonimo é esse? Que historia é esta?
O homem é mesmo funcionário de uma empresa municipal? O ordenado é "chorudo"?

Se alguém puder esclarecer, penso que o deve fazer a bem da transparência.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Dois anos depois

Em Outubro de 2009 o povo da Freixianda votou, democraticamente, afastou o P.S.D. e o Sr. Francisco Caetano da presidência da junta de freguesia.
Um discurso de mudança e total ruptura com as politicas do passado protagonizado pelo Movimento independente Viva Melhor, gerou na população grande expectativa e revelou-se decisivo na hora de entregar ao M.V.M. a condução dos destinos da Freixianda.

Foi um acto eleitoral marcante na história desta freguesia, não só por se tratar de um movimento cívico e independente mas também por ter sido elemento gerador de uma onda de esperança e união sem precedentes.
O Presidente Rui Vital e a sua equipa obtiveram uma maioria expressiva que demonstrou bem a vontade de mudar dos freixiandenses.

Mas afinal valeu a pena esta mudança?
O que se vai fazendo na Freixianda vai de encontro às expectativas da população?
E em relação ao futuro quais devem ser as prioridades?

Dois anos depois o Bisca De Três entende ser importante fazer um balanço da primeira metade do mandato e projectar a outra metade do ponto de vista dos freixiandenses. Não queremos, obviamente fazer julgamentos antecipados, nem promover a critica fácil e vazia, queremos sim propostas fundamentadas e ideias progressistas e ambiciosas que possam ajudar a Freixianda a crescer e a superar os tempos difíceis que se vivem.

Ao publicar este artigo o Bisca De Três pretende apenas servir de elo de ligação entre os freixiandenses e o executivo da Junta e ser parte activa no debate dos problemas e na busca de soluções.
Mais do que falar do passado importa sobretudo projectar o futuro, é urgente unir esforços e levar por diante o lema que serviu de base a esta candidatura:

“Viver melhor na nossa terra”.

Caro leitor use a nossa caixa de comentários e faça-se ouvir.

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Au revoir mes amis!

Por vezes, não temos presença física, nem psicológica para escrever, ou sequer pensar. São assim os momentos das grandes mudanças. Mas é também a vantagem de ter um blog nosso: escrevemos se nos apetecer e não por  encomenda ou por obrigação.
Ainda o senhor Relvas, o Miguel, não tinha mandado os portugueses para fora de Portugal, e já eu estava instalado na terra do Castelo Vermelho ou  rouge como se diz aqui em cima. Sempre que junto estas duas palavras: Castelo e Vermelho, lembro-me invariavelmente da genial ginginha dos castelos, não deste encarnado mas sim do nosso castelo de Ourém.  Para me tratar dos males da saudade, um amigo portugaise que trabalha comigo ofereceu-me uma garrafa de “Boudier Liqueur” que segundo ele era tal e qual a ginginha, vim a descobrir, no entanto, que era uma zurrapa desconsolada, do pior, um insulto para a verdadeira, aquela que só tem  sabor quando saboreada no local junto com os nossos amigos.
Aqui me instalei, não porque um qualquer ministro adjunto me indicou, mas porque assim decidi, por minha iniciativa, uma réstia de dignidade na desgraça.
As coisas até estão a correr bem, aqui sou um maçon, o que, pelo menos em Portugal parece ser coisa de gente importante, não sou um grão mestre mas já levo a carrinha do patrão para casa e até, confesso, já penso em chegar a “chef de chantier”.
Pois é, a vida é dura, se os chorões (sem vergonha),  tipos que recebem 10.000 euros de reforma mensal soubessem…
Resta-me apenas um consolo: nem esses nem o Relvas, nem o resto da cambada saberão nunca a diferença entre um Boudier Liqueur e uma ginginha dos castelos, porque o segredo está na alma das pessoas e eles há muito tempo que venderam a deles.
Nesta minha ausência, Portugal, a Freixianda e este blog, continuarão o seu caminho, o que nos caso do biscadetres será com certeza  um caminho de sucesso alicerçado na qualidade dos meus colegas bisqueiros. “O caminho faz-se caminhando, quando não há caminho faz-se o caminho ao andar.”